A bela e eterna Roma – Dicas básicas

Estudar na Europa
17/05/2017
Google Flights – Como usar?
01/06/2017
Mostrar Tudo

A bela e eterna Roma – Dicas básicas

IMG_5785

 

A cidade fundada por Rômulo e Remo guarda ainda muitos mistérios e muitas atrações para serem vistas.
Existe muita discussão quanto ao ano de fundação da cidade que, a rigor, é desconhecida, sendo que no reinado de Augusto, determinou-se que seria 753 a.C.
As pesquisas arqueológicas detectaram presença humana na região datadas de 14.000 anos, então, imaginem só a quantidade de histórias que essa cidade já viveu. E é por esses e outros motivos que até hoje se encontram muitos sítios arqueológicos por toda a região. Até mesmo o metrô não consegue avançar por, muitas vezes, encontrarem ruínas, como por exemplo, a paralisação da construção da Linha C, porque encontraram uma fortaleza militar possivelmente do século II d.C.
Mas deixando a história um pouco de lado, vamos às dicas basiquinhas pra você andar por lá sem medo de ser feliz.

 
Como chegar do aeroporto Fiumicino ao centro da cidade?

Existe o trem Leonardo Express que te leva até a estação Termini em meia hora.
Você pode comprar o tíquete na hora, nas máquinas que ficam bem em frente à plataforma.

E uma coisa MUITO importante: NÃO ESQUEÇA DE VALIDAR O SEU TÍQUETE!
Depois de comprar, você deve ir a uma das máquinas verdes (como a da foto), e validar seu bilhete para não levar multa. Essa dica, aliás, vale para toda e qualquer viagem de trem que você for fazer dentro da Itália, seja onde você for, você obrigatoriamente tem que procurar uma dessas máquinas e validar o tíquete. Elas estão espalhadas por todas as estações de trem, não é difícil achá-las.

validarticket
(Essa é a maquininha para validar o bilhete. Nunca se esqueça disso!)

ROMA PASS, vale a pena?

Existem dois tipos, o de 48 e o de 72 horas e eu recomendo, caso você vá ficar este período pela cidade, isso porque ele te liberta das filas enormes e te dá a possibilidade de andar à vontade pelos transportes públicos (metrô, ônibus e tram).
Você pode compra-lo dentro da própria estação Termini no Tabacchi (jornaleiro/tabacaria – você vai ver uma placa, geralmente azul, com uma letra “T” enorme) que fica bem perto das portas de saída da estação para a Piazza Cinquecento.

Lembre-se de escrever seu nome no verso, ele começará a valer a partir da primeira validação, seja no transporte público ou em algum museu.
Minha experiência com o Roma Pass: Da última vez que estive em Roma, fiquei 7 dias, optei por pegar o Roma Pass de 72 horas, fiz isso porque era final de mês e estaria no primeiro domingo do mês na cidade, onde o Coliseu, o Fórum, o Castel Sant’Angelo entre outros (coloco a lista logo no final do post*), tem entrada franca (tá aí outra boa dica!). Então, o que eu fiz, deixei para ir ao Coliseu e ao Fórum no primeiro domingo do mês (acordei cedinho pra evitar as filas) e não pagar nada, e depois utilizei o Roma Pass para visitar o Castel Sant’Angelo e os Museus Capitolinos, e ainda tive desconto para conhecer as Termas de Caracalla.

 

Comprar um chip de celular vale a pena

Hoje já não é mais tão difícil conseguir comprar um chip de celular em qualquer lugar do mundo, então, o que eu recomendo é: compre um chip de celular, sim!
Na Itália, 3 são as principais operadoras: Tim, Vodafone e Wind. Eu usei o chip da Tim e foi tudo tranquilo, você pode fazer a recarga também nos Tabacchi espalhados pela cidade (só chegar e falar: “ricarica celulare” e mostre o dinheiro, a recarga mínima, provavelmente é de 10 euros), mostre o número do celular, ou digite, e pronto.
Mais uma vez, você pode comprar o chip na estação Termini, e acredito que seja a melhor opção, porque é um dos pontos com mais turistas, e pode ser que o atendente fale em inglês com você (mas isso não é certeza).

Confira no site das operadoras o melhor plano que se encaixa ao que você quer, compre o chip e navegue o tempo todo na internet, que vai te ajudar muito (pra mim, pelo menos, ajudou).

TIM: https://www.tim.it/

Vodafone: http://www.vodafone.it/

Wind: http://www.wind.it

 

Transporte Público

Caso você não compre o Roma Pass, você pode comprar o bilhete que serve para metrô, ônibus e tram nas estações do metrô, nas Tabacchi. Eles têm duração de 24, 48 ou 72 horas a partir da primeira validação e um número de viagens ilimitadas.
Tem também a opção do tíquete de 100 minutos, que vale para, dentro desse período, viagens ilimitadas de ônibus, mas para o metrô vale apenas para uma corrida.

A minha dica aqui, caso você tenha comprado o chip de celular, é usar o aplicativo Moovit, que funciona muito bem e te mostra quais são as opções de transporte para você chegar nos lugares, te avisa quando o ônibus está chegando, quantos pontos você deve andar e te alerta quando deve descer. O Moovit também mostra o caminho a pé pra você chegar nos lugares, caso o ponto não seja logo em frente. É muito bom, você não se perde e ganha muito tempo.

 

É seguro andar por Roma?

Sim, é seguro. Logicamente temos que tomar os cuidados básicos que tomamos todos os dias, não é porque está na Europa que não existam pessoas espertas querendo te roubar, por isso, cuidado com bolsas, celulares, câmeras, principalmente em lugares de grande concentração de pessoas.

 

Onde se hospedar?

Muitas pessoas se hospedam na região da Estação Termini por ser mais barato, hoje em dia, com a inauguração do novo mercado, está mais tranquilo se hospedar por lá. Então, se a grana tá curta, a região do Termini é um bom lugar pra ficar.
Na Via Nazionale você encontra alguns bons hotéis por um preço acessível também e é meio caminho pra tudo. Dela dá pra fazer praticamente toda Roma a pé (pra quem gosta de andar, obviamente), mas você estará numa distância curta para o Coliseu e o Fórum, pra Fontana di Trevi e mesmo para a estação Termini.

 

Onde comer?

Opções na cidade eterna não faltam. Lógico que perto das atrações turísticas o valor de uma refeição será um pouco mais cara, mas existem inúmeras alternativas.
Você pode comer um pedaço de pizza (pizza al taglio) em muitos lugares espalhados pela cidade, tomar um gelato, ou sentar em um restaurante e provar a maravilhosa culinária italiana.
Se você já é cidadão italiano, ou de família italiana, sabe como é importante comer em lugares com ingredientes frescos e pasta fresca, por isso, indico dois lugares que gosto muito:
* Piccolo Buco (via del Lavatore, 91 – http://pizzeriapiccolobuco.it) – fica no caminho para a Fontana di Trevi. É uma pizzaria, mas também serve massas, tudo muito fresco. O preço é bom e a comida excelente.

*Pasta Chef (Via Baccina, 42 – http://www.pastachefroma.it/it/home/) – fica perto do Coliseu e do Forum. A comida é excelente, e comida fresca. Um lugar simples, mas que vale a pena pela qualidade da comida e pela simpatia de um dos donos, que é casado com uma brasileira, e fala muito bem o português.

Estas são as dicas básicas que tenho para falar de Roma. Se você está pensando em ir pra Itália pra passear ou pra fazer o seu processo de cidadania italiana, não deixe de conhecer a cidade eterna! Tenho certeza que você não vai se arrepender!

*Atrações gratuitas no primeiro domingo de cada mês:
Colosseo and Foro Romano/Palatino
Galleria Borghese (tem que fazer reserva)
– GNAM Galleria Nazionale Arte Moderna
Museo nazionale Etrusco di Villa Giulia
Museo HC Andersen, Museo M. Praz, Museo Boncompagni Ludovisi per le Arti decorative e il Costume
– Museo nazionale Romano (Palazzo Massimo, Palazzo Altemps, Crypta Balbi, Terme di Diocleziano)
Galleria nazionale d’Arte Antica Palazzo Barberini
Galleria nazionale d’Arte Antica Palazzo Corsini
Galleria Spada
Museo nazionale di Palazzo Venezia
Museo nazionale di Castel Sant’Angelo
Museo nazionale d’Arte Orientale “G. Tucci”
Museo nazionale Preistorico Etnografico “L. Pigorini”
Museo nazionale delle Arti e Tradizioni Popolari
Museo nazionale dell’Alto Medioevo
Museo nazionale degli Strumenti Musicali
Scavi di Ostia Antica
Museo Ostiense
Mausoleo di Cecilia Metella
Terme di Caracalla
Villa dei Quintili
Villa Adriana – Tivoli
Villa d’Este – Tivoli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + vinte =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta