Análise de documentos, por que é importante?

O que pode atrasar o processo de retificação?
22/01/2021
Foto de burak kostak no Pexels
Transcrição do divórcio na cidadania italiana
04/02/2021
Mostrar Tudo

Análise de documentos, por que é importante?

Photo by Scott Graham on Unsplash

Photo by Scott Graham on Unsplash

Porque para você ter sucesso no reconhecimento, é preciso que você tenha a documentação correta.

Imagine investir tempo, esforço, dinheiro e ter o reconhecimento da cidadania negado? Pois é, ninguém quer isso, por essa razão, a análise pelo profissional da área é importante, ele fará um panorama geral da sua documentação, te orientando se está tudo certo, se é necessário algum outro documento, se precisa de correção, enfim, tudo o que você precisa para ficar tranquilo e ter sucesso.

Mas quem faz a análise? Assessor? Advogado?
Depende. O mais seguro é você contratar pessoa apta que te auxiliará no reconhecimento da cidadania, seja cidadania portuguesa ou cidadania italiana, para que ela faça a análise e, assim, te explique os pontos necessários para o sucesso do reconhecimento da cidadania, apontando os pontos principais e a necessidade de retificações, e sendo necessárias correções nas certidões de registro civil, indicar advogado especialista na área de retificação para que este possa também avaliar os documentos.

“Nossa, mas duas análises pra mesma documentação?!”
O que acontece é que existe uma grande diferença entre a análise do assessor e do advogado de retificação (e/ou registro tardio, também), o assessor apontará os erros existentes na sua documentação, te falará se a sua documentação está atualizada e correta para reconhecer a cidadania, apontando, se existir, os erros nos registros (certidões), que precisam ser corrigidos. Já o advogado especialista em retificação/registro tardio, ele deve, obviamente, levar a análise do assessor em conta, mas a análise do advogado tem como objetivo verificar as possibilidades jurídicas do pedido de retificação (e/ou registro tardio), verificando a melhor estratégia jurídica para que a retificação seja feita e, assim, você consiga corrigir aquilo que o assessor precisa. Portanto, um trabalho complementa o outro.

Desse modo, como ninguém quer jogar dinheiro fora, tenha em mente que é um investimento no seu sonho e que é melhor seguir os passos necessários.

“Mas meu caso é de cidadania italiana judicial e tenho o advogado lá na Itália, ele pode fazer tudo, não pode?”

Mais uma vez, depende.

Ele é advogado inscrito na Ordem de Advogados Italiana e na Ordem dos Advogados do Brasil? Se a resposta é “sim” e ele tem toda a bagagem necessária para realizar a retificação no Brasil e o processo de reconhecimento no Tribunal de Roma, ótimo. Mas se a resposta é “não, ele é só inscrito na Ordem dos Advogados da Itália”, então nesse caso, ele é especialista no reconhecimento da cidadania judicial, mas não possui a especialidade (e nem a habilitação), para realizar o processo de retificação de registro civil.

O mesmo se aplica para advogado português, caso seja inscrito na ordem dos advogados portugueses e no Brasil, ele pode prestar ambos os serviços.

Veja, é importante que se entenda que o que se chama de processo de reconhecimento de cidadania, na realidade é uma coisa e o processo de retificação (e/ou registro tardio), é outra. O processo de retificação (e/ou registro tardio) é um dos passos para que você possa alcançar o objetivo final, que é o reconhecimento da cidadania.

Portanto, o que quero passar com este artigo, é que é importante você estar bem orientado, existem profissionais extremamente competentes nas duas frentes, tanto para te assessorar no reconhecimento, como para te representar em juízo (advogado), para retificar suas certidões e realizar registro tardio quando necessário. O trabalho de um auxilia no do outro para que você possa reconhecer a sua cidadania italiana ou cidadania portuguesa sem preocupações.

Nós da Tutto a Posto temos um time completo, especializado e experiente para que você tenha o reconhecimento de sua cidadania de forma correta e segura, cumprindo todos os trâmites e respeitando as legislações brasileira, portuguesa e italiana.

Veridiana Petri
OAB/SP 348.682
Advogada, ítalo-brasileira, graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Especialista em Relações Internacionais com ênfase em Direito Internacional, pós-graduação em Direito Notarial e Registral/2021, pela Faculdade Ibmec/Damásio – SP.
E-mail: veridianatuttoaposto@gmail.com

Imagem destacada: Photo by Scott Graham on Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta