Se você solicitou a retificação de uma certidão de nascimento, casamento ou óbito devido a um erro, é natural querer saber quanto tempo o cartório levará para atualizar o documento. Esse procedimento, chamado averbação, consiste na inclusão de uma anotação na certidão corrigindo a informação equivocada, garantindo que o registro esteja correto e conforme a lei.
De acordo com a Lei nº 6.015/73 (Lei de Registros Públicos), os cartórios devem realizar averbações em até 30 dias a partir do protocolo do pedido. No entanto, o prazo pode variar devido a diversos fatores, como:
✔ Carga de trabalho do cartório – períodos de maior demanda podem atrasar o processo.
✔ Complexidade da retificação – correções mais simples tendem a ser concluídas mais rapidamente.
✔ Análise do oficial registrador – em alguns casos, pode ser necessária uma análise complementar.
É importante entender que, após o deferimento do pedido de retificação, o andamento da averbação depende exclusivamente do cartório. Ou seja, advogados e partes interessadas não têm como acelerar o procedimento.
Caso tenha uma advogada para acompanhar o cumprimento da sentença, ela poderá monitorar o andamento. Se você não contratou uma profissional, deve entrar em contato diretamente com o cartório para verificar prazos e eventuais pendências.
Se o prazo exceder os 30 dias sem justificativa, você pode:
O prazo médio para a averbação de retificação é de até 30 dias, mas pode variar conforme a demanda do cartório e a complexidade do caso. A melhor forma de garantir que o processo ocorra sem atrasos é acompanhar diretamente com o cartório responsável. Se houver demora injustificada, há meios legais para exigir o cumprimento do prazo.
Ficou com dúvida? Saiba mais escrevendo para mim: veridianatuttoaposto@gmail.com
Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem pode precisar dessas informações!
Veridiana Petri
OAB/SP 348.682
OA 64073P
Advogada Brasil e Portugal, ítalo-brasileira, Especialista em Direito Internacional, Relações Internacionais e Direito Notarial e Registral.
E-mail: veridianatuttoaposto@gmail.com
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.