COMO ALUGAR UM CARRO NA ITÁLIA

EXISTE LIMITE DE GERAÇÃO NA CIDADANIA PORTUGUESA?
21/12/2018
DECRETO SALVINI O QUE MUDOU?
10/01/2019
Mostrar Tudo

COMO ALUGAR UM CARRO NA ITÁLIA

A Itália possui um sistema de transporte muito bom, mas dependendo do seu roteiro, pode ser que valha a pena alugar um carro. Por exemplo na Sicília, não existem muitos trem por lá, mas tem ônibus pra todo o canto, porém, você fica preso a horários e pode ser uma boa alugar carro por lá.

De outro modo, se você estiver na Itália para reconhecer sua cidadania italiana, talvez seja bom alugar um carro pra coisas práticas do dia a dia e, além disso, viajar um pouco depois que o Vigile passar.

COMO ALUGAR UM CARRO NA ITÁLIA?
Funciona como no Brasil, em todos os aeroportos e nas principais cidades você encontrará locadoras, além de poder fazer a reserva online no Brasil e só chegar na locadora e ser atendido.

Eu aluguei carro pra fazer um giro por toda a Sicília, cheguei no aeroporto de Catania e logo fui para a locadora (já tinha feito a reserva online), cheguei na Avis, meu sobrenome já estava na tela (porque paguei um pouquinho a mais no momento da reserva pra não ficar esperando chamar por senha), falei pro moço do balcão que meu nome já estava na tela, logo ele me atendeu.

Os documentos que ele me pediu foram a PID (permissão internacional para dirigir), documento de identificação (apesar de ser cidadã italiana, eu dei meu passaporte brasileiro pra não confundir o coitado do moço, porque como não sou residente na Itália, não possuo a CNH italiana) e um cartão de crédito válido. Ele me entregou um contrato, li atentamente tudo, assinei e uma cópia ficou comigo e outra com ele.

Na reserva, eu paguei pelo seguro total para não me preocupar com nada e recomendo que você faça o mesmo para não ter dor de cabeça.

Meu cartão de crédito serviu para que fizessem um débito e quando entreguei o carro, esse valor foi estornado.

Depois do contrato assinado, o atendente perguntou qual carro eu preferia, dentro do perfil que eu havia fechado, eu disse a ele qual eu preferia, ele me entregou a chave, me explicou onde o carro estava parado, que eu deveria devolvê-lo com o tanque cheio e fim, fui ser feliz pelas lindas estradas da Sicília.

ONDE ALUGAR O CARRO?
Como disse aí em cima, você pode alugar nos aeroportos e nas principais cidades, mas também existem alguns aplicativos, como o Rentalcars ou o RentCars, que comparam os valores e as opções de cada locadora, tentando te dar sempre as melhores condições.

Pra economizar, a dica é pegar e devolver o carro no mesmo local, caso isso não seja uma opção pra você, esteja ciente que existe uma taxa a ser cobrada para devolução em lugar diferente do que foi entregue o carro a você.

Cuidado com os adicionais, porque podem te empurrar coisas que você não precisa. Por isso que o seguro total é a melhor opção, porque engloba tudo o que você precisa de avarias no carro (claro que você deve checar as condições de cada empresa, a Avis contempla as principais avarias, pode ser que outras tenham seguros diferentes, fique sempre atento). Só alugue um GPS se você achar realmente necessário, hoje em dia todos temos um smartphone e vai sair muito mais barato você comprar um chip italiano (principalmente se você estiver na Itália para fazer sua cidadania italiana, pq vai ser muito útil – inclusive você pode ler mais sobre como usar o celular na Itália neste post aqui).

Existem adicionais que são extremamente necessários, como correntes para as rodas no inverno. Não deixe de pagar por este adicional nessa época do ano, porque se você não tiver essas correntes para andar com o carro na neve, sinto muito, mas você estragará a sua viagem.

QUAIS OS VALORES DO ALUGUEL?
Isso depende do tipo de carro , quantidade de dias, se você vai pegar com Km livre ou não, o tipo de seguro e as taxas da locadora. Além disso, pode ter o adicional da corrente para os pneus, por exemplo, um bebê conforto, cadeirinha, etc. então, depende muito do que você escolher.
O importante é ter em mente que muitas cidades italianas têm ruas estreitas e alugar uma SUV, por exemplo, pode te atrapalhar na hora de manobrar o carro nessas ruas, por isso, a minha dica é, dê preferência para carros médios, eu peguei uma Fabia e deu tudo certo, couberam duas malas grandes e duas de mão no porta mala e foi tranquilo dirigir. Inclusive, em Palermo entrei em algumas vielas que seria impossível manobrar se estivesse com uma SUV.

COMO DIRIGIR NA ITÁLIA? QUANTO CUSTA O COMBUSTÍVEL? EXISTE FRENTISTA? E SE EU FOR RESIDENTE NA ITÁLIA, PRECISO DA PID? COMO FAÇO MINHA PID?

Essas são perguntas que já respondemos aqui e aqui.

Aproveite a sua viagem de carro pela Itália sempre respeitando as leis de trânsito e a bela vista que só as estradas italianas podem te dar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta