Como cidadão italiano eu posso trabalhar em outros países na Europa?

Já ouviu falar em slow food?
22/06/2017
Cidadania Italiana – Por onde eu começo?
05/07/2017
Mostrar Tudo

Como cidadão italiano eu posso trabalhar em outros países na Europa?

Depois que eu fizer meu processo de cidadania italiana e me tornar um cidadão, posso trabalhar na Itália ou em outros países da União Européia legalmente? Sim! Uma das vantagens do descendente de italiano que requer sua cidadania e, assim, se torna cidadão europeu, é poder trabalhar pelos países da União Européia sem necessidade de visto.

Isso é muito bom, porque você poderá, além de trabalhar, cursar universidades para se atualizar (com um preço muito mais em conta, porque cidadão europeu tem um preço diferenciado nas universidades), bem como, sem a necessidade de visto. Já pensou? Aperfeiçoar seus conhecimentos e trabalhar na sua área ganhando em euro? Por isso, é sempre bom, também, convalidar o seu diploma no país da União Européia que você residirá.

A oferta de emprego é maior para cidadãos europeus e melhor do que para extra comunitários (como os brasileiros, por exemplo), isso porque as empresas preferem os europeus, pois não terão que lidar com burocracias de visto e nem pesquisar se a pessoa está legal no país.
Além disso, empregados com dupla cidadania são mais valorizados, porque são o ideal cosmopolita, internacional, com uma visão de mundo mais ampla e, assim, a facilidade para ser enviado a outros países representando a empresa é maior, ou seja, só traz pontos positivos para o seu currículo.

Como brasileiro você precisará sempre de visto para trabalhar, seja na Irlanda ou na Alemanha, por exemplo, ou qualquer outro país da União Européia, e esse visto é diferente em cada um dos países, ou seja, em cada lugar você precisará passar por muita burocracia e provar que você está lá para trabalhar e que tem condições de se manter. Agora, se você é cidadão italiano, não haverá tantas burocracias (algumas, mas bem menores), passando na entrevista de emprego, você já pode começar a trabalhar. Só terá, claro, que batalhar para conseguir essa boa colocação, seja onde for, pois, a sua cidadania italiana facilitará, mas é preciso ter experiência e competência para conseguir o cargo, como em qualquer lugar do mundo.

Mesmo que você continue residindo e trabalhando no Brasil, você pode incluir no seu currículo que é italo-brasileiro e isso abrirá portas, podendo viajar pela empresa (e não ter custos com vistos) para a Europa, entre tantas outras facilidades que a sua cidadania italiana trará.

Se interessou? Tem descendência italiana e não sabe nem por onde começar? Entre em contato conosco, que será um prazer te ajudar nessa empreitada! contato@cidadaniatutoaposto.com.br

6 Comments

  1. Rodrigo Grippa Pereira disse:

    Quero trabalhar na Europa ,sou Italo-Brasileiro

  2. Veridiana disse:

    Olá, Rodrigo, boa tarde,
    Você deve procurar agências de trabalho italianas, algumas delas:
    Adecco, Ali Spa, Clicca Lavoro, Etjca, Fondazione Lavoro, Gi Group, Ialweb, Just On Business, Lavori Creative, Lavoropiu’, Lavorint, Monster, Open Job, Randstad, Tempor, Temporary, Umana, Vedior.

  3. Graziela disse:

    Olá, já tenho a cidadania reconhecida e passaporte desde 2007.
    Quais documentos preciso requerer quando chegar à Itália, para que possa, enfim, começar a buscar trabalho, abrir conta em banco, me inscrever na Universidade, alugar uma casa?

  4. Veridiana disse:

    Olá, Graziela, tudo bem?
    Isso vai depender da sua formação, se você fará a vaidação de seu diploma ou buscará outro tipo de emprego. De qualquer modo, a documentação quem irá indicar será o seu empregador. Para se inscrever em Universidade, do mesmo modo, você deverá pesquisar a univerdade que melhor se encaixa à sua necessidade e verificar com eles a documentação necessária ao seu ingresso.
    Quanto aluguel de casa, você terá que comprovar renda, entre outros pontos a serem discutidos com a imobiliária e o dono do imóvel, dentro da legislação de inquilinato italiana, para que você possa alugar sua casa.
    Para abertura de conta em banco, dependerá do tipo de banco que você tema intenção de abrir conta, geralmente os bancos digitais são mais fá´ceis para abrir consta, mas de todo modo, você deve verificar com a instituição financeira que você tem a intenção de abrir sua conta.
    O importante é sempre manter seus documentos pessoas atualizados, ter seu codice fiscale e, quando morando em território italiano, emitir sua carta di identità (o RG italiano que só é emitido para italianos residentes em território italiano) e tessera sanitaria, para que possa fazer os trâmites burocráticos.

  5. Amanda disse:

    Olá! Acabei de ter minha ciadadania italiana reconhecida e estou com voo marcado para voltar ao Brasil dia 05. Meu plano era ir ao comune fazer a carta d’identità e depois um amigo a recolheria e a enviaria pra mim. O problema é que o comune está com muitas pendências burocráticas e não conseguirão recolher minhas digitais antes do meu voo. Dessa forma, tenho duas opções: voltar ao Brasil e fazer o passaporte por lá (sem ter a carta) ou ficar mais alguns dias para fazer a carta (mas teria que desembolsar uma grana absurda para passagens novas, o que vai me comprometer financeiramente de forma bem grave).
    Meu objetivo com a cidadania é trabalhar para alguma empresa estrangeira, e para isso não sei se basta ter o passaporte ou se devo fazer a carta. Estarei prejudicada sem a carta? Ou basta o passaporte italiano para fazer o que preciso – trabalhar, viajar…?

  6. Veridiana disse:

    Olá, Amanda, espero que esteja bem.
    Basta o seu passaporte, a carta d’identità é um documento emitido apenas para residentes na Itália, ou seja, se você ainda está buscando uma colocação no mercado de trabalho e que pode ser em outro país que não a Itália, basta o passaporte italiano. Caso você consiga um prego na Itália, o seu passaporte também será válido e quando você estiver de volta à Itália e devidamente registrada como residente, você poderá fazer o pedido de sua identidade sem problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 19 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta