Já ouviu falar em slow food?
22/06/2017
Cidadania Italiana – Por onde eu começo?
05/07/2017
Mostrar Tudo

Como cidadão italiano eu posso trabalhar em outros países na Europa?

Pessoas trabalhando num escritório na Itália.

Depois que eu fizer meu processo de cidadania italiana e me tornar um cidadão, posso trabalhar na Itália ou em outros países da União Europeia legalmente? A resposta é sim! Uma das vantagens do descendente de italiano que requer sua cidadania e, assim, se torna cidadão europeu, é poder trabalhar pelos países da União Europeia sem necessidade de visto.

Mulheres trabalhando numa confecção de sapatos na Itália.

Fábrica de sapatos na Itália.

 

Isso é muito bom, porque você poderá, além de trabalhar, cursar universidades para se atualizar (com um preço muito mais em conta, porque cidadão europeu tem um preço diferenciado nas universidades), bem como, sem a necessidade de visto. Já pensou? Aperfeiçoar seus conhecimentos e trabalhar na sua área ganhando em euro? Por isso, é sempre bom, também, convalidar o seu diploma no país da União Europeia que você residirá.

 

Mais oportunidades e menos burocracia para conseguir um emprego na União Europeia quando você é cidadão italiano

A oferta de emprego é maior para cidadãos europeus e melhor do que para extra comunitários (como os brasileiros, por exemplo), isso porque as empresas preferem os europeus, pois não terão que lidar com burocracias de visto e nem pesquisar se a pessoa está legal no país.

Além disso, empregados com dupla cidadania são mais valorizados, porque são o ideal cosmopolita, internacional, com uma visão de mundo mais ampla e, assim, a facilidade para ser enviado a outros países representando a empresa é maior, ou seja, só traz pontos positivos para o seu currículo.

 

Sendo brasileiro, o caminho não é tão fácil!

Como brasileiro você precisará sempre de visto para trabalhar, seja na Irlanda ou na Alemanha, por exemplo, ou qualquer outro país da União Europeia, e esse visto é diferente em cada um dos países, ou seja, em cada lugar você precisará passar por muita burocracia e provar que você está lá para trabalhar e que tem condições de se manter. Agora, se você é cidadão italiano, não haverá tantas burocracias (algumas, mas bem menores), passando na entrevista de emprego, você já pode começar a trabalhar. Só terá, claro, que batalhar para conseguir essa boa colocação, seja onde for, pois, a sua cidadania italiana facilitará, mas é preciso ter experiência e competência para conseguir o cargo, como em qualquer lugar do mundo.

 

Um passo à frente na sua carreira no Brasil

Mesmo que você continue residindo e trabalhando no Brasil, você pode incluir no seu currículo que é italo-brasileiro e isso abrirá portas, podendo viajar pela empresa (e não ter custos com vistos) para a Europa, entre tantas outras facilidades que a sua cidadania italiana trará.

Moça feliz por estar sendo reconhecida no seu local de trabalho.

 

Está na hora de começar!

Se você tem descendência italiana e não sabe por onde começar, estamos aqui para te ajudar! Entre em contato conosco para iniciar essa jornada transformadora. A Tutto a Posto oferece todo o suporte necessário para que você conquiste sua cidadania italiana. Aproveite a chance de realizar uma pré-consulta gratuita clicando aqui e descubra como podemos tornar seu sonho realidade.

6 Comments

  1. Rodrigo Grippa Pereira disse:

    Quero trabalhar na Europa ,sou Italo-Brasileiro

  2. Veridiana disse:

    Olá, Rodrigo, boa tarde,
    Você deve procurar agências de trabalho italianas, algumas delas:
    Adecco, Ali Spa, Clicca Lavoro, Etjca, Fondazione Lavoro, Gi Group, Ialweb, Just On Business, Lavori Creative, Lavoropiu’, Lavorint, Monster, Open Job, Randstad, Tempor, Temporary, Umana, Vedior.

  3. Graziela disse:

    Olá, já tenho a cidadania reconhecida e passaporte desde 2007.
    Quais documentos preciso requerer quando chegar à Itália, para que possa, enfim, começar a buscar trabalho, abrir conta em banco, me inscrever na Universidade, alugar uma casa?

  4. Amanda disse:

    Olá! Acabei de ter minha ciadadania italiana reconhecida e estou com voo marcado para voltar ao Brasil dia 05. Meu plano era ir ao comune fazer a carta d’identità e depois um amigo a recolheria e a enviaria pra mim. O problema é que o comune está com muitas pendências burocráticas e não conseguirão recolher minhas digitais antes do meu voo. Dessa forma, tenho duas opções: voltar ao Brasil e fazer o passaporte por lá (sem ter a carta) ou ficar mais alguns dias para fazer a carta (mas teria que desembolsar uma grana absurda para passagens novas, o que vai me comprometer financeiramente de forma bem grave).
    Meu objetivo com a cidadania é trabalhar para alguma empresa estrangeira, e para isso não sei se basta ter o passaporte ou se devo fazer a carta. Estarei prejudicada sem a carta? Ou basta o passaporte italiano para fazer o que preciso – trabalhar, viajar…?

  5. Luiz Gustavo Cordeiro Fassarella disse:

    Gostaria de parabenizar esta empresa e especialmente a você Verdiana, que esclareceu muito bem as perguntas demandadas.
    A propósito, eu também tenho a cidadania e já morei na Itália (Treviso) durante 1 ano e 9 meses. Trabalhei mais de um ano em regula. Será que esse tempo conta como minha aposentadoria? E eu vou poder me aposentar como cidadão Europeu?
    Agradeço.
    Meu nome é Luiz Gustavo Cordeiro Fassarella.
    Um abraço!

  6. Alexandre disse:

    Bom dia!
    Fui reconhecido italiano recentemente no Consulado do RJ, ainda não tenho passaporte e a transcrição das certidões ainda deve demorar (ao menos é o que vejo pela internet, dependendo do comune, pode levar anos). Trabalho em uma multinacional americana há 21 anos que tem escritório em vários lugares do mundo, inclusive na Itália. Gostaria de saber se apenas com o passaporte italiano eu conseguiria ser contatado na Itália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta