Como encontrar o nonno italiano?

DIFERENÇA ENTRE NR E CNN
30/10/2020
Photo by Ricardo Resende on Unsplash
AVEIRO
13/11/2020
Mostrar Tudo

Como encontrar o nonno italiano?

Photo by mari lezhava on Unsplash

Photo by mari lezhava on Unsplash

O texto abaixo foi desenvolvido especialmente para todos os clientes e amigos da Cidadania Tutto a Posto e Passos Italianos, esta última comandada por Cibele Verona, que com toda a sua experiência no campo de pesquisa genealógica, nos trouxe as informações necessárias para a pesquisa do ancestral italiano.

 

A Itália, em comparação com o Brasil pode parecer um país pequeno, mas sua divisão política é mais complexa do que parece. O pais é dividido em 20 regiões, subdivididas em 110 Províncias e mais de 8.000 cidades (comuni), excluindo-se suas frações, além das redefinições de territórios que sofreu ao longo dos anos.

Além disso, deve se levar em consideração que os registros civis na maioria das regiões da Itália passaram a ser obrigatórios somente após 1871, ou seja, antes deste ano a pesquisa dos documentos do nonno devem ser realizadas junto às igrejas. Se a Itália possui mais de 8 mil cidades, podem imaginar quantas igrejas devem existir?

Portanto, a localização da cidade de nascimento dos ascendentes italianos, nem sempre é uma tarefa fácil, mas uma missão totalmente possível.

E por onde começar?

Inicie a elaborar sua árvore genealógica, as informações que precisa podem estar dentro de sua própria família. Converse com os parentes mais velhos, esta é uma fonte importante de informação, e é lá que poderá encontrar as primeiras pistas a seguir. Nesta busca qualquer dado se torna relevante, uma data, um nome, uma lembrança de infância, como por exemplo, o nonno era “gondoleiro”, ou seja, ele poderia ser originário de Veneza.

Esgotou as informações com a família, hora de partir para reunião dos documentos do Brasil, que são fontes essenciais da pesquisa, como por exemplo: certidão de óbito do nonno, certidão de matrimônio (e a habilitação do matrimônio), certidão de nascimento dos filhos, além da lista de entrada de estrangeiros no Brasil.

Neste caso precisará investigar as cidade de falecimento, e matrimônio do nonno, nesta busca vale até visita ao cemitério, e depois que descobrir o local, solicite as certidões junto aos cartórios das referidas cidades.

Recebeu as certidões do Brasil? Hora de verificar os dados que aparecem ali, anote todas as informações relevantes: idade do avô nos atos de matrimônio e óbito, de onde ele era natural, nome dos pais, etc.

Nem sempre constará o nome da cidade, será muito comum encontrar o nome da Província que eram originário: Veneza, Genova, Roma, Verona, Nápoles, que, como mencionei acima, podem se tratar de muitos comuni a serem investigados.

Por exemplo, se no documento menciona Nápoles, pode tratar-se do comune, da Província, que é composta por 92 diferentes comuni, além de suas frações, a última residência da família ou apenas o Porto de embarque.

Se depois de seguir todos estes passos você conseguiu identificar o comune, também é importante averiguar se as certidões brasileiras de todos da linha de ascendência possuem muitas variações de nomes, sobrenomes e datas, pois neste caso você precisará também da legalização do documento na Itália, ou seja, a Apostila de Haia que valida o documento para ser utilizado para processos de retificações das certidões brasileiras.

Chegou a hora de pedir o documento italiano, você poderá solicitar diretamente ao comune ou a Parrocchia na Itália, se eles concordarem em enviar o documento diretamente ao Brasil. Ou caso precise de ajuda de um profissional devido à dificuldade de comunicação ou falta de resposta dos comuni, poderá consultar nossa equipe na Itália que poderá retirar a certidão italiana, efetuar a legalização (apostila) e enviar ao Brasil.

Tentou todos os passos acima e não conseguiu o nome do bendito comune? Poderá tentar efetuar as pesquisas através dos bancos de dados online, o mais conhecido deles é o Family Search. Neste caso, tenha paciência e determinação, desistir nunca será uma opção!

E mesmo depois de seguir todos os passos, não conseguiu sozinho? Procure nossa equipe na Itália, que poderá efetuar um mapeamento detalhado de sua linha de ascendência,  rastreando a origem dos sobrenomes das famílias na Itália, a fim de identificar o comuni que o nonno era originário.

O resgate de nossas origens pode ser uma emocionante aventura, que nos faz percorrer os caminhos que nossos antepassados fizeram, nos reconectando com nossa própria história, e os levando de volta para terra de onde um dia partiram e não puderam mais retornar.

 

Sobre Cibele:

Cibele Verona é ítalo-brasileira, formada em Comércio Exterior, e MBA em Gestão Financeira pela FGV, atuou mais de 20 anos na área financeira de empresas nacionais e multinacionais no Brasil e exterior. E após conhecer o encantador mundo da genealogia, vivida pela sua própria trajetória de resgate de suas origens, iniciou uma especialização em Genealogia no Istituto Araldico Genealogico Italiano de Bologna, e há 2 anos atua em pesquisas genealógicas ajudando mais famílias a seguirem seus passos italianos.

Site: www.passositalianos.com

E-mail: contato@passositalianos.com

 

 

Imagem destacada: Photo by mari lezhava on Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta