Você resolveu correr atrás dos documentos para fazer o seu processo de cidadania italiana, mas não sabe muito bem por onde começar, o que fazer, como fazer, nem se tem direito à tal cidadania.
Vamos lá, pela lei italiana vigente, a cidadania italiana é transmitida pelo princípio do “jus sanguinis”, que, de maneira geral, quer dizer que toda pessoa que descende de sangue italiano, é italiano. Além disso, a lei não coloca um limite de geração, portanto, se você tem sangue italiano correndo nas suas veias, e ele veio lá do seu trisavô(ó), bisavô(ó), avô(ó), pode começar a procurar a documentação, sim.
Claro que preciso alertar que existem casos específicos que podem invalidar a obtenção da cidadania, ou torna-la um pouco mais complicada, mas na maior parte das vezes, é possível conquistar a cidadania italiana. Tais casos são aqueles que englobam a naturalização do italiano; ter mulher na linhagem nascida antes de 1948, entre outros (cada um merece um post específico para que fique bem claro como proceder se você se encaixar nesses perfis).
Vou repetir isso um milhão de vezes, as pessoas mais velhas de nossas famílias tem informações que podem nos ajudar, e muito, a encontrar o Comune onde o antenato nasceu, a cidade no Brasil onde casou, etc. Eles podem ter vários documentos guardados no fundo da gaveta, como um RG de estrangeiro, uma carta do irmão italiano que escreveu pra ele, existem várias possibilidades.
Até conto pra vocês que semana passada atendi uma cliente que ela só sabia que o italiano era da região de Treviso e me disse que a avó tinha uma carta guardada do padrinho do antenato, mas que ela não entendia nada do que estava escrito. Pois bem, foi através dessa carta que chegamos na cidade em que o bisavô dela havia nascido na Itália.
Então, nunca desmereça as informações dos mais velhos!
Caso você não consiga informações com a sua família, ou não tenha certeza do que eles estão dizendo, peça as certidões em inteiro teor das pessoas da sua árvore genealógica.
“Ah, mas eu não sei onde que está a certidão de casamento do meu bisavô!”, tudo bem, faça o caminho inverso, comece pesquisando a sua certidão de nascimento, depois a de casamento de seus pais, nascimento da sua mãe/pai (aquele que te passa a cidadania), casamento dos seus avós, nascimento do seu avô(ó) e assim por diante. As certidões em inteiro teor serão utilizadas no seu processo de cidadania italiana e trazem informações riquíssimas que podem te ajudar a chegar ao antenato.
Você fez buscas nos cartórios e algumas certidões você não conseguiu encontrar. Ocorre que no Brasil, o registro civil começou juntamente com a República, em 1889, ou seja, caso o documento que você esteja procurando seja anterior a esta data, é bem provável que você o encontre nas paróquias ou na Cúria.
Muitas vezes você também não vai encontrar o documento do antenato no Comune, porque o registro civil, de forma geral, na Itália, começou em 1871. Por exemplo, os Comunes do Veneto, começaram a ter registro civil em 1872, já na Emilia Romagna existem registros desde, aproximadamente, 1866. Então, caso tenha entrado em contato com o Comune e este afirma que o documento não está lá, confira a data do nascimento do antenato e verifique se não é anterior a 1872/71. Se assim o for, hora de pesquisar na Cúria ou na Paróquia.
Ok, você pegou as certidões brasileiras, mas mesmo assim não conseguiu descobrir o Comune onde o antenato nasceu, existem alguns sites que podem te ajudar nessa busca, o mais famoso deles é o Family Search, onde você consegue pesquisar até mesmo em livros de batismo, casamento, etc.
Outros sites que você pode pesquisar, mas aí você pesquisará a chegada do italiano no Brasil (e pode dar a sorte de estar escrito a cidade natal dele), são:
Museu da Imigração do Estado de São Paulo: https://www.inci.org.br/acervodigital/
Arquivo Público Mineiro: https://www.siaapm.cultura.mg.gov.br
Arquivo Nacional: https://www.arquivonacional.gov.br
O caminho para a cidadania italiana é bem árduo, mas vale muito a pena você lutar por ela. Por isso, não desista nunca, pesquise e pesquise e pesquise, que uma hora você consegue. E caso não tenha tempo pra isso, ou não consiga fazer sozinho, entre em contato conosco que será um prazer te ajudar nesse caminho de se tornar cidadão italiano!
Veridiana Petri
OAB/SP 348.682
OA 64073P
Advogada Brasil e Portugal, ítalo-brasileira, Especialista em Relações Internacionais e Direito Notarial e Registral, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP – Núcleo de Direito dos Imigrantes e Refugiados.
E-mail: veridianatuttoaposto@gmail.com
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.
24 Comments
Olá, bom dia. Tudo bem contigo?
Descobri recentemente que meus tataravós eram italianos, porém, conversando com minha vó, não obtive muitas informações.
Gostaria de receber um orçamento de quanto ficaria, aproximadamente, para vcs fazerem as buscas dos documentos dos meu italianos por mim?
Muito obrigado e aguardando retorno.
Olá, Wermeson, tudo bem?
Você nos enviou um e-mail o qual nós já respondemos e ficamos à disposição!
Eu gostaria de saber a mesma coisa do wermeson…. Quanto fica pra buscar as certidões do meu bisavô tataravô tetravô? Eu tenho as do meu pai e do meu vô… Vcs assessoram tbm na Itália ou só no Brasil?
Oi, Glênia, tudo bem?
Recebemos seu e-mail e responderemos todas as sua dúvidas através dele.
Nós fazemos a assessoria no Brasil e temos parceria com assessoria na Itália.
Ola boa noite, preciso descobrir apenas a cidade qe meu bisavo nasceu, na provincia de Calabria na Italia.
BOA NOITE, MEU NOME E CESAR ALVES DE FIGUEIREDO, SEI QUE MINHA DESCENDENCIA É ITALIANA, MAS, NÃO TENHO DOCUMENTOS QUE COMPROVEM ISSO.
MEU PAI SE CHAMA CLÓVIS OSORIO DE FIGUEIREO NATURAL DO ACRE
MEU AVÔ EDSON LIMA DE FIGUEIREDO NATURAL DE MANAUS
MEU BISAVÔ THEOBALDO POGGI DE FIGUEIREDO NATURAL DA PARAIBA
MEU TRISAVÔ LUTHEGARDE AURELIANO POGGI DE FIGUEIREDO NATURAL DA PARAIBA
COMO ACHAR ASCENDÊNCIA DE MEU TRISAVÔ,
VCS PODEM ME AJUDAR?
Olá, Devair, tudo bem?
Nos envie um e-mail com os documentos que você possui do seu bisavô e do filho dele, que veremos como podemos te ajudar!
contato@cidadaniatuttoaposto.com.br
Oi, Cesar, tudo bem?
Você ja conversou com as pessoas mais velhas da sua família? Eles sabem te dizer se algumas dessas pessoas é italiana?
Você tem ideia de que cidade italiana o seu trisavô poderia ser?
Boa tarde !meu nome e Welington moro no ES .Tenho todos os nomes dos meus antepassados e datas inclusive cidade que nasceram e que viveram na Italia. Quanto vc me cobra pra montar esse processo .Obrigado
Ola bom dia td bem? Estava pesquisando e li sobre o sobrenome Cavalcante e vi nessa reportagem que esse sobrenome é de origem italiana e q vem de um mesmo antecestral .Gostaria de saber se vcs sabem se isso é realmente verdade
Olá, Renata, tudo bem?
Seria mais fácil você recolher a documentação pertinente à sua família e verificar se seus antepassados são italianos.
Peça a sua certidão de nascimento, depois nascimento e casamento de seus pais, nascimento e casamento de seus avós, nascimento e casamento de seus bisavós e assim por diante. Dessa maneira, se algum dos seus avós, bisavós, trisavós, tetravós, forem italianos, constará em alguma certidão a origem deles e pode ser que algum deles seja italiano. Somente com o sobrenome, fica difícil te dizer se você tem origem italiana.
Obrigado…Eu amo seu post obrigado.
Olá. Descobrir que meu bisavô era italiano, e o outro português mas não tenho nem certidão de nascimento de meu avô, nem da minha avó. Queria saber como faço pra prosseguir com as buscas para então conseguir a cidadania
Que bom! Espero estar te ajudando!
Que ótimo!
Obrigado!
Olá, Aline, tudo bem?
Siga estes passo que falamos no blog! Converse com seus familiares, peça as certidões brasileiras, veja nos sites indicados. Se mesmo assim você não conseguir as informações necessárias, entre em contato conosco por e-mail para que possamos te auxiliar! contato@cidadaniatuttoaposto.com.br
Nos documentos de meu bisavô só consta que ele é da Italia ,não menciona região,como faço para localizar a cidade onde ele nasceu.
Desda já agradeço.
Este site foi… como fazer dizê-lo? Relevantes!!!!
Finalmente Eu encontrei algo que me ajudou. Apreciá-lo!
Adorei o site de vocês
Olá eu queria saber se tenho possibilidade de tira a minha cidadania ? Meu sobrenome é silvestre eu procurei sobre o meu sobrenome ele e de origem italiana de Napoli será que eu tenho direito? Minha avó nunca disse nada sobre esso!!!
Ola gostaria de procurar familiares de meu esposo
Olá, Elaine, nos envie um e-mail que podemos te ajudar: contato@cidadaniatuttoaposto.com.br
Prezados, boa noite.
Tenho descendência italiana, pela linha ascendente de minha mãe, porém, tenho receios de que o antenato tenha vindo da região de Trento, na itália.
Estou com receio de iniciar o pedido de cidadania italiana e me deparar com este problema.
Como posso me certificar de qual região veio o meu antenato? Só após eu devo solicitar (ou não) a cidadania italiana?
Grato desde já.
Olá, Vinícius,
Para você ter certeza de onde o seu Dante Causa é, é necessário fazer a pesquisa dos documentos dele e emitir a certidão de nascimento na cidade onde ele nasceu para ter total certeza de onde ele é.
Caso você precise de uma pesquisa genealógica, entre em contato conosco.
atendimento@cidadaniatuttoaposto.com.br