Como se programar para mudar para a Itália

Jus Sanguinis é uma tradução ao pé da letra, é aquela que passa pelo sangue, direito de sangue.
O que é cidadania “ius sanguinis”?
21/04/2023
Cascais
12/05/2023
Mostrar Tudo

Como se programar para mudar para a Itália

Canto dos Emigrantes

 

Escolhi este título para o meu texto porque é o nome da música de uma de minhas bandas favoritas (Cordel do Fogo Encantado) que traz sempre em suas letras a temática e a poesia que remetem à colonização portuguesa e a influência moura, tão viva até hoje no nordeste do Brasil.

Falarei um pouco sobre como foi minha experiência de largar tudo no Brasil para me tornar um imigrante na terra da bota (sem nunca imaginar que ficaria na Itália e muito menos que trabalharia com cidadania italiana) além de dar algumas dicas, seja para quem quer voar solo como para os que querem escolher uma assessoria.

Sou assessor e consulente em cidadania italiana, caminho que comecei a trilhar há cerca de 5 anos (2 anos de empresa) e com o auxílio de profissionais que já atuavam no mercado havia um bom tempo, e que me deram a oportunidade de começar a desenvolver e aprender este trabalho.

Ser imigrante na Itália assim como em qualquer outro país, é muito desafiador e gratificante. A Itália é particularmente um país burocrático, muito tradicional e de muitos protocolos sociais que às vezes são difíceis para nós brasileiros nos adaptarmos, especialmente dependendo de qual estado do Brasil você vem.

Não se anda de chinelo se não for na praia, não se tira a camisa em lugares públicos (mesmo se fizer 38 graus) e se na primavera em um belo dia de sol estiver 25 graus e você resolver sair de camiseta e bermuda, vão fazer piada.

Ao mesmo tempo é um dos melhores países da europa em termos de clima e dias com sol (mesmo no inverno frio), com comida muito similar aos nossos habitos alimentares e povo, em grande parte, comunicativo, além de ser muito seguro e dispor de serviços públicos que, na maioria das regiões, oferecem uma dignidade bem acima do que vemos em toda a América.

É extramamente importante estar preparado para dar este passo e saber que você viverá no país mais influente de toda a cultura ocidental, o berço dos maiores artistas da história da humanidade, onde a diversidade e harmonia entre mar, montanha e planícies são apaixonantes, mas que nem tudo são flores.

Apesar de toda a sua imponência, a Itália ainda está muito aquém de seu potencial econômico e não vive um boom de empregos e bons salários atualmente. Porém, cada caso é um caso e é preciso levar em conta o estilo de vida de cada um. Se você busca a tranquilidade, a qualidade de vida de uma cidade do interior, onde as coisas são mais pacatas,  tranquilas e funcionam na base do boca a boca, seja para encontrar um emprego ou um aluguel ou se você está acostumado a viver em cidades grandes, como São Paulo, e não abre mão das facilidades e comodidades que os centros urbanos trazem, por exemplo.

Além disso, se você pretende imigrar com toda a família e tem filhos pequenos é preciso levar em conta escola, a língua e outros detalhes importantes para adaptação dos pequenos.

Enfim, são muitas variáveis, mas se organizar direitinho, todo mundo imigra.

Conte conosco para auxiliar vocês neste importante projeto.

Luiz César Pintoni.

Sobre Luiz :

Luiz César Pintoni é Italo-brasileiro, estudou música por 20 anos, é formado na Oxford English School do Rio de Janeiro, estudou por três anos a língua espanhola no curso Skill Languages e vive na Itália desde 2017.

Também estudou Turismo na Universidade da Cidade (Campus Humaitá) por 2 anos, e Produção musical e fonográfica na Universidade Estácio de Sá.

Atua como consultor para o reconhecimento da cidadania italiana desde 2018, tendo reconhecido mais de 50 práticas via administrativa e cerca de 30 processos judiciais através de advogados parceiros desde então.

Fundou a empresa Speranza Cidadania há dois anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + sete =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta