Hospedaria do Imigrante

Bolsas de estudo na Itália
04/04/2017
Mostrar Tudo

Hospedaria do Imigrante

A partir do século XIX o Brasil começou a receber imigrantes de mais de 60 nacionalidades, entre eles, a maioria era de italianos.
Com esse grande fluxo migratório, começaram a ser criadas as hospedarias para recepcionar essas pessoas e dar o tratamento que precisavam, porque muitas chegavam doentes devido às más condições que viajavam. Muitos tinham que ficar em quarentena antes de seguirem caminho para seu destino final (quem assistiu “O Poderoso Chefão 2” deve se lembrar que o menino Vito Corleone ficou em quarentena quando chegou a Nova York). A hospedaria de São Paulo chegou a ter um hospital próprio de tão grande que era e da quantidade de pessoas que recebia, chegavam por lá, mais ou menos, 900 mil navios por ano, imaginem!
Portanto, as hospedarias foram importante na história da imigração no Brasil e hoje é fonte de pesquisa para quem está buscando a cidadania italiana (portuguesa, espanhola, polonesa, entre tantas outras). Para quem está em busca da documentação do antenato (antepassado), e não acha nada, este é um bom lugar para começar sua pesquisa. Algumas das hospedarias tiveram seus livros microfilmados e hoje podem ser consultados por qualquer interessado. A hospedaria de São Paulo tem um acervo online que pode ser consultado online.
Quem já pesquisou, sabe a emoção que é poder encontrar o nome do seu antepassado nestes livros!
Por isso, se você não sabe por onde começar, tente encontrar o registro do antenato italiano (ou espanho, português…) nos registros da hospedarias, ali você saberá quando ele chegou, para onde foram encaminhados e isso já pode ser de grande ajuda na conquista da sua cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezessete =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta