Leiria

Requerente em processo de retificação de registro civil e quitação eleitoral
07/01/2022
Mostrar Tudo

Leiria

Sempre lembrada pelo primeiro romance de Eça de Queirós, publicado em 1875, esta cidade localizada no Centro de Portugal, possui mais de 70 sítios arqueológicos, dentre eles, na praia de Pedrógão se encontram gravuras rupestres e no canhão do Lapedo, o menino do Lapedo, que é um fóssil de uma criança com cerca de 24.500 anos.

Inclusive, é prevista a construção de um museu arqueológico na cidade, no Convento de Santo Agostinho, que abrigará o esqueleto do menino.

COMO CHEGAR
A melhor opção é a partir de Lisboa. A maneira mais rápida é de carro ou ônibus, o trem é uma opção mais cara e mais demorada.

O QUE CONHECER

1. CASTELO DE LEIRIA
Castelo medieval imponente, o berço da cidade na época medieval, foi a partir dele que a cidade foi crescendo.
Castelo construído no estilo românico-gótico é uma maravilha de se conhecer. Do alto de suas muralha se tem uma vista linda da cidade.

2. MUSEU DA IMAGEM EM MOVIMENTO
Esse museu fica perto do castelo e você pode comprar o ingresso que dá direito à visitação tanto nele, quanto no castelo.
É um lugar incrível para quem é amante da fotografia e do cinema, nele, você encontrará diversas câmeras, maquetes e instrumento que explicam a ilusão de ótica que explicam como eram feitos os filmes em seus primórdios.

3. IGREJA DE SÃO PEDRO
Localizada perto do Castelo de Leiria, construída no final do século XII, já funcionou, dentre outras coisas, como teatro e celeiro.
Contam que neste igreja Eça de Queirós escandalizou a sociedade da época ao ser visto em um espetáculo teatral trocando olhares e segurando a mão da mulher sentada ao seu lado.

4. SÉ DE LEIRIA
Sua pedra fundamental foi colocada em 1550, começando a ser construída em 1559 e sendo consagrada em 1574.
De características maneiristas, possui alguns traços góticos e barrocos.
O terremoto de 1775 provocou sérios danos na fachada principal, cuja reconstrução se deu no ano seguinte.

5. TORRE SINEIRA
Curiosamente, a sineira é separada da Sé, foi construída em 1772 em estilo barroco, sobre uma das antigas torres medievais da entrada sul da cidade.
Se você leu “O crime d Padre Amaro”, passar por aqui é essencial, afinal, na casa do sineiro era um dos locais de encontro entre Amélia e Amaro.

Inclusive, existe um roteiro na cidade chamado de Rota d’O Crime do Padre Amaro.

6. CASA MUSEU DE SÃO RAFAEL
Esse museu guarda as cerâmicas tão conhecidas da Fábrica Bordalo Pinheiro, a coleção engloba originais e cópias de peças desenhadas pelo arista no final do Séc. XIX.
São peças conhecidas mundialmente por sua originalidade, arte e beleza.

7. MUSEU JOSÉ MALHOA
Destaca-se como pioneiro da museologia portuguesa, tanto pelo conceito arquitetônico, como pela aplicação de princípios de conservação e adequação do acervo de pintura e escultura.
Nele, você encontrará obras dos séculos XIX e XX, o que o deu o título de museu do Naturalismo Português.

8. SE PERDER PELAS RUAS DO CENTRO
Como sempre, a minha maior dica é, se perca pelas ruas do centro da cidade e se deixe levar pela beleza dessa cidade.

Para quem gosta de praia, não deixe de ir para Pedras Negras e Praia Velha e Praia de Paredes da Vitória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 7 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta