O comune onde reconheci a cidadania italiana está sendo investigado, tenho que me preocupar?

Tavira
16/07/2021
Foto de Ekrulila no Pexels
Quero mudar com a minha família para a Europa, como isso seria possível?
29/07/2021
Mostrar Tudo

O comune onde reconheci a cidadania italiana está sendo investigado, tenho que me preocupar?

Photo by Michal Matlon on Unsplash

Se você seguiu todos os ditames da lei não tem com que se preocupar. Ou seja, se você fixou residência no Comune, aguardou o vigile passar (no tempo que ele tem para passar), morou durante todo o procedimento de cidadania na cidade, fez o permesso di soggiorno e cumpriu com todas as obrigações legais, fique tranquilo, está tudo certo e por mais que o comune seja investigado, você seguiu dentro da lei.

Por outro lado, é preciso alertar que, como já falei inúmera vezes neste blog, não existe milagre, não existe facilitação e encurtar caminho de forma legal, portanto, não existe cidadania italiana reconhecida em 15 dias ou menos, é preciso seguir toda a normativa, respeitar os prazos e as exigências legais e caso você não tenha seguido, aí você tem que se preocupar caso o comune onde você reconheceu esteja sendo investigado.

Estejam sempre alertas, se informem e caso contratem profissional, verifiquem referências, estejam atentos com o serviço oferecido. É comum que os clientes estejam ansiosos e queiram contratar com quem diz que consegue realizar o sonho da cidadania de maneira rápida e, muitas vezes, sem precisar ir para a Itália (no caso de quem quer reconhecer administrativamente, ou seja, sendo residente na Itália), mas isso ao invés de ser um sonho, pode ser um pesadelo, porque sem seguir as determinações legais, a cidadania pode ser cancelada e todo aquele dinheiro investido será perdido, juntamente com o seu tão sonhado passaporte italiano.

É muito importante ter em mente que é um investimento para a vida e que precisa seguir todas as leis, tanto brasileiras, como italianas, dessa forma, não deixe que seu sonho ser cancelado por querer cortar caminho, porque isso não existe. A facilitação pode te trazer muita dor de cabeça, chegando ao ponto de ser cancelada a sua cidadania e você ter que fazer tudo de novo e todos sabem como é suado, como realmente é uma saga e ninguém quer que isso aconteça.

Dessa forma, tenha em mente que se seguiu as leis, está tudo certo, não há o que ser cancelado se você seguiu tudo o que precisava ser seguido.

E caso você esteja na fase de juntar a documentação e procurando assessoria para realizar o reconhecimento sendo residente na Itália, verifique como trabalha a assessoria e desconfie de “cidadania
express”.

 

 

Veridiana Petri
OAB/SP 348.682
OA 64073P
Advogada Brasil e Portugal, ítalo-brasileira, Especialista em Relações Internacionais e Direito Notarial e Registral, pós-graduação em Direito Internacional e Direitos Humanos/2022.
E-mail: veridianatuttoaposto@gmail.com
Imagem destacada: Photo by Michal Matlon on Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − dois =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta