Se você seguiu todos os ditames da lei não tem com que se preocupar. Ou seja, se você fixou residência no Comune, aguardou o vigile passar (no tempo que ele tem para passar), morou durante todo o procedimento de cidadania na cidade, fez o permesso di soggiorno e cumpriu com todas as obrigações legais, fique tranquilo, está tudo certo e por mais que o comune seja investigado, você seguiu dentro da lei.
Por outro lado, é preciso alertar que, como já falei inúmera vezes neste blog, não existe milagre, não existe facilitação e encurtar caminho de forma legal, portanto, não existe cidadania italiana reconhecida em 15 dias ou menos, é preciso seguir toda a normativa, respeitar os prazos e as exigências legais e caso você não tenha seguido, aí você tem que se preocupar caso o comune onde você reconheceu esteja sendo investigado.
Estejam sempre alertas, se informem e caso contratem profissional, verifiquem referências, estejam atentos com o serviço oferecido. É comum que os clientes estejam ansiosos e queiram contratar com quem diz que consegue realizar o sonho da cidadania de maneira rápida e, muitas vezes, sem precisar ir para a Itália (no caso de quem quer reconhecer administrativamente, ou seja, sendo residente na Itália), mas isso ao invés de ser um sonho, pode ser um pesadelo, porque sem seguir as determinações legais, a cidadania pode ser cancelada e todo aquele dinheiro investido será perdido, juntamente com o seu tão sonhado passaporte italiano.
É muito importante ter em mente que é um investimento para a vida e que precisa seguir todas as leis, tanto brasileiras, como italianas, dessa forma, não deixe que seu sonho ser cancelado por querer cortar caminho, porque isso não existe. A facilitação pode te trazer muita dor de cabeça, chegando ao ponto de ser cancelada a sua cidadania e você ter que fazer tudo de novo e todos sabem como é suado, como realmente é uma saga e ninguém quer que isso aconteça.
Dessa forma, tenha em mente que se seguiu as leis, está tudo certo, não há o que ser cancelado se você seguiu tudo o que precisava ser seguido.
E caso você esteja na fase de juntar a documentação e procurando assessoria para realizar o reconhecimento sendo residente na Itália, verifique como trabalha a assessoria e desconfie de “cidadania
express”.
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.