Pesquisa e busca de certidão tem diferença?

GUIMARÃES – PORTUGAL
12/03/2021
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels
Divórcio e cidadania portuguesa
01/04/2021
Mostrar Tudo

Pesquisa e busca de certidão tem diferença?

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Tem, sim!
Vamos de exemplo.
Exemplo 1 – Busca de documento
Juntando a documentação para dar entrada no pedido de reconhecimento de cidadania, você achou uma caixinha velha lá no fundo de um armário e nela você encontrou um tesouro: as certidões de casamento e nascimento do seu antepassado que você precisa para reconhecer a cidadania.
Isso te deixa emocionado e feliz, e você tem que ficar, mesmo, porque é realmente um tesouro com pitadas de sorte e cuidados de quem guardou tudo isso.
Porém, para que você dê entrada no reconhecimento de cidadania, é preciso que você atualize a documentação, ela deve ter entre 6 meses a um ano de emissão (isso vai depender da nacionalidade a ser reconhecida e das leis da nacionalidade de cada país).
Dessa maneira, com a certidão antiga que você tem, você pode requisitar ao cartório de registro civil  uma segunda via atualizada que será válida para o reconhecimento da sua cidadania.
Mas qual pedir? Breve Relato ou inteiro teor? Falei sobre isso neste post aqui.
Ou seja, a busca de documento acontece quando você tem apenas que buscar a certidão atualizada no cartório (comune, paróquia, conservatória, freguesia) onde foi feito o registro.
Exemplo 2 – Pesquisa
Apesar de ter procurado muito, você não encontrou no fundo do armário uma caixinha com os documentos do seu antepassado, mas você possui alguns dados sobre eles que a família te contou, de informações que você ouviu aqui e ali, e, também, você tem alguns documentos dos seus pais ou avós, mas não tem aquela certidão de nascimento do antepassado estrangeiro (italiano, português ou de outra nacionalidade que você reconhecerá a cidadania) que você precisa para o processo de reconhecimento de nacionalidade. Se acalme, não se desespere e nem perca as esperanças, pois é possível realizar a pesquisa desse documento.
Dessa forma, junte toda as informações que você tem sobre seu antepassado, as certidões que você tenha dos filhos, netos, bisnetos, enfim, tudo o que você tiver de documentos e pistas e envie ao profissional, o pesquisador, que estudará a documentação e tudo mais que você tiver, para verificar qual estratégia seguir e como realizar a pesquisa das certidões que você não tem nem ideia de onde possam estar.
Ou seja, a pesquisa ocorre quando você não tem a certidão, não tem nenhum dado, enquanto a busca você tem os dados suficientes para somente entrar em contato com o cartório, comune ou conservatória e fazer o pedido.
Quando você estiver na fase de pesquisa é muito importante que você saiba que não  é eficiente sair disparando e-mail para todas as cidades que você acha que possa estar o documento, é preciso analisar a documentação, ver o que você encontra de pista/informação, refinando tudo isso para ir de maneira mais acertada aos lugares mais prováveis.
Quer saber como encontrar seu antepassado italiano ou português? Escrevi sobre o italiano aqui e o português neste outro post.
Se você não tem tempo, cansou ou chegou em um ponto que não consegue avançar, a Tutto a Posto pode te ajudar. Nos envie a documentação e as informações que você tem por e-mail, que estudamos e verificamos de maneira personalizada, a melhor estratégia de pesquisa.
Caso você tenha dificuldade ou não queira realizar a busca da certidão, a gente também está aqui para te auxiliar.
Veridiana Petri
OAB/SP 348.682
Advogada, ítalo-brasileira, graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Especialista em Relações Internacionais com ênfase em Direito Internacional, pós-graduação em Direito Notarial e Registral/2021, pela Faculdade Ibmec/Damásio – SP.
E-mail: veridianatuttoaposto@gmail.com

Foto destacada:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − um =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta