PISA

DIFERENÇAS ENTRE O NORTE E O SUL DA ITÁLIA
06/12/2018
Sistema Educacional Italiano vs Sistema Educacional Brasileiro
20/12/2018

Pisa é a cidade que todo mundo quer conhecer por causa da torre e vale a pena, mesmo, então, estando na Itália a turismo ou para reconhecer sua cidadania italiana, vá conhecer.

Quando eu fui, estava em Florença e fiz um day trip até Pisa. Na verdade, meu itinerário foi Florença – Lucca – Pisa, e não é só porque meu bisnonno era de Lucca, mas essa é outra cidade que também vale a parada (você pode ler mais sobre Lucca aqui).

De Florença para Pisa, dá mais ou menos uma hora e 20 de trem, já de Lucca pra Pisa meia hora de trem. Se você só quer dar uma passadinha em Lucca (que eu acho que vale mais do que só uma passada), saia bem cedo pra aproveitar as duas cidades no mesmo dia, mas se você tem tempo, deixe uns dois dias pra Lucca e pelo menos um para Pisa.

Não se sabe ao certo quem fundou Pisa, o que se sabe é que no século V a.C Pisa foi ocupada pelos Etruscos, que eram aliados de Roma nas Guerras Púnicas e que nessa época, Pisa era uma importante cidade marítima sob o comando de Roma.

No século XII teve seu ápice e o que deixa isso claro são os muros da cidade, que começaram a ser construídos em 1155 e circundam em 7 km mais de 390 hectares, fazendo de Pisa uma das maiores cidades da região que, aliás, vale a visita.

Nos séculos seguintes passou por algumas batalhas e na Segunda Guerra Mundial, como outras cidades da Toscana, sofreu danos e alguns prédios antigos e obras de arte foram destruídos em bombardeios, mas a maioria foi restaurada.

O QUE CONHECER?

  1. A TORRE
    Obviamente o mais importante e mais conhecido ponto da cidade.
    A torre, na verdade, é o campanário da Catedral de Pisa e é a estrutura mais antiga da Piazza Del Duomo, depois da Catedral e seu batistério.
    Sua construção começou no século XII e pelo solo ser muito mole, não aguentou o peso da estrutura. Nos próximos séculos muitos foram os esforços para estabilizar a construção.
    É possível subir na torre, mas você deve comprar um ingresso para isso e aguentar a subida de mais de 300 degraus.
  2. BATISTÉRIO DE PISA
    O maior da Itália e, na minha opinião, o mais simples, mas lindo de qualquer forma.
    No seu interior há uma pia batismal construída no ano 1246.
    O Batistério junto com a Torre, a Catedral e o Camposanto Monumentale formam o complexo arquitetônico chamado de Praça dos Milagres, declarado patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
  3. CATEDRAL DE PISA (DUOMO)
    A principal igreja da cidade, enorme e repleta de afrescos.
  4. CAMPOSANTO MONUMENTALE
    Também chamado de Cemitério Monumental, é um prédio repleto de arcos com 3 capelas: Capela Ammannati, Capela Aulla e Capela dal Pozzo.
    Dizem que nele está guardado um pedaço de terra vinda do Monte Calvário.
    É neste cemitério que grandes personalidades de Pisa estão enterradas.
    Possui uma bela coleção de sarcófagos romanos.
  5. PASSEAR NO LUNGARNO
    O famoso rio Arno também passa por aqui e corta a cidade, vale a pena andar pela região ao entardecer.
    A parte mais conhecida é o Lungarno Mediceo, onde fica o Palácio Medici, que hoje é a prefeitura de Pisa.
  6. PALLAZZO DI CAVALIERI
    Construído no século XVI, atualmente é a sede da Universidade de Pisa.
    Na Piazza dei Cavalieri, no segundo fim de semana de cada mês acontece uma feira de antiguidades bem legal.
  7. IGREJA SANTA MARIA DELLA SPINA
    Situada na beira do rio Arno e construída em 1230 em estilo gótico, conserva em seu interior uma das espinhas retiradas da coroa de Jesus.

Pisa é uma cidade muito bonita e que vale a pena conhecer não só seus pontos turísticos, como também se perder por suas ruas e comer uma bela pizza com vista para a Torre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 18 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta