Pisa é a cidade que todo mundo quer conhecer por causa da torre e vale a pena, mesmo, então, estando na Itália a turismo ou para reconhecer sua cidadania italiana, vá conhecer.
Quando eu fui, estava em Florença e fiz um day trip até Pisa. Na verdade, meu itinerário foi Florença – Lucca – Pisa, e não é só porque meu bisnonno era de Lucca, mas essa é outra cidade que também vale a parada (você pode ler mais sobre Lucca aqui).
De Florença para Pisa, dá mais ou menos uma hora e 20 de trem, já de Lucca pra Pisa meia hora de trem. Se você só quer dar uma passadinha em Lucca (que eu acho que vale mais do que só uma passada), saia bem cedo pra aproveitar as duas cidades no mesmo dia, mas se você tem tempo, deixe uns dois dias pra Lucca e pelo menos um para Pisa.
Não se sabe ao certo quem fundou Pisa, o que se sabe é que no século V a.C Pisa foi ocupada pelos Etruscos, que eram aliados de Roma nas Guerras Púnicas e que nessa época, Pisa era uma importante cidade marítima sob o comando de Roma.
No século XII teve seu ápice e o que deixa isso claro são os muros da cidade, que começaram a ser construídos em 1155 e circundam em 7 km mais de 390 hectares, fazendo de Pisa uma das maiores cidades da região que, aliás, vale a visita.
Nos séculos seguintes passou por algumas batalhas e na Segunda Guerra Mundial, como outras cidades da Toscana, sofreu danos e alguns prédios antigos e obras de arte foram destruídos em bombardeios, mas a maioria foi restaurada.
O QUE CONHECER?
Pisa é uma cidade muito bonita e que vale a pena conhecer não só seus pontos turísticos, como também se perder por suas ruas e comer uma bela pizza com vista para a Torre.
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.