Posso abrir conta em banco Italiano?

Foto de Sinval Carvalho na Unsplash
Como comprar uma casa em Portugal?
06/10/2023
O que é o ETIAS? Brasileiro precisa de visto para entrar na Europa?
01/12/2023
Mostrar Tudo

Posso abrir conta em banco Italiano?

Abrir uma conta bancária na Itália como estrangeiro pode ser um processo um pouco complexo, mas é possível. Entretanto, se você for cidadão italiano ou de outra nacionalidade da EU, o processo de abertura de conta pode ser relativamente mais simples, pois, como cidadão italiano ou europeu (outra nacionalidade que faz parte da União Europeia), você terá acesso a uma maior variedade de opções de bancos tradicionais e digitais.

 

Passos gerais para abrir uma conta bancária na Itália:
  1. Escolha o tipo de conta: Decida se você deseja abrir uma conta corrente tradicional ou uma conta bancária digital. As contas digitais costumam ser mais fáceis de abrir e gerenciar, especialmente para estrangeiros.
  2. Escolha o banco: Existem muitos bancos na Itália, tanto tradicionais quanto digitais. Alguns dos bancos mais conhecidos na Itália incluem UniCredit, Intesa Sanpaolo, Monte dei Paschi di Siena, Banco BPM, Monte dei Paschi di Siena, Banca Nazionale del Lavoro (BNL), entre outros.
    Por contar com muitos bancos que permitem a abertura de conta para residentes e não residentes, os processos de abertura de conta podem variar dependendo da instituição e da situação do usuário no país, por exemplo, para estrangeiros residindo na Itália é preciso apresentar a permissão para morar no país, o famoso Permesso di Soggiorno.
  3. Reúna os documentos necessários: Você geralmente precisará de um documento de identificação válido (passaporte ou cartão de identidade), comprovante de residência na Itália (por exemplo, contrato de aluguel) e, possivelmente, um código fiscal italiano (chamado de “Codice Fiscale“), como cidadão italiano, você já deve ter um Codice Fiscale.
  4. Visite uma agência bancária: Vá pessoalmente a uma agência do banco que você escolheu. Você pode agendar uma reunião com antecedência ou simplesmente aparecer, mas é aconselhável ligar antes para saber quais documentos exatamente o banco requer e se há necessidade de agendar horário.
  5. Preencha os formulários: No banco, você preencherá os formulários de abertura de conta e fornecerá os documentos necessários.
  6. Aguarde aprovação: O banco analisará sua inscrição e documentos. Isso pode levar algum tempo, dependendo do banco e da complexidade da solicitação.
  7. Acesso à conta: Uma vez aprovada, você receberá os detalhes da sua conta e poderá começar a usá-la.

Importante dizer que na Itália as coisas são mais burocráticas, por lá as transações bancárias são todas registradas, então, ter uma conta na Itália é um pouco mais complicado, assim, se o sistema verificar alguma possibilidade de irregularidade nas suas transações, o banco italiano pode cancelar sua conta. Isso não é comum de acontecer, porém, como este artigo é meramente informativo, este é um alerta que se faz para que vocês estejam cientes de que existe esta possibilidade, portanto, cuidado com as transações bancárias que farão na conta que estão dispostos a abrir na Itália.

Bancos digitais na Itália:

Existem várias opções de bancos digitais na Itália que podem ser mais fáceis de acessar como estrangeiro, mas que também podem ser utilizados por cidadãos italianos. Alguns dos bancos digitais populares na Itália incluem:

  1. N26: É um banco digital popular na Europa, incluindo na Itália. Eles oferecem uma conta corrente digital com recursos bancários básicos.
  2. Wise (anteriormente TransferWise): É uma plataforma de transferência de dinheiro que também oferece uma conta multi-moeda com um cartão de débito físico e virtual, que pode ser utilizado em 160 países, disponibilizando 40 moedas diferentes. Os documentos solicitados para abrir a conta são apenas do seu país de origem, sendo a verificação da documentação 100% digital.
  3. Revolut: Oferece conta multi-moeda com recursos como troca de moeda estrangeira a taxas competitivas. A Revolut acabou de chegar no Brasil com uma conta global em 27 moedas, com um cartão aceito em praticamente todos os países do mundo. E, ainda, oferece opções de compra e venda de cripto.
  4. Hype: Hype é um banco digital italiano que oferece contas correntes com funcionalidades móveis.
  5. Fineco Bank: É uma instituição financeira que oferece serviços bancários digitais e tem uma presença significativa na Itália.

O ranking de melhores bancos italianos em 2023 feito pela Forbes pode te auxiliar a escolher a melhor opção entre bancos nacionais e internacionais, mas que operam na Itália. A classificação considerou fatores como serviços oferecidos, segurança e custos reduzidos. Dentre os bancos aqui citados, o ranking classificou entre os melhores o Revolut, a Fineco Bank e o N26.

Mas eu consigo abrir uma conta bancária na Itália antes de chegar por lá?

O N26 e o Revolut, permitem abrir uma conta sem estar na Itália. Porém, é necessário que você tenha um endereço na Itália e o Codice Fiscale. Se esse não é o seu caso e você quer abrir uma conta antes de residir na Itália, a melhor e mais prática opção é a Wise.

Antes de escolher qualquer banco, seja você residente na terra da bota ou não, certifique-se de todas as informações de cada banco, pesquise, estude, veja quais as taxas que são cobradas, os serviços oferecidos e as políticas de abertura de conta. Cada banco pode ter requisitos e benefícios diferentes e você deve escolher aquele que melhor se encaixa dentro das suas necessidades, sempre levando em conta as exigências do banco também. Por isso, lembre-se de que os requisitos e o processo de abertura de conta podem variar de acordo com o banco e sua situação pessoal. É aconselhável entrar em contato diretamente com o banco de sua escolha para obter informações detalhadas sobre como abrir a conta bancária.

Imagem destacada: Imagem de  Julien Tromeur por Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta