PRECISO DAS CERTIDÕES ATUALIZADAS PARA PROCURAR MEU PARENTE ITALIANO OU PORTUGUÊS?

O QUE É A CNN?
03/07/2020
QUEM DEVE SER REQUERENTE NA AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL?
30/07/2020
Mostrar Tudo

PRECISO DAS CERTIDÕES ATUALIZADAS PARA PROCURAR MEU PARENTE ITALIANO OU PORTUGUÊS?

Image by rawpixel.com

A resposta é: depende.

Quão antiga é a certidão? Quais dados trazem essa certidão que você já tem? Ela é simples (breve relato) ou inteiro teor?

Primeiro, se você precisa entender a diferença entre certidão em breve relato e em inteiro teor, leia esse post aqui.

Segundo, os dados que constam nessa certidão o que você tem, você consegue identificar os nomes dos pais do italiano/português e quais outros detalhes? Vem descrito o local do nascimento? Uma data de nascimento, casamento ou óbito? Esses são dados que são de muita ajuda na hora da pesquisa do italiano e do português, então, se a certidão que você tem não traz essas informações, pode ser que a certidão em inteiro teor traga. Claro, vai depender do que foi registrado à época, porém, as certidões em inteiro teor, muitas vezes, contém informações valiosas, que pode ser que nessa certidão antiga, ou em breve relato que você já tem, não conste.

“Poxa, mas não quero gastar emitindo certidão em inteiro teor, elas são muito mais caras e corro o risco de não ter informações que me ajudem.” Você tem total razão, mas e se ela tiver mais informações? Você só vai saber emitindo, porque os cartórios não passam nenhum tipo de detalhe sobre elas por telefone ou e-mail. Além disso, você tem que pensar no investimento que será para o seu futuro, elas vão te levar a reconhecer a sua cidadania italiana ou a cidadania portuguesa reconhecida, que vão te abrir inúmeras portas. Pode ser que sozinho você não consiga identificar detalhes, mas um profissional da área pode te auxiliar e te levar a encontrar os documento necessários, utilizando a inteiro teor, por isso que cada caso é um caso e você não deve ficar preso a modelos e exemplos prontos ou de outras pessoas que falam que foi super fácil pra ele, porque cada registro civil é único e foi grafado de uma maneira, pode demorar, pode ser difícil, o importante é não desistir. Ou pode ser fácil, mas você só vai saber emitindo a documentação. Além do que, se for preciso fazer algum tipo de retificação de dados (quer saber mais sobre retificação de certidões, leia aqui), são essas certidões em inteiro teor que serão utilizadas, seja para retificação administrativa, seja na retificação judicial, ou mesmo para que seja feito o registro tardio (quer saber mais sobre registro tardio, veja esse post)

Outro detalhe importante, você pode ter a sorte de outro parente já ter realizado a retificação (ou registro tardio) das certidões e como você vai ficar sabendo disso? Na certidão atualizada, porque constará a averbação da retificação, sendo que esta averbação pode te ajudar a localizar outros documentos também.

Portanto, se com as certidões antigas ou em breve relato que você tem, você não consegue seguir na pesquisa de documentos, emita a inteiro teor, porque ela pode te ajudar e não é dinheiro jogado fora de forma alguma, é a porta de entrada para o reconhecimento de uma cidadania que te trará oportunidades para toda a vida.

 

Veridiana Petri
OAB/SP 348.682
Advogada, ítalo-brasileira, graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, pós-graduação em Relações Internacionais com ênfase em Direito Internacional/2020, pós-graduação em Direito Notarial e Registral/2021, pela Faculdade Ibmec/Damásio – SP.
E-mail: veridiana@cidadaniatuttoaposto.com.br / veridianatuttoaposto@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta