Triste é uma cidade do nordeste da Itália, foi uma colônia romana próspera que depois da queda do Império Romano ficou sob o domínio do Império Bizantino. Só no século XII se tornou livre e depois, acabou sendo de domínio do Império Austríaco até 1918.
Cidade portuária, é um lugar multicultural, com lindos palácios e uma memória baseada em guerras.
O QUE FAZER EM TRIESTE?
- PIAZZA UNITÀ D’ITALIA
Praça mais importante da cidade, a maior da Europa situada perto do mar, ali, não deixe de visitar o Palazzo Pitteri, de arquitetura rococó e neoclássica.
Outro importante palácio é o do governo, hoje abriga a prefeitura e é um encanto, com suas abóbadas de vidro de Murano.
Ainda na praça, a Fonte dos Quatro Continentes chama atenção por sua beleza, construída no século XVIII como forma de celebrar o porto livre.
Uma caminhada obrigatória é pelo Molo Audace, um tipo de calçadão de duzentos metros de comprimento, onde você terá uma vista belíssima não só do mar, como da cidade.
- CHIESA SAN NICOLÒ DEI GRECI
Construída na beira do mar para proteger os merinheiros e armadores, é o templo ortodoxo mais importante de Trieste. Não deixe de visita-la, seu interior, a pintura no teto de Cristo em glória, onde Jesus está circundado de anjos é belíssima.
- PIAZZA DELLA BORSA
Foi centro econômico durante o século XIX e onde está localizada, obviamente a antiga Bolsa (Palazzo della Borsa). É aqui que a vida social da cidade acontece, onde você encontra diversos cafés e restaurantes.
- TEATRO ROMANO
Construído a pedido do Imperador Trajano, feito totalmente de alvenaria, com exceção do palco que era feito de madeira, hoje ainda é utilizado para apresentações ao ar livre.
- CASTELLO DI SAN GIUSTO
Conheça o que quiser em Trieste, mas não deixe de visitar esses castelo repleto de história.
Símbolo da cidade, estrategicamente construído no nível acima do mar, para controle total da cidade. Sua história está intimamente ligada à guerra entre Trieste, Veneza e Austria, onde Veneza e Austria disputavam o domínio e Trieste, obviamente, queria sua independência.
Em 1468 o Imperador Federico III ordena a construção de um forte e uma torre, para que a cidade pudesse se defender dos venezianos e austríacos.
Entre 1508 e 1636, foi ampliado pelos venezianos, que dominaram a cidade neste período. É um passeio imperdível, primeiro pelo sua vista, segundo por ter uma coleção rica de armaduras e armas desde o século XII ao século XIX.
- CATTEDRALE DI SAN GIUSTO
Ao lado do castelo, é o edifício religioso mais importante da cidade. Acredita-se que tenha sido construída unindo duas igrejas que já existiam no local, dentro, é majestosa, com antigos mosaicos bizantinos incríveis.
- ARCO DI RICCARDO
Fazia parte das antigas muralhas da cidade romana, construído no tempo do Imperador Augusto. Conta a lenda que seu nome remonta ao rei da Inglaterra, Ricardo Coração de Leão, que permaneceu como prisioneiro em Trieste na época das cruzadas.
- SPIAGGIA PEDOCIN
Se quiser curtir uma praia, é uma boa pedida. Uma praia curiosa que ainda possui um muro, que obviamente não tem mais validade, que dividia homens e mulheres.
- CANAL GRANDE
No centro da cidade, é um dos cartões postais, construído no século XVIII como forma de ampliar a área navegável da cidade, termina na Piazza Sant’Antonio Nuovo.
- RISIERADI SAN SABBA
Se você gosta de história e quer conhecer um pouco mais sobre um campo de concentração na Itália, visite este local que hoje é um museu. Estima-se que mais de 3 mil pessoas, infelizmente, morreram ali.
- GROTTA GIGANTE
Localizada em um distrito de Trieste chamado Sgonico, é uma atração bem inusitada, foi considerada a maior caverna do mundo até 2010, quando perdeu o título para a francesa La Verna. Possui 107 metros de altura, 65 de largura e 130 de comprimento, tem tamanho para conter a basílica de São Pedro. Você pode visita-la e encarar seus mil degraus.
O tempo ideal para você curtir Trieste com calma são dois dias.
Você pode chegar em Trieste pelo seu pequeno aeroporto internacional, ou de trem, ou mesmo de ônibus, dependendo de que país ou cidade você estiver viajando. Como ela é perto de países como Eslovênia e Croácia, é uma boa pedida para incluir no seu roteiro.