Os vinhos italianos estão entre os melhores do mundo, passando, inclusive a França. Isso porque o solo, o clima e a variedade de uvas ajudam na produção que vem de traduções greco-romanas.
Cada região tem uma forma de produzir vinho, isso, principalmente, devido ao clima, à temperatura e costumes locais.
CLASSIFICAÇÃO DO VINHOS
Todas as regiões italianas produzem vinhos, mas algumas são mais famosas, são elas:
A) Toscana
Região que produz um dos vinhos mais conhecidos no mundo, o Chianti. O sabor desse vinho varia, porque é produzido de formas e estilos diferentes, por isso é dos maiores e mais complexos da categoria DOCG (Vinho de Denominação de Origem Controlada e Garantida).
No Chianti, a uva utilizada é a Sangiovese, que pode ser usada pura ou misturada.
Mas não é só de Chianti que vive a Toscana, outro vinho famoso produzido nessas terras, é o Brunello di Montalcino. Vinho de coloração mais escura, um vinho de reserva, ele precisa ficar armazenado por 2 anos em barril de carvalho e 4 meses na garrafa, tendo teor alcóolico mínimo de 12%.
Vinhos: Brunello di Montalcino Rasne, Chianti Riserva Castel di Pugna.
B) Piemonte
Pelas suas colinas íngremes são cultivadas uvas, na maioria tintas.
Dois tipos de uvas são mais utilizadas nesta região, são as uvas Nebbiolo e a Barbera. Qual a diferença? A Nebbiola tem um aroma mais intenso e é mais ácida, é a usada nos tradicionais vinhos Barolo e Barbaresco. Já a Barbera é mais leve e os vinhos feitos com ela podem ser consumidos mais jovens.
Ainda no Piemonte, outras uvas muito utilizadas são a suave Dolcetto, a Moscato (com um aroma mais intenso), Bornada e Vespolina que se assemelham com a Nebbiolo.
Vinhos: Barolo Rocche di Castelletto, Nebbiolo D’Alba.
C) Veneto
A cidade com o maior número de DOC’s (Vinho de Denominação de Ordem Controlada) é Verona, com a produção de vinhos tipo Soave, Valpolicella e Bardolino, existentes apenas nesta região.
Quer visitar o maior evento de vinho? Pois você precisa ir ao Veneto em abril. Aonde? Verona, é claro! Lá acontece o evento chamado Vinitaly.
Verona é tão conhecida por seus vinhos que reivindica o posto de ser a capital internacional do vinho.
Vinhos: Bardolino Le Fraghe, Amarone della Valpolicella Ca’del Lupo 2013.
D) Abruzzo
L’Aquila, perto dos Montes Apeninos, é uma região importante na produção de vinhos, justamente pela localização dessas montanhas.
A uva mais conhecida desta região é a Montepulciano, de sabor suave e coloração forte.
Um destaque da região é o vinho Trebbiano d’Abruzzo.
Vinhos: Montepulciano d”Abruzzo, Trebbiano d”Abruzzo Frentano
E) Friuli-Venezia Giulia
A maior zona de produção de vinhos DOC é a Grave Del Friuli que se estende desde o leste do Vêneto até Udine.
As uvas aqui variam entre Merlot, Pinot Bianco, Fulano e Sauvignon Blanc.
Vinhos: Malvasia 2015, Vintage Tunina 2015, Kamen Pietra2015.
Agora que você sabe um pouquinho mais sobre os vinhos italianos e as principais regiões de produção, que tal experimentar alguns deles?
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.