Ser cidadão italiano vai além de apenas ter um passaporte e poder viajar, estudar, trabalhar e residir na Europa, você se torna parte de uma nação e, como bom cidadão, é importante conhecer os símbolos nacionais.
A bandeira italiana como conhecemos hoje é relativamente nova, foi adotada em 1 de janeiro de 1948, adotada após a Segunda Guerra Mundial, quando os italianos foram às urnas votar um plebiscito sobre a forma de governo, se preferiam República ou Monarquia, sendo a República vencedora.
Il Tricolore, como é conhecida, teve muita influência francesa, pois Napoleão Bonaparte foi o fundador da República Cispadana, em 1796, no norte da Península Italiana, sendo a primeira a adotar a bandeira tricolor. Isso ocorreu devido ao fato de os antigos estados absolutistas serem substituídos pela República Francesa, que utilizava bandeira de três bandas e igual dimensão, inspirada, portanto, no modelo francês de 1790.
Mas e o significado das cores?
Não existe um consenso sobre o significado de cada cor, são várias as interpretações, as mais populares são:
Agora que você conhece o símbolo mais importante da Itália, lembre-se de toda a história por trás dela quando você for assinar o reconhecimento da sua cidadania italiana e sinta-se feliz e orgulhoso!
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.