BOLOGNA, O QUE CONHECER?

PROCESSO DE RETIFICAÇÃO NA CIDADANIA ITALIANA
16/02/2018
QUANTO CUSTA O PROCESSO DE CIDADANIA ITALIANA?
01/03/2018
Mostrar Tudo

BOLOGNA, O QUE CONHECER?

Bologna é a capital e a maior cidade da região da Emilia-Romagna e está localizada entre os rios Reno e Savena.

Em 510 A.C era uma cidade Etrusca e no século II A.C. uma colônia romana, quando da queda do Império Romano, ficou subordinada a Ravena e passou a pertencer ao Império Bizantino. Passou por controle papal no séc. XVI e entre 1796 e 1815, ocupada por Napoleão Bonaparte. Na Segunda Guerra Mundial foi fortemente bombardeada e ao final da guerra se tornou o centro do Socialismo e Comunismo.
Hoje é uma cidade universitária, aliás, é lá que se localiza a mais antiga universidade da Itália e da Europa ainda em funcionamento, foi fundada em 1088, tendo passado por ela Nicolau Copérnico, Dante Alighieri e Petrarca.

Bologna é uma metrópole, mas para conhecer seus pontos turísticos, não é preciso muito tempo, eu, por exemplo, fiquei um dia por lá e foi o suficiente para conhecer as principais atrações. É uma metrópole moderna? Sim, mas é encantadora, com um centro histórico lindo demais e uma culinária… meu deus… só tenho uma coisa a dizer: Parmiggiano Reggiano.

Como ela é uma cidade com uma localização privilegiada no mapa da Itália, a melhor forma de chegar é de trem, a não ser que você esteja viajando pelo país de carro, senão, nada melhor do que guardar sua mala, sentar confortavelmente e seguir olhando a paisagem na janela.

O QUE CONHECER?

PIAZZA MAGGIORE

 piazza-maggiore

Uma praça cercada de monumentos históricos onde acontece de tudo um pouco, é o coração da cidade. De um lado você vê o Palazzo del Podestà, construído no século XIII e antiga sede do governo. Logo ao lado, está o Palazzo Re Enzo que tem esse nome porque ali ficou preso o rei Enzo da Sardenha, dos 29 aos 53 anos, quando faleceu.

Os dois palácios, na verdade, são um conjunto, e neles se destacam alguns lugares que valem a pena serem visitados:

  • Torre dell’Arengo: abriga o maior sino da cidade e era usado para alertar a população de alguma situação de emergência;
  • Voltone del Podestà: Passagem que liga a Pizza del Nettuno a Pizza Re Enzo, constituída por abóbadas que causam um efeito de acústica bem legal: se você ficar de frente para um dos pilares que sustentam essas abóbadas e sussurrar alguma coisa, uma pessoa de frente ao pilar do lado oposto escuta perfeitamente aquilo que você sussurrou.

Além disso, na Piazza Maggiore, ainda está o Palazzo d’Accursio (ou Palazzo Comunale), antiga sede e residência de magistrados e juristas que hoje hospeda uma exposição de arte.

Depois de andar por todos esses lugares lindos, hora de se encantar com o destaque da praça, a Basilica di San Petronio, infelizmente (ou felizmente, porque serei obrigada a voltar), quando estava em Bologna ela estava fechada para reformas e só pude ficar imaginando como ela é por dentro. O mais interessante é que a fachada é inacabada, talvez pela lenda de que a ideia era fazer uma catedral tão, ou mais bonita, do que a de São Pedro no Vaticano, e que o Papa Pio IV vetou.
A construção da basílica começou em 1390, a fachada é de 1538 e a porta central, que traz cenas do antigo testamento é de 1425.

TORRE DEGLI ASINELLI E TORRE GARISENDA

TORRES

Essas torres da Era Medieval, eram construídas para garantir a segurança da cidade e demonstrar poder político e econômico.
Hoje Bologna possui 20 torres medievais, mas à época, existiam muitas mais. As duas mais famosas são a Asinelli e a Garisenda.

A Torre degli Asinelli foi construída pela família de mesmo nome, no começo do século XII. Quando você olha debaixo, dá um certo frio na barriga de ver como ela é torta, mas você tem que estar no ponto certo para perceber essa inclinação, porque ela tem 97,20 metros de altura e a inclinação é de 2,23 metros. É possível subir até o seu topo e ter uma vista panorâmica da cidade, mas para isso, você terá que encarar 498 degraus. Eu não tive coragem de subir, por conta do meu medo de altura, mas também pela minha preguiça. rs

A Torre Garisenda tem uma inclinação bem maior do que a Asinelli, são 3,22 metros e não pode ser visitada. Ela já foi mais alta do que é hoje, possuía 60 metros de altura, mas teve que passar por uma adaptação, lá no século XII, para não desabar e, com isso, a diminuíram em 12 metros.

TEATRO ANATOMICO

ANATOMICO

Nome esquisito, né? Pois é, se você acha que eu vou falar sobre um lindo teatro, com seus camarotes requintados, esqueça. O Teatro Anatomico está localizado no Palazzo dell’Archiginnasio e leva o nome de “teatro” por ter a forma de um anfiteatro, porém, ali não eram declamados poemas e nem peças encenadas, mas eram lecionadas aulas de anatomia.
Projetada em 1637 por Antonio Palucci, foi construída toda em madeira e decorada, na parte debaixo, com estátuas de 12 famosos médicos e na parte de cima, 20 famosos anatomistas bolonheses.

Nela ainda se vê um baldaquino onde há uma figura feminina sentada que representa a Anatomia, recebendo como tributo não flores, mas um fêmur.

Essa sala sofreu graves danos durante a Segunda Guerra, porque um bombardeio no dia 29 de janeiro de 1944 destruiu praticamente toda essa ala do palácio, porém, logo ao final da guerra, ela foi reconstruída com a maior parte das suas próprias ruínas, inclusive as estátuas.

PASSEAR PELAS RUAS

Como sempre falo nos meus posts, deixe-se levar pelas cidades, perca-se pelas ruas, saia do burburinho turístico, a comida em Bologna é muito boa, mas para encontrar algo genuíno e bom, é preciso sair de perto das atrações turísticas, por isso, vá entrando nas ruazinhas da cidade, conhecendo cantinhos, que só você vai se lembrar dessa cidade, e lá pelo meio, vai encontrar um bom restaurante e poder se deliciar numa lasanha com ragu e um pouco de parmiggiano reggiano por cima (ou em lascas, ou um belo de um pedaço. rs).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta