Cidadania Portuguesa: como se organizar

Por que o cartório não aceitou fazer a retificação administrativamente?
31/01/2020
Como me programo para reconhecer minha cidadania italiana ou a minha cidadania portuguesa?
21/02/2020
Mostrar Tudo

Cidadania Portuguesa: como se organizar

Para reconhecer a cidadania portuguesa, ou mesmo qualquer outra cidadania, você precisa buscar as informações da documentação necessária, quais as exigências, as leis aplicadas, etc.

No caso da cidadania portuguesa existem passos a serem dados antes de reconhecer sua cidadania.

Primeiro, analise seu caso, você é filho ou neto de português? Vai ter que reconhecer a cidadania do seu pai, ou da sua mãe, antes de reconhecer a sua? Ou você é filho de português e vai reconhecer somente a sua?

O primeiro passo é se lembrar que todo cidadão português tem que estar com seu estado civil atualizado. Ou seja, seu pai/mãe, ou seu avô/avó, precisam estar com o casamento deles transcrito em Portugal antes de você dar entrada no reconhecimento da nacionalidade portuguesa. Portanto, aqui já está o primeiro passo e você deve juntar a documentação pertinente para a transcrição, leia mais aqui.

Depois de transcrito, você pode dar entrada no reconhecimento da nacionalidade portuguesa, se fizer diretamente em POrtugal, pode realizar a transcrição concomitantemente ao reocnhecimento da cidadania. Porém, antes disso, é preciso que você organize toda a documentação pertinente, verifique se não existe nenhum tipo de erro ou incongruência nas certidões e, caso exista, é necessário retificar, pois não são aceitos documentos que contenham nenhum tipo de erro, isso quer dizer que se nas suas certidões tiver algum nome, idade, data, etc, errado e você não corrigir, a sua cidadania será negada, o Consulado ou a Conservatória devolverá a sua documentação, explicando que foi negado por erros nas certidões e te orientará a corrigir estes erros antes de dar entrada no pedido de nacionalidade. Precisa saber mais sobre retificação? Esse é um tema bem explorado neste blog, deixo o link de um dos principais textos aqui, na aba “retificação” você encontrará mais informações.

Caso suas certidões não tenham nenhum tipo de erro, ou você já as tenha corrigido, o próximo passo é apostilar essa documentação, preencher o requerimento necessário e agendar horário para comparecimento ao Consulado para a entrega-la e pagar a taxa de nacionalidade.

Dessa maneira, organize-se financeiramente para primeiramente transcrever o casamento do português (senão foi feito), emitir as certidões, retifica-las (se necessário), averba-las e emiti-las novamente (se foi preciso retificar), apostilar toda essa documentação e pagar a s taxas e emolumentos necessários à transcrição do casamento (quando preciso) e atribuição de nacionalidade. Esteja preparado para passar por todo esse processo de organização da documentação, sabendo que se for necessária a retificação, você poderá ter gastos extras com outros documentos que por ventura devam ser emitidos (certidão de nascimento portuguesa, por exemplo, onde o custo provavelmente será em euros).

Outro gasto que você deve se preparar, se for o seu caso, é com a homologação estrangeira de divórcio, caso você seja divorciado, que você pode ler mais aqui.

Quanto ao tempo, faça tudo com calma, não se desespere e nem acredite em milagres, em promessas de algo rápido, porque preparar documentos requer tempo, tanto dos cartórios, quanto do meio de retificação que deverá ser adotado (se, mais uma vez, for necessário), como disse neste post sobre cidadania italiana, a pressa é inimiga da cidadania, ou seja, tenha paciência, cumpra as etapas necessárias dentro do tempo que deverão ocorrer e, depois de entregue a documentação, aguarde o tempo da Conservatória para reconhecer a sua nacionalidade portuguesa.

Não existe mágica, tudo deve ser feito dentro da lei, dos requisitos e do tempo necessário para que tudo seja cumprido e analisado da maneira correta e, assim, você possa ser reconhecido cidadão português de forma segura.

Portanto, os passos são:

  1. Saber quem é o português;
  2. Montar sua árvore genealógica;
  3. Descobrir quais documentos você tem e quais você não tem;
  4. Verificar se o português casou no Brasil ou em Portugal;
  5. Pesquisar os documentos que você não tem;
  6. Emitir os documentos;
  7. Realizar análise da documentação completa;
  8. Retificar os documentos se necessário for;
  9. Averbar as certidões;
  10. Apostilar;
  11. Transcrever o casamento do português (se casado no Brasil);
  12. Reconhecer sua cidadania portuguesa

 

Veridiana Petri
OAB/SP 348.682
OA 64073P

Advogada Brasil e Portugal, ítalo-brasileira, Especialista em Relações Internacionais e Direito Notarial e Registral, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP – Núcleo de Direito dos Imigrantes e Refugiados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta