Localizada na região de Piemonte, é a quarta maior cidade do país.
Comune que constitui um terço do complexo econômico-produtivo do país.
Fundada no III século a.C. por celtas-ligure, foi transformada em colônia romana de Augusto no século I a.C., tendo o nome de Iulia Augusta Taurinorum. Na alta Idade Média foi um centro importante do Ducado Lombardo (Ducado de Turim).
Em 1280 tornou-se parte da Casa de Savoia, depois Ducado de Savoia.
Em 1720 tornou-se capital do Reino de Sardenha e foi capital da Itália entre 1861 e 1864.
O QUE FAZER EM TURIM?
Normalmente as pessoas fazem apenas um bate e volta em Turim, mas ela é uma cidade que merece mais do que um bate e volta.
A Pequena Paris de cidade-fábrica, foi transformada em um polo musical, gastronômico e artístico da Itália, por isso, ao visitar, passe, pelo menos, dois dias na cidade.
- MOLE ANTOLLIANA E O MUSEU NACIONAL DE CINEMA
Projetado pelo arquiteto Alessando Antonelli, foi construída entre 1863 a 1897 para abrigar uma sinagoga. Mas a despesa com a construção foi ficando tão alta, que a comunidade hebraica à época não teve condições de pagar, tendo repassado a propriedade para a Prefeitura de Turim.
Hoje o edifício abriga o museu do cinema, que é um dos mais importantes do mundo, então, se você gosta de cinema, é parada obrigatória.
Se você não curte cinema, vale a pena subir o elevador panorâmico que te leva a um mirante localizado a 85 metros de altura, que te dá uma vista lindíssima da cidade e dos Alpes.
- PIAZZA CASTELLO
Coração do centro histórico, é aqui que se localizam os principais monumentos da cidade, por isso, lugar indispensável!O Palazzo Reale foi o primeiro construído pela família Savóia na região do Piemonte. A Armeria Reale abriga uma das maiores exposições de armas do mundo. É um palácio incrivelmente bonito e que vale a pena a visita.
Palazzo Madama, localizado na mesma praça, é patrimônio da UNESCO e faz parte das residências da Casa de Savóia. É constituído por duas partes interligadas: a medieval e a barroca. Nele funciona o Museu de arte Antiga, que abriga obras do barroco, esculturas, quadros, e algumas das obras primas de Antonello da Messina; além de algumas partes possuírem paredes ou chão de vidro onde é possível observar algumas áreas medievais.
Na Catedral de São João Batista está o Santo Sudário que é exposto somente em ocasiões especiais. O que você verá lá em outras ocasiões, é apenas uma réplica.
- MUSEU EGÍPCIO
É o mais antigo do mundo e o mais importante depois do Cairo. Abriga mais de 37 mil artefatos do Antigo Egito, distribuídos em 2 km nas salas do palácio da Academia dele Scienze, onde você poderá admirar tumbas, múmias, sarcófagos, pergaminhos, cerâmicas, etc.
É incrível e visita obrigatória para quem gosta de história.
- BASÍLICA DE SUPERGA
Construída no alto de uma colina entre 1717 e 1731 como agradecimento à Virgem Maria pelo rei Vittorio Amedeo II de Savóia, após a derrotar o cerco francês em Turim em 1706.
De lá você tem uma vista linda da cidade e pode visitar os túmulos da família real dos Saboia.
Infelizmente, esta igreja também é conhecida por um evento muito triste ocorrido em 1949, onde o avião que levava o super time do Torino (que retornava após um amistoso com o Benfica em Lisboa), chocou-se com a fachada da basílica, fazendo com que todos os ocupantes perdessem a vida. Hoje existe uma lápide que indica o ponto onde a tragédia ocorreu.
É possível subir até ela nos antigos bondinhos que ainda operam por ali, eles partem da estação Sassi.
- MUSEU DO AUTOMÓVEL
Turim é a sede da FIAT, por isso, não poderia ter lugar melhor para se ter um museu do automóvel.
É um passeio tão legal que você não precisa ser um apaixonado por carros para se encantar.
Em seu acervo estão, aproximadamente, 20 carros de 8 marcas e 8 países.
Estão expostos automóveis desde o primeiro modelo de carro a vapor, até os carros de Fórmula 1 atuais. Todos em cenários que ilustram a sua devida época de fabricação.
- RIO PÓ, PARQUE VALENTINO E BURGO MEDIEVAL
O parque está à beira do rio Pó e é uma boa pedida para conhecer uma área verde, descansar e fazer um piquenique.
Dentro do parque, você encontra o BUrgo Medieval, uma construção do século XIX que mostra como as pessoas viviam na Idade Média.
- MUSEU DO RESSURGIMENTO
O mais importante museu da Itália sobre a Unificação Italiana e está localizado no Palazzo Carignano.
O museu foi fundado em 1878 e possui exibições de armas, bandeiras, impressos, documentos e uniformes, inclusive é nele que se encontra o manuscrito original do hino nacional da Itália, “Il Canto degli Italiano”.
- O FUTEBOL EM TURIM
Se você gosta de futebol e está em Turim, obviamente você não pode deixar de conhecer o Estádio Olímpico e o Estádio do Juventus. Porque lá, meu amigo, futebol é coisa levada a sério!
Se você quer visitar todos esses lugares, uma boa dica é comprar o Torino card, que dá desconto em várias atrações e várias versões desde 1 até 5 dias.