Dupla cidadania: Como usar para viajar

LUCCA E A MINHA CIDADANIA ITALIANA
23/08/2017
PLANEJANDO O PROCESSO DE CIDADANIA ITALIANA
30/08/2017
Mostrar Tudo

Dupla cidadania: Como usar para viajar

Muitas pessoas têm dúvida de como utilizar o passaporte italiano (ou qualquer passaporte da União Européia – português, alemão, etc), quando vai viajar. A dúvida sempre é: qual documento apresento na imigração.

Mas antes de começar, fica um alerta muito importante, eu não sei para que país você viajará, por isso, consulte SEMPRE o site da embaixada do país ao qual você irá, para verificar quais as exigências para entrar no território. Neste post, falo especificamente de Europa e Estados Unidos, se você estiver viajando para outro destino que não esses, consulte o site da embaixada.

A pessoa com dupla cidadania, como o próprio nome diz, tem duas nacionalidades, a brasileira e a européia (italiana, portuguesa…), e usar seus passaportes é bem simples, explico logo abaixo.

SAÍDA E ENTRADA NO BRASIL

Ao sair do Brasil, como todo brasileiro, você deve pegar a fila de cidadãos brasileiros, apresentar o seu passaporte brasileiro, afinal de contas, você está saindo do país que você é nacional. Nada de apresentar os dois passaportes (brasileiro e europeu), você só irá confundir o funcionário da imigração e perderá tempo. Você é brasileiro, portanto, para sair daqui, você apresenta somente o passaporte brasileiro. Ao voltar para terras tupiniquins, a mesma coisa, apresente o seu passaporte brasileiro.
Atenção, crianças também precisam de passaporte para viajar, portanto, se seu filho tem dupla cidadania, ele deve ter os dois passaportes, o europeu e o brasileiro e seguir o mesmo procedimento, ou seja, passando na imigração brasileira, deve apresentar o passaporte brasileiro.
Aliás, no post sobre como viajar com crianças para o exterior com filhos menores de idade, coloquei uma tabela com a validade do passaporte brasileiro, porque, para crianças, o passaporte tem validade diferente do que o passaporte dos adultos, fique atento. Para menores de 18 anos que são cidadãos italianos, o passaporte italiano também tem validade diferente: menores de 0 a 3 anos, a validade é de 3 anos, já para menores de 3 a 18 anos, o passaporte italiano tem validade de 5 anos.

ENTRADA E SAÍDA NA EUROPA

Primeira dúvida respondida, com que passaporte sair do Brasil? Com o seu passaporte brasileiro.
E quando eu chegar na Europa? Qual passaporte devo apresentar? O europeu. Isso porque, com sua cidadania italiana (ou portuguesa, alemã, etc), você é um nacional por lá também, então, ao chegar à imigração no país de destino europeu, procure a fila para cidadãos da União Européia e apresente seu passaporte italiano. Provavelmente, você não terá que responder aquele um milhão de perguntas que os oficiais de imigração fazem para os não-europeus. Vai ser muito difícil alguém te perguntar alguma coisa e pedir comprovantes de estadia, vôo de volta, etc. Cidadão europeu tem livre circulação dentro dos países da União Européia, por isso, não é costume parar um europeu para perguntar como, onde, ou o porquê da viagem. Cidadania italiana facilita muito a vida, não?

VIAJANDO PARA OS ESTADOS UNIDOS COM PASSAPORTE EUROPEU

Cidadão europeu tem uma vantagem ao viajar para os Estados Unidos, não é preciso pagar as altas taxas e passar pela entrevista no Consulado Americano, como os brasileiros devem fazer. Ao europeu se aplica o “Eletronic System for Travel Authorization”, mais conhecido como ESTA. Com ele, você pode viajar a turismo ou a negócios, sem necessidade de visto, pagando uma pequena taxa de 14 dólares.
Para estar apto ao ESTA, você precisa ter passaporte europeu válido, não ter visto americano em seu passaporte e sua viagem deve ser inferior a 90 dias.
Você pode consultar as informações do ESTA aqui.
Mais uma coisa que o passaporte italiano (ou europeu), facilita a sua vida, você no conforto da sua casa, imprime o ESTA, paga a taxa e viaja tranquilo.
Lembrando que os EUA têm regras próprias para imigração e você deve cumprí-las. Chegando lá, apesar do ESTA, eles podem fazer perguntas, pedir documentos, etc, portanto, tenha tudo em mãos para evitar problemas.

SITUAÇÕES PARTICULARES

Perdi/Roubaram meu passaporte brasileiro, como faço na imigração brasileira?

Primeiro, se ainda falta muito tempo para você voltar, vá à Embaixada Brasileira no país onde você se encontra, explique sua situação e faça um passaporte novo por lá. Mas caso você tenha percebido que está sem seu passaporte brasileiro em cima da hora e não vai dar tempo de ir na embaixada, tudo bem, ao chegar no Brasil, na imigração, você deve pegar a fila para os brasileiros e apresentar o seu passaporte europeu, junto com um documento brasileiro, obrigatoriamente. Por isso, tenha seu RG sempre com você.

A fila para brasileiros está muito grande, posso pegar a fila para estrangeiros?

Não faça isso, não banque o esperto, porque mesmo que você apresente seu passaporte europeu com documento brasileiro, você será mandado para a fila dos brasileiros.
“Ah, mas aí apresento meu passaporte europeu e não abro a boca”, também não faça isso, porque imigração é coisa séria e você será considerado estrangeiro, devendo passar pelo controle de prazo de estadia e visto.

Deu pra perceber que a cidadania italiana facilita a sua vida na hora de viajar, não é? Nada de estress ou medo de o oficial da imigração não ir com a sua cara. Você chega na Europa, apresenta o passaporte italiano e entra.
Tá esperando o que pra fazer seu processo de cidadania, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + oito =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta