INTERCÂMBIO NA ITÁLIA

TOP 10 CINEMA ITALIANO POR TUTTO A POSTO
21/02/2019
BOLZANO
14/03/2019
Mostrar Tudo

INTERCÂMBIO NA ITÁLIA

Um dos países mais apaixonantes do mundo é a Itália, sempre um destino imperdível e que muitas pessoas querem ter uma vivência diferente, seja para reconhecer a cidadania italiana, apenas para passear ou para estudar e ter um currículo mais rico não só no campo profissional, como no gastronômico, artístico, cultural e tudo mais que sabemos que a Itália tem a oferecer.

Existem ótimos motivos para se fazer intercâmbio na Itália:

  1. A língua italiana é linda, não é uma das mais faladas no mundo, realmente não, mas que é uma língua bonita e apaixonante, isso ela é!
  2. A Itália é o país com maior número de Patrimônio Mundial da UNESCO. Ou seja, é um museu a céu aberto, onde quer que você esteja, terá uma ruína romana, talvez um muro medieval, igrejas com afrescos do Renascimento, enfim, você vai respirar história.
  3. O que falar sobre a gastronomia? Imagine poder saborear a culinária italiana diariamente, com ingredientes frescos, com o orgulho que só o italiano tem de sua comida. Quem sabe fazer um agriturismo e conhecer os produtores locais e saborear as delícias direto da fonte?
  4. As cidades são sempre lindas, com paisagens apaixonantes e impressionantes, além do que, é possível conhecer muitas delas em uma mesma viagem, porque a distância não é lá muito longa. Por exemplo, se você for estudar em Florença, facilmente você chega a Pisa, Lucca, Siena, San Gimignano. O trem será seu melhor amigo, e às vezes as companhias aéreas Low cost também. E como o Sul e o Norte são bem diferentes, você pode esquiar nos Alpes ou curtir uma bela praia siciliana.
  5. Il dolce far niente é uma realidade, italianos sabem equilibrar bem entre trabalho e vida pessoal, por isso a vida é mais tranquila, com um ritmo mais suave e a hora que você aprender a curtir a pausa pranzo (a siesta, como muitos conhecem), você vai perceber que podemos trabalhar, estudar, mas também curtir a vida no mesmo dia.
  6. Italianos são muito calorosos e acolhedores (se você é descendente de italiano, você sabe bem como isso funciona). Estando na Itália para estudar e aprender o italiano, eles ficarão muito felizes e orgulhosos de você estar se esforçando a aprender não só o idioma, mas tudo o que esse povo carrega e faz questão de contar com uma emoção que só eles têm.
  7. O clima é bem agradável na maior parte do tempo, mas existem lugares em que o frio é rigoroso e o verão pode ser bem intenso.
  8. Por último, mas não menos importante, você estará na Europa e a facilidade de se conhecer vários países é enorme.

Agora, como fazer intercâmbio na Itália?

Escolas de idioma
Muitas escolas de italiano no Brasil possuem parcerias com escolas italianas, tendo cursos diversos, onde você poderá aprender a língua de várias maneiras, seja fazendo um curso livre de história da arte, gastronomia ou mesmo da língua italiana voltada para a sua carreira profissional, entre tantas outras possibilidades.

Acordos entre universidades
Já explicamos como funcionam as universidades italianas neste post aqui e muitas universidades brasileiras possuem acordos de intercâmbio com as italianas. Normalmente, quando a pessoas está matriculada no Brasil, ela pode cursar um semestre ou mais na Itália, fazer algum curso extra, etc.

Procure o setor responsável da universidade brasileira em que você está matriculado e pergunte se existe algum acordo com alguma universidade italiana. A politécnica de Torino e a Universidade de Bologna são duas instituições bem conhecidas neste campo.

Programas de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado
A Itália é um tradicional polo de ensino universitário, por isso, além de poder cursar a universidade, existe possibilidade da especialização, inclusive, alguns em que é possível estudar metade do período no Brasil e a outra meta na Itália.

A áreas mais tradicionais neste quesito são Arquitetura, História da arte, Design, Moda e Direito.

Fazer intercâmbio por conta própria
É como planejar uma viagem, é preciso escolher a cidade, o curso, a hospedagem, quanto tempo você pretende ficar, se vai precisar de visto (se você for cidadão italiano não é necessário o visto), quais documentos precisa, se precisa traduzir e apostilar documentos (oferecemos esse serviço, pois muitas vezes é preciso histórico escolar, diploma, entre outros documentos, todos traduzidos para o italiano e apostilados), alugar um apartamento, etc.
É um processo trabalhoso, mas que trará recompensas incríveis.

Intercâmbio através de agências
Se você não se sente seguro em fazer tudo por conta, a maneira mais simples é contratar um curso em agências de intercâmbio, porque será ela a tomar conta de tudo, você simplesmente entrará no avião, chegará lá pra estudar e fim. Toda a burocracia fica por conta da agência.
Existem inúmeras empresas que realizam esse tipo de viagem, pesquise bem, converse bastante, veja quais são as opções e se se encaixam ao se perfil e vá ser feliz!

Bolsas de estudo
Algumas instituições promovem processo seletivo para bolsas e o governo italiano possui programa para bolsa de estudos para estrangeiros. Não é impossível conseguir uma bolsa, mas saiba que o esforço será grande e compensador se conseguir.

Cidadania italiana ajuda?
Sim, sendo cidadão italiano, os preços das mensalidades são mais baixos, a documentação será diferente e menor, você não precisará de visto e poderá ficar na Itália o tempo que desejar. Então, por exemplo, se você se formar na universidade por lá, ou fizer uma pós e quiser já procurar um emprego (ou mesmo ainda estudando), você pode, porque você é um cidadão italiano e tem o direito de trabalhar e estudar como qualquer outro italiano.

Já quem não é cidadão italiano, terá visto de estudante e não poderá trabalhar, já que é proibido, afinal você está lá para estudar, não trabalhar, o preço da mensalidade é maior para cidadão extracomunitário (que não pertence à União Européia), enfim, terá mais burocracia e menos oportunidades do que uma pessoa que tenha feito o reconhecimento da cidadania italiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 3 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta