Um dos países mais apaixonantes do mundo é a Itália, sempre um destino imperdível e que muitas pessoas querem ter uma vivência diferente, seja para reconhecer a cidadania italiana, apenas para passear ou para estudar e ter um currículo mais rico não só no campo profissional, como no gastronômico, artístico, cultural e tudo mais que sabemos que a Itália tem a oferecer.
Existem ótimos motivos para se fazer intercâmbio na Itália:
Agora, como fazer intercâmbio na Itália?
Escolas de idioma
Muitas escolas de italiano no Brasil possuem parcerias com escolas italianas, tendo cursos diversos, onde você poderá aprender a língua de várias maneiras, seja fazendo um curso livre de história da arte, gastronomia ou mesmo da língua italiana voltada para a sua carreira profissional, entre tantas outras possibilidades.
Acordos entre universidades
Já explicamos como funcionam as universidades italianas neste post aqui e muitas universidades brasileiras possuem acordos de intercâmbio com as italianas. Normalmente, quando a pessoas está matriculada no Brasil, ela pode cursar um semestre ou mais na Itália, fazer algum curso extra, etc.
Procure o setor responsável da universidade brasileira em que você está matriculado e pergunte se existe algum acordo com alguma universidade italiana. A politécnica de Torino e a Universidade de Bologna são duas instituições bem conhecidas neste campo.
Programas de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado
A Itália é um tradicional polo de ensino universitário, por isso, além de poder cursar a universidade, existe possibilidade da especialização, inclusive, alguns em que é possível estudar metade do período no Brasil e a outra meta na Itália.
A áreas mais tradicionais neste quesito são Arquitetura, História da arte, Design, Moda e Direito.
Fazer intercâmbio por conta própria
É como planejar uma viagem, é preciso escolher a cidade, o curso, a hospedagem, quanto tempo você pretende ficar, se vai precisar de visto (se você for cidadão italiano não é necessário o visto), quais documentos precisa, se precisa traduzir e apostilar documentos (oferecemos esse serviço, pois muitas vezes é preciso histórico escolar, diploma, entre outros documentos, todos traduzidos para o italiano e apostilados), alugar um apartamento, etc.
É um processo trabalhoso, mas que trará recompensas incríveis.
Intercâmbio através de agências
Se você não se sente seguro em fazer tudo por conta, a maneira mais simples é contratar um curso em agências de intercâmbio, porque será ela a tomar conta de tudo, você simplesmente entrará no avião, chegará lá pra estudar e fim. Toda a burocracia fica por conta da agência.
Existem inúmeras empresas que realizam esse tipo de viagem, pesquise bem, converse bastante, veja quais são as opções e se se encaixam ao se perfil e vá ser feliz!
Bolsas de estudo
Algumas instituições promovem processo seletivo para bolsas e o governo italiano possui programa para bolsa de estudos para estrangeiros. Não é impossível conseguir uma bolsa, mas saiba que o esforço será grande e compensador se conseguir.
Cidadania italiana ajuda?
Sim, sendo cidadão italiano, os preços das mensalidades são mais baixos, a documentação será diferente e menor, você não precisará de visto e poderá ficar na Itália o tempo que desejar. Então, por exemplo, se você se formar na universidade por lá, ou fizer uma pós e quiser já procurar um emprego (ou mesmo ainda estudando), você pode, porque você é um cidadão italiano e tem o direito de trabalhar e estudar como qualquer outro italiano.
Já quem não é cidadão italiano, terá visto de estudante e não poderá trabalhar, já que é proibido, afinal você está lá para estudar, não trabalhar, o preço da mensalidade é maior para cidadão extracomunitário (que não pertence à União Européia), enfim, terá mais burocracia e menos oportunidades do que uma pessoa que tenha feito o reconhecimento da cidadania italiana.
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.