Para morar na Itália, especialmente se você é cidadão de um país não pertencente à União Europeia, há alguns passos que precisam ser seguidos:
Para obter informações detalhadas sobre a elegibilidade e os procedimentos de inscrição no sistema de saúde público italiano, recomenda-se entrar em contato com a ASL (Azienda Sanitaria Locale) local ou o INPS (Istituto Nazionale della Previdenza Sociale), que são os órgãos responsáveis pela administração do sistema de saúde e da seguridade social na Itália.
Porém, você deve sair do Brasil já com um seguro saúde, isso porque para estrangeiros entrarem em qualquer país da União Europeia, incluindo, obviamente, a Itália, obrigatoriamente, você precisa ter um seguro saúde.
Importante ressaltar que os requisitos exatos podem variar dependendo do tipo de visto, portanto, do motivo da sua estadia na Itália e de outros fatores específicos da sua situação. Recomenda-se sempre verificar as informações mais recentes e específicas junto às autoridades italianas ou à embaixada/consulado italiano.
Além dos vistos, caso você seja casado com cidadão ou cidadã italiana, você pode se aplicar ao pedido de naturalização por matrimônio, desde que preencha os requisitos necessários.
Lembre-se sempre de verificar a documentação correta e completa ao seu caso específico, não entre e nem permaneça de maneira ilegal na Itália ou em nenhum outro país, isso pode trazer consequências sérias para você, leia mais sobre o que é ser ilegal em um país neste post. Imigrar é coisa muito séria, se proteja e esteja atento para respeitar as regras.
Veridiana Petri
OAB/SP 348.682
OA 64073P
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.