Treviso é uma cidade linda, localizada na região do Veneto e capital da província de Treviso.
Alguns acreditam que o nome Treviso seja uma fusão da palavra “tarvos” e a palavra do latim “isium”, formando, assim, “Tarvisium”. Entrou para o domínio Romano em 89 A.C. Ao final das Guerras Góticas (entre o Império Romano e os Godos), Treviso ficou sob o domínio Bizantino até 568 AC, quando foi tomada pelos Lombardos, que fez dela um dos seus 36 ducados.
Durante a Primeira Grande Guerra, por ter uma posição estratégica perto da frente austríaca, foi essencial para a guinada na guerra.
Na Segunda Guerra Mundial sofreu inúmeros bombardeios e a maioria dos prédios medievais foram destruídos, incluindo o Palazzo dei Trecento, depois reconstruído.
As fachadas das casas eram decoradas com afrescos, o que a rendeu o apelido de “Urbs picta” (cidade pintada). Mas, infelizmente, devido às guerras, a maioria desses afrescos se perderam.
Muitos dos imigrantes que vieram para o Brasil são não só da cidade de Treviso, como da província e da região do Veneto. Você que está tentando realizar o sonho de reconhecer a cidadania italiana pode ser um dos muitos descendentes de pessoas desta região.
Ela é banhada pelo rio Sile e seu centro é feito de pequenos canais, pontes e moinhos, rodeado por uma belíssima muralha de cerca de 4 km construída pelos romanos (que hoje você pode alugar uma bicicleta para percorre-la.
O QUE CONHECER?
PIAZZA DEI SIGNORI
Onde se localiza o Palazzo Trecento, que sempre possui mostras gratuitas em seu interior.
Lá perto está a Fontana delle Tete, construída em 1559 depois de uma grave seca que atingiu a cidade. Antigamente, em festas da República Veneziana, as tetas jorravam vinho, de uma delas saia vinho branco e da outra vinho tinto.
DUOMO DE TREVISO
Abriga inúmeras obras de arte, com destaque para a Pala do altar, obra de Tiziano, bem como os afrescos dos anos 1300.
Construída no lugar de uma antiga igreja românica, vale a pena a visita na cripta.
PESCHERIA
Uma ilha no meio do centro da cidade onde funciona o mercado de peixe, bem em frente está a San Parisio, onde hoje funciona o mercado de frutas e verduras e que antigamente era um monastério que foi fechado por Napoleão.
De manhã é o ponto de encontro dos locais, que compram seus peixes, tomam um café e jogam conversa fora, de noite, é um ótimo lugar para um aperitivo nos bares ao redor.
CHIESA DI SAN FRANCESCO
Aqui você verá afrescos maravilhosos e o túmulo de Francesca, filha do poeta Petrarca, e de Pietro, filho de Dante Alighieri.
CANAL BURANELLI
Um pedacinho do céu, com casinhas coloridas, local ótimo para fotos maravilhosas. O nome vem de Burano, pois era a principal ligação entre as cidades.
A cidade é cheia de canais, não deixe de andar e se perder por eles e vá até a Via Roggia, uma das mais lindas. Ao longo da sua caminhada, você vai se deparar com muitos moinhos d’água que antigamente serviam para a moagem de grãos.
Quer comer algo tradicional? Então prove o tiramissù, doce conhecido mundialmente e que foi inventado nessa linda cidade. Mas se antes disso você quer algo salgado, prove a mozzarella in carozza, um tipo de muçarela frita recheada com presunto, você encontra essa delícia na Osteria dalla Gigia, na Via barbearia, 20.
Treviso é um encanto, possui muitos palácios, igrejas e praças lindíssimas e está a apenas 30 km de Veneza e a 50 km de Padova, um bate e volta vale a pena! Além disso, é porta de entrada para as colinas do prosecco e a estrada dos vinhos do Piave, se você é amante de vinho, você tem a obrigação de conhecer esta região.
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.