Pois bem, você chegou na Itália, já registrou sua residência, o vigile passou (espero que tenha comemorado com uma garrafa de vinho), e seus documentos já foram protocolados junto ao “Stato Civile” do Comune. Portanto, agora é só esperar para a tão sonhada cidadania italiana sair. E aí você decide “fare um giro” pela Itália e conhecer alguns lugares.
Uma das opções que você tem, é viajar de trem, mas quando vale a pena utiliza-lo e não usar um carro? Vale a pena quando você vai para cidades mais turísticas ou grandes centros urbanos, agora, se você gosta de ir parando pela estrada, pra observar a paisagem e parar em cidadezinhas, aí a melhor opção é o carro.
Além disso, em algumas regiões do sul do país, o trem não é o mais indicado, o melhor é o carro ou o ônibus.
Mas vamos aos trens, que é pra isso que estou escrevendo esse post hoje!
PASSAGENS: COMO, QUANDO, ONDE COMPRAR
Os trens italianos têm vários tipos, entre eles o Frecciarossa (os mais velozes e que ligam as cidades mais turísticas), o Intercity (que liga várias cidades do país, porém é mais lento), e o Regionale (circulam dentro de uma mesma região e conectam cidades vizinhas).
Se você vai para as cidades mais turísticas, deve comprar seu bilhete com antecedência, porque, assim como uma passagem de avião, quanto antes você comprar, mais barato você vai pagar. Além disso, as operadoras (Italo e Trenitalia), fazem promoções, por isso, cadastre-se na newsletter e sempre verifique os sites.
Para quem tem filhos pequenos, muitas vezes é possível comprar passagem onde as crianças viajam de graça (bimbi gratis), fiquem atentos!
Os trechos dos trens Freccia e Intercity costumam ser colocados à venda de 120 a 90 dias de antecedência da data da viagem, já o Regionale é vendido a partir de 7 dias antes, a tarifa do Regionale não varia e ele faz várias paradas.
Os trens regionais, você pode deixar para comprar na própria estação (eu fiz isso quando estava em Florença e fui para Lucca e Pistoia, comprei na hora, tanto na ida quanto na volta).
Para comprar as passagens dos Freccia e Intercity na internet, recomendo comprar no site da própria Trenitalia, da Italo ou no Raileurope (que é uma empresa que vende passagens de trem pela Europa toda e o site é em português. Você pagará um pouco mais caro do que nos sites das cias, porque eles cobram uma taxa pelo serviço deles).
Não só para a Itália, mas para outros países já utilizei os serviços da Raileurope e recomendo, já até comprei passagem com muita antecedência e recebi o bilhete em casa, é uma ótima opção para quem está se organizando e gosta de viajar com tudo certo na mão.
Nos sites da Trenitalia e da Italo, você comprará a passagem online e deverá imprimi-la, nesses casos, não é preciso validar o bilhete na estação. Atenção! Somente nesse caso você não precisa validar o bilhete, mas caso o adquira no autoatendimento ou na bilheteria, você DEVE VALIDA-LO!
COMO COMPRAR UMA PASSAGEM NAS MÁQUINAS DE AUTOATENDIMENTO
Como eu disse, os trens regionais, você pode deixar para comprar na hora da sua viagem, ou com algumas horas, ou poucos dias de antecedência, e para isso, você pode usar as várias máquinas de autoatendimento espalhadas pelas estações de trem.
Coloco duas fotos de duas máquinas diferentes, mas que servem para a mesma coisa. Uma dica muito importante aqui, não aceite ajuda de ninguém para comprar seu bilhete, você está em dúvida do que fazer, vá até a bilheteria e compre lá, isso porque muitos espertinhos querem te ajudar, para que ao final da compra, você dê um dinheirinho para eles, ou, pelo menos, as moedas de troco.
Mas como entender o que está escrito na tela? Muitas dessas máquinas te darão opção de línguas, mas raramente (eu nunca achei uma) terá português, por isso, ou você faz em italiano, ou em inglês.
Se fizer em italiano, lá vão algumas dicas:
VALIDE SEU BILHETE!!!!
Isso é muito sério, não tente dar uma de espertinho e entrar no trem sem comprar passagem, nem comprar passagem e não valida-la, você tomará uma multa bem pesada e você não está rico pra jogar euro fora por uma coisa simples, não é mesmo? Fora que você estará violando as regras do país.
Como eu disse, se você compra sua passagem online, não é preciso validar, basta estar com ela e com o e-mail de confirmação de compra e apresenta-los para o fiscal do trem, quando ele aparecer.
Caso você tenha comprado direto na estação, você TEM que validar essa passagem. No meu texto sobre Roma , já expliquei sobre isso, mas explico novamente.
Em toda a estação você verá máquinas como as das fotos abaixo, que servem para validar seu bilhete, você vai encontra-las na plataforma, do lado das máquinas de compra de bilhete, enfim, espalhadas por toda a estação e é por isso que não dá pra ter a cara de pau de dizer que não achou a máquina pra validar o tíquete.
Sempre antes de embarcar, valide o tíquete e o apresente quando for requisitado pelo fiscal do trem.
OUTRAS DICAS ÚTEIS:
PRINCIPAIS ESTAÇÕES DE TREM
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.