Depois que você concluir seu processo de cidadania italiana e estiver feliz da vida com seu passaporte vermelho em mãos, você decidirá onde vai morar, certo? Pode ser que você decida não morar na Itália e sim em qualquer outro país. Como você é cidadão italiano e morará no exterior, você precisa se inscrever no AIRE do consulado de onde residir.
AIRE é uma sigla que quer dizer Anagrafe italiani residente all’esteri, traduzindo: registro dos italianos residentes no exterior. Ele serve para que o governo italiano saiba quem são os italianos que moram em outro país que não a Itália e é importante mantê-lo atualizado para que você continue tendo seus direitos e deveres preservados. Ele é um direito/dever de todo cidadão italiano, que vem descrito na lei 470 de 1988, no artigo 6 e constitui um pressuposto para usufruir de uma série de serviços fornecidos pelas representações consulares italianas no exterior, entre eles:
Sem o AIRE atualizado, você perde a oportunidade de ter esses serviços disponíveis.
QUEM DEVE SE INSCREVER NO AIRE?
Os cidadãos italianos que transferiram sua residência para qualquer outro país que não a Itália.
E COMO DEVO FAZER?
Você deve buscar informações junto ao site do consulado da região onde você mora para saber como eles fazem a inscrição.
Por exemplo, no Consulado de São Paulo existem duas modalidades de inscrição no AIRE distintas, quais sejam:
Os exemplos dados acima servem apenas para o Consulado de São Paulo, ok? Se você reside em outro local e precisa regularizar seu AIRE, procure as informações no site do Consulado da região de sua residência.
Resumindo, o AIRE nada mais é do que manter a Itália sabendo onde você está morando para que o governo possa te orientar e te ajudar nas necessidades que um cidadão italiano possa ter. Por isso, atualize seu AIRE e fique tranquilo!
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.