O QUE É O AIRE? PRA QUE SERVE?

GÊNOVA
12/04/2018
O que é o Apostilamento e a Convenção de Haia?
03/05/2018
Mostrar Tudo

O QUE É O AIRE? PRA QUE SERVE?

Depois que você concluir seu processo de cidadania italiana e estiver feliz da vida com seu passaporte vermelho em mãos, você decidirá onde vai morar, certo? Pode ser que você decida não morar na Itália e sim em qualquer outro país. Como você é cidadão italiano e morará no exterior, você precisa se inscrever no AIRE do consulado de onde residir.

AIRE é uma sigla que quer dizer Anagrafe italiani residente all’esteri,  traduzindo: registro dos italianos residentes no exterior. Ele serve para que o governo italiano saiba quem são os italianos que moram em outro país que não a Itália e é importante mantê-lo atualizado para que você continue tendo seus direitos e deveres preservados. Ele é um direito/dever de todo cidadão italiano, que vem descrito na lei 470 de 1988, no artigo 6 e constitui um pressuposto para usufruir de uma série de serviços fornecidos pelas representações consulares italianas no exterior, entre eles:

  • A possibilidade de votar;
  • Obter a renovação de seus documentos italianos;
  • O consulado saberá onde você reside e poderá te ajudar quando necessário;
  • Você pode casar no consulado;
  • Pode pedir a transcrição de registro civil de seus filhos menores, ou se você já for casado, a transcrição de seu casamento;

Sem o AIRE atualizado, você perde a oportunidade de ter esses serviços disponíveis.

QUEM DEVE SE INSCREVER NO AIRE?
Os cidadãos italianos que transferiram sua residência para qualquer outro país que não a Itália.

E COMO DEVO FAZER?
Você deve buscar informações junto ao site do consulado da região onde você mora para saber como eles fazem a inscrição.
Por exemplo, no Consulado de São Paulo existem duas modalidades de inscrição no AIRE distintas, quais sejam:

  • Primeira inscrição no AIRE: Você fez seu processo de cidadania italiana e estava, obviamente, morando na Itália, portanto, não estava morando no exterior. Quando você vier morar em São Paulo, precisará fazer a sua primeira inscrição no AIRE, que se dá eletronicamente, entrando no portal Fast It. (Todas as instruções para primeira inscrição no AIRE no Consulado de São Paulo estão aqui).
  • Recadastramento: Seu processo de cidadania italiana foi feito através do Consulado de São Paulo, portanto, seu endereço cadastrado é brasileiro, mas por algum motivo particular, você mudou de endereço, ou seja, você já tinha seu endereço cadastrado no Consulado de São Paulo, mas mudou-se, deve, então, enviar os documentos necessários via e-mail ou carta.
    Este recadastramento engloba todas aquelas pessoas que já tinham seu endereço cadastrado no Consulado de São Paulo, mas que mudaram de residência dentro da competência deste mesmo Consulado.
    Para saber a documentação necessária ao recadastramento no Consulado de São Paulo, clique aqui.

Os exemplos dados acima servem apenas para o Consulado de São Paulo, ok? Se você reside em outro local e precisa regularizar seu AIRE, procure as informações no site do Consulado da região de sua residência.

Resumindo, o AIRE nada mais é do que manter a Itália sabendo onde você está morando para que o governo possa te orientar e te ajudar nas necessidades que um cidadão italiano possa ter. Por isso, atualize seu AIRE e fique tranquilo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 11 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta