COMO ESTUDAR EM PORTUGAL DE GRAÇA?

PORTUGAL: VISTO DE RESIDÊNCIA PARA INVESTIMENTO E PARA APOSENTADOS OU TITULARES DE RENDIMENTOS.
21/03/2019
VICENZA O QUE CONHECER
11/04/2019
Mostrar Tudo

COMO ESTUDAR EM PORTUGAL DE GRAÇA?

O sistema educacional português é reconhecido mundialmente, o que faz muitas pessoas procurarem oportunidade de se formarem por lá, além, claro, da facilidade da língua.

As bolsas de estudo são concedidas conforme a necessidade, o mérito ou o perfil, ou seja, uma pessoa pode ter uma bolsa de estudos devido ao fato de ter uma renda baixa (necessidade), uma outra por ter um diferencial acadêmico ou um ótimo aproveitamento do curso (mérito), e a terceira opção é ter um perfil que a universidade queira aumentar no seu quadro em algum curso específico (perfil).

Quais universidades concedem bolsas de estudo?

  • Universidade de Coimbra;
  • Universidade de Algarve;
  • Universidade de Aveiro;
  • Instituto Politécnico de Leiria;
  • Instituto Politécnico de Beja;
  • Instituto Politécnico do Porto;
  • Instituto Politécnico de Coimbra;
  • Universidade de Lisboa;
  • Universidade do Porto.

Você pode acessar o site das próprias universidades para buscar maiores informações e também nos sites Estudar fora e Universia é possível ter maiores informações.

Não somente as universidades listadas acima oferecem bolsas, outras podem oferecer também, pesquise.

Pelas universidades brasileiras eu consigo bolsa?

Isso depende da instituição que você estuda. Algumas faculdades particulares possuem programas com universidades portuguesas, mas é preciso que você se informe diretamente na sua faculdade.

Já algumas faculdades públicas brasileiras, como a USP, UNESP, UNB, UFSCAR, UNICAMP, UFRJ, UFMG, possuem programas onde o aluno pode fazer a chamada “graduação-sanduíche”, que nada mais é a possibilidade do aluno estudar um semestre, ou bimestre (depende do programa), em Portugal de graça.

Se informe na sua universidade para verificar a possibilidade de poder estudar em Portugal e se é possível ter bolsa de estudo.

O que é necessário para estudar de graça em Portugal?

Primeiro, pesquise a universidade que mais se encaixa no seu perfil e verifique os requisitos para bolsa, algumas das exigências são similares, tais como, ter notas boas no seu histórico escolar, na maioria das vezes, não inferior a 7; saber idiomas, ter atividades extracurriculares que acrescentem na sua formação.

O importante é que você leia com cuidado os editais de bolsa, tenha um currículo no modelo Europass, uma carta de motivação (carta de apresentação) bem escrita, onde você se apresente, conte suas experiências, formação e o motivo que o levou a se candidatar à bolsa de estudos.

Existem instituições que também oferecem bolsas?

Sim! Lembre-se, você deve pesquisar e ler com muito cuidado os editais!

  • Bolsas Erasmus – concedidas a cidadãos europeus (alô você que tem cidadania portuguesa, cidadania italiana ou outra cidadania européia!) ou extracomunitários, sendo que o processo seletivo varia de acordo com a universidade de que você escolher. Entre no site da Erasmus e verifique o que mais se encaixa no seu perfil. Nesta plataforma, você pode estudar não só em Portugal, como em outros países da Europa, como Espanha, Alemanha, Noruega, etc.
    Na Bolsas Erasmus, é preciso proficiência em inglês, possuir gradução completa a pelo menos 5 anos, não morar na Europa há mais de 15 meses até iniciar o curso.
  • Consulado Geral de Portugal – A mais popular no Brasil, onde você apresentará um formulário (CAPES) para se candidatar a doutorado, doutorado-sanduíche, pesquisa pós-doutorado, estágio sênior, entre outros programas, que sempre devem estar acompanhados de um projeto e uma carta que comprove que alguma instituição portuguesa aceite orientar o trabalho em Portugal.
  • Santander Universidades – bolsas para formação acadêmica, empreendedorismo e científicas. Para participar é importante verificar se sua universidade faz parte do programa. Você pode fazer isso através do app Santander Universitário.
  • Fundação para Ciência e a Tecnologia – todos os anos são realizados concursos para envio de projetos que serão selecionados  e aprovados para doutorado.

Consigo utilizar a minha nota do ENEM para estudar em Portugal de graça?

Sim, é possível utilizar a nota do ENEM para estudar de graça em Portugal, a única restrição é para os estudantes de medicina que não podem se valer dessa nota.

Mais de 30 universidades portuguesas aceitam a nota do ENEM para auxiliar brasileiros a ingressas em seus quadros, no site do INEP, você encontra a lista completa dessas universidades.

Mas atenção! Para poder se valer da nota do ENEM, o candidato não pode ter dupla nacionalidade européia!

Cada instituição tem sua forma de aproveitar essa nota, por isso, consulte a universidade que você pretende cursar, pois algumas podem exigir alguma prova especial.

A dica continua, sempre leia com atenção o edital do curso que te interessa.

A nota mínima do ENEM a ser aproveitada, muda de universidade para universidade, sendo que na maioria das vezes, é de 500 pontos. No edital de cada curso estará especificado.

Para estudar nestes moldes, é preciso que o candidato tenha visto de estudante.

As vantagens de se estudar em Portugal são muitas, você terá um currículo diferenciado, poderá conhecer pessoas diferentes, contatos com outras culturas, e pode te gerar emprego não só no Brasil ou em Portugal, mas em outros lugares do mundo. É uma experiência não só para sua vida acadêmica, mas também para sua vida pessoal trazendo amadurecimento e uma visão de mundo melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta