GÊNOVA

CIDADANIA ITALIANA TRENTINA EXISTE ESPERANÇA?
05/04/2018
O QUE É O AIRE? PRA QUE SERVE?
26/04/2018
Mostrar Tudo

GÊNOVA

Se você está buscando a sua cidadania italiana, é bem provável que você tenha escutado falar da cidade de Gênova, afinal, a maioria dos imigrantes embarcou no porto de Gênova com destino ao Brasil. Além disso, você deve conhecer o genovês mais famoso, Cristóvão Colombo.

Gênova não é uma cidade que faz parte do famoso roteiro turístico da Itália, mas é uma cidade linda e vale a pena a visita.

Localizada na Ligúria, continua sendo um importante porto, tendo sua origem, mais ou menos, no século IV a.C., remontando aos gregos e posteriormente usada como base pelos Romanos durante a guerra com a Ligúria.

No século XI torna-se uma república marítima, governada por cônsules e que se uniu à Pisa para expulsar os muçulmanos de Córsega e Sardenha.

No século XII, os mercadores genoveses enriqueceram com o transporte de mercadorias do chamado Médio Oriente, tais como especiarias, seda e pedras preciosas.

Entre batalhas no século XIII e XIV, perdendo territórios e vendo seu declínio militar, o poder financeiro de Gênova conseguiu se sustentar até o século XVII, quando se viu em declínio total e submissão à França até meados de 1800.

Com a unificação da Itália em 1861, e o rápido crescimento industrial do norte do país, Gênova voltou a ser o maior porto marítimo da Itália.

Hoje, possui mais de 40 palácios reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, os mais conhecidos como “Palazzi dei Rolli”.

COMO CHEGAR?

A melhor opção é de trem, apesar de possuir aeroporto, ele fica meio distante e é preciso pegar um ônibus (o Vola bus) ou um táxi até o centro da cidade.

Se escolher o trem, dê preferência para descer na estação Genova Brignole.

O QUE CONHECER?

PIAZZA FERRARI

Bem no centro histórico, nessa praça você encontrará eventos musicais, se estiver rolando algum jogo de futebol, provavelmente você verá grupos de pessoas assistindo jogos por ali, enfim, é uma praça bonita e que você pode ficar ali “vendo a banda passar”.

Eu sempre recomendo andanças a pé pelas cidades e aqui não poderia ser diferente, principalmente porque em Gênova as ruelas e becos são lindas (e medievais) e se torna um passeio maravilhoso e a Piazza Ferrari é um ótimo lugar pra começar a caminhar.

CHIESA DEL GESÚ
Igreja lindíssima, construída entre 1589 e 1606.

O destaque aqui é para um Rubens, datado de 1605, então, se você gosta de arte, vale a visita e encher os olhos ao ver o quadro Cinrconcisione de Pieter Paul Rubens, um dos mestres do Barroco.

PORTO ANTICO

Ótimo lugar pra caminhar e se perder pelo caminho.

Tem uma vista linda, cheio de restaurantes e atrações.
Pra quem gosta de patinar, lá tem uma pista de patinação no gelo que fica aberta o ano todo (mais precisamente na Piazza delle Feste).

É aqui que se encontra a biosfera, que é uma estufa de vidro com plantas, flores e animais típicos de ambientes tropicais. É diferente de se ver e bonito.
O aquário de Genova é bem conhecido e um dos mais importantes da Europa, são mais de 10 mil tipos de animais e 70 tanques. Estando por ali, vale a pena a visita.

Ainda no porto, pra quem não tem medo de altura, vá no Bigo, o elevador panorâmico que te dá uma visão 360º do Porto Antico e arredores.

LA LANTERNA DI GENOVA

Símbolo da cidade, reconstruída em 1543, com altura de 76 metros, e a 117 metros do nível do mar, pode ser visitada se você tiver fôlego, são 172 degraus, mas a vista vale a pena!

É o farol mais alto do Mediterrâneo e o segundo da Europa.

GALATA MUSEO DEL MARE
Falar de Gênova e não falar de mar é algo impossível, então, se você quer saber mais sobre a história da cidade, recomendo a visita! Lá você encontrará submarinos, navios, barcos e muitas coisas incríveis.
Lá, inclusive, existe uma seção dedicada aos imigrantes italianos, eles possuem um grande acervo de cartas, diários, fotografias e é muito bonito de se ver. Pra quem é descendente de italianos, é emocionante.

STRADE NUOVE E PALAZZI DEI ROLLI

Falei sobre esses palácios bem rapidamente lá em cima, vamos a eles.

Strade Nuove é o conjunto das ruas Via Garibaldi, Via Cairoli e Via Balbi, nelas está localizado o complexo de palácios conhecidos como Palazzi dei Rolli.

A nobreza genovesa construiu esses palácios de grande esplendor.

Uma curiosidade sobre esses palácios e a nobreza local: em 1576 foi promulgado um decreto do Senado, onde, além de reconhecer o valor daqueles palácios, obrigava os proprietários a hospedarem visitantes nobres, e funcionava da seguinte maneira, quanto mais alto o grau de nobreza da pessoa a ser hospedada, mais rica e mais suntuoso deveria ser o palácio que receberia a ilustre visita.

Esses palácios ainda são propriedade privada, alguns abrigam bancos,  por exemplo, e alguns podem ser visitados por visita guiada promovida pelo Comune, as visitas em 2018 acontecem em maio e outubro.

Você não estará por lá neste período? Dê uma olhada no site rolliestradenuove.it e mate a curiosidade.

CATTEDRALE DI SAN LORENZO
Principal igreja da cidade , construída entre os séculos V e VI.
Sofreu um incêndio em 1296 e teve parte restaurada e outra reconstruída, entre 1307 e 1312 foi completada a fachada e as colunas internas foram refeitas, preservando a estrutura romana. Várias capelas e altares foram construídas entre o século XIV e o XV, de onde se destaca a capela que guarda as cinzas de São João Batista, do lado esquerdo da nave.

PALAZZO DUCALE

Perto da Catedral de S. Lorenzo, se encontra esse palácio, sede dos Doges da cidade de Genova a partir de 1339.

Parte da construção medieval ainda é visível, sendo que do século XIV ao XV, ele foi progressivamente ampliado para ser mais adequado à importância da nova República oligárquica da época.

Em 1777 um grave incêndio destrói algumas partes do palácio, que ao longo dos anos seguintes é reconstruído.

Hoje abriga várias mostras, principalmente de artistas modernos, como Picasso, por exemplo.

PORTA SOPRANA (TORRE DI S. ANDREA)

Foi uma das portas de entrada da cidade e é uma das principais construções medievais da Ligúria.

Foi restaurada para ter o mesmo aspecto da época em que foi construída.

É possível subir na torre e se ter uma vista panorâmica da cidade.

VILLA DEL PRINCIPE

Esse palácio maravilhoso está do lado oposto de todos os outros lugares a serem visitados, mas é de uma beleza, que vale a pena.

Não só o palácio vale a pena a visita, que sempre tem mostras interessantes, mas também pelos jardins.

Genova é uma cidade surpreendente e de lá você ainda pode fazer um day trip pra Cinque Terre, Portofino ou a lindíssima praia de Camogli.

Não perca a oportunidade e surpreenda-se com Genova!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − seis =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta