GUIMARÃES – PORTUGAL

Quais os documentos para reconhecimento da cidadania portuguesa?
04/03/2021
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels
Pesquisa e busca de certidão tem diferença?
25/03/2021
Mostrar Tudo

GUIMARÃES – PORTUGAL

Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, no Norte de Portugal.
É uma cidade histórica que teve papel crucial na formação de Portugal, palco da Batalha de São Mamede, que ocorreu em 24 de junho de 1128, onde o condado acabou nas mãos do infante Afonso Henriques e seus partidários, sendo apelidado de “Cidade Berço” por aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense. Portanto, historicamente, é associada à fundação e identidade Portuguesa.
O centro histórico é Patrimônio Mundial da Unesco desde 2001 e pelo peso histórico que possui, conhecer suas ruas e monumentos é respirar história.
O QUE CONHECER?
  1. CASTELO GUIMARÃES
Construído no século X por ordem da Condessa Mumadona Dias, a mais rica e poderosa viúva do condado , ele é um dos marcos da fundação de Portugal. Com mais de mil anos sofreu muitas modificações, claro. É um castelo bonito e imponente e pode se visitar a torre central e suas muralhas.
  1. IGREJA DE SÃO MIGUEL
Essa igreja simples, feita toda de pedra é importante, pois acredita-se que Dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, tenha sido batizado aqui. No seu subterrâneo é possível visitar sepulturas de guerreiros da época da independência de Portugal.
  1. PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA
Esse Palácio construído no século XV por Dom Afonso, filho de Dom João I, foi residência por um curto período de tempo , sendo abandonado progressivamente até o século XX. Hoje, ele abriga uma coleção de obras de arte dos séculos XVII e XVIII.
  1. LARGO DA OLIVERIA
Vá caminhando pelas ruas estreitas, se deixando levar por elas até chegar no Largo da Oliveira, essa praça medieval onde a Vila de Guimarães floresceu. Aqui é possível fazer uma pausa para um café ou almoço.
  1. PRAÇA DE SÃO TIAGO E RUA DE SANTA MARIA
Bem perto do Lardo da Oliveira, você chega a esta charmosa praça, dela, você acessa uma das ruas mais antigas da cidade, da época do antigo condado Portucalense, que ligava o castelo ao antigo mosteiro de Santa Maria.
  1. IGREJA NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA
No Largo da Oliveira, visite esta igreja com um interior muito bonito, para quem gosta de arte sacra é um atrativo incrível.
  1. IGREJA DE SÃO FRANCISCO
Um igreja lindíssima, erguida em 1400, erguida sobre o antigo convento franciscano do século XII. A estrutura externa da cúpula é em estilo gótico e seu interior tem decoração mais rewcente, repleta de azulejos portugueses.
  1. LARGO DO TOURAL
É o coração da cidade, onde as pessoas se encontram para conversar, passar o tempo. Séculos atrás ficava fora dos muros de Guimarães e era o local onde se realizavam feiras, principalmente de venda de gado, daí seu nome.
  1. IGREJA NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E PRAÇA DA REPÚBLICA DO BRASIL
Não deixe de visitar, essa praça tem um jardim lindo, repleto de flores. Lá perto, você pode visitar o que sobrou dos muros da cidade medieval.
  1. MUSEU ALBERTO SAMPAIO
Mais uma dica para amantes de arte sacra. Este museu abriga uma exposição permanente de arte sacra de várias igrejas de Guimarães, do período Medieva ao renascentista. Ele fica ao lado da muralha, pero da Praça da República.]
COMO CHEGAR?
É possível chegar de trem, ônibus ou carro.
A partir do Porto, de trem ou ônibus, é aproximadamente 1 hora de viagem.
Estando na região, faça um bate e volta no berço de Portugal, com certeza será um passeio inesquecível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + doze =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta