A maioria das pessoas que está em busca da cidadania portuguesa, assim como os descendentes de italianos, querem sempre conhecer o país que lhes deu origem, por isso, hoje vamos falar da segunda maior cidade de Portugal e uma das maiores áreas urbanas da Península Ibérica.
Porto é uma das cidades mais antigas da Europa e patrimônio da Unesco desde 1996. Foi fundada em torno de 330 a.C. e os celtas o primeiro povo a habitar a região.
Durante a ocupação romana na Península Ibérica, a cidade teve um desenvolvimento comercial muito grande e na Era Cristã se desenvolveu mais ainda.
Ficou sobre a dominação moura até meados de 711 d.C e em 868 voltou ao domínio cristão pelo rei Léon da Galícia, nesse período, foi conhecida pelo nome Portus Cale, que mais tarde acabou dando o nome do país Portucale (hoje, modernamente, Portugal).
A cidade do Porto foi o local do casamento de João I e Philippa de Lancaster, que simbolizou uma aliança militar entre Portugal e Inglaterra, sendo essa conhecida como a aliança militar mais antiga do continente europeu.
COMO CHEGAR?
Não faça bate e volta de Lisboa, Porto é uma cidade muito charmosa que merece, pelo menos, 2 dias inteiros de visita.
Há vôos direto do Brasil e de outros locais da Europa, de Lisboa, a melhor opção é o trem, uma viagem de 3 horas, mais ou menos, mas existe a opção de ônibus (mais ou menos 4 horas) e carro, claro.
Se optar pelo aéreo, você pode chegar ao centro de metrô através da linha E, pegando a direção da estação Estádio do Dragão.
ONDE FICAR?
A melhor área para se hospedar é entre a Avenida dos Aliados e a Torre dos Clérigos, nessa região você consegue aproveitar para fazer a maioria dos passeios a pé.
O QUE CONHECER?
- TORRE DOS CLÉRIGOS
Um dos monumentos mais emblemáticos (e o mais alto) do Porto, de autoria de Nicolau Nasoni, o mais conceituado arquiteto do período barroco do norte de Portugal. Suba os 240 degraus e perca seu fôlego com a vista incrível.
- LIVRARIA LELLO E IRMÃO
Se você é Potterhead, a parada aqui é obrigatória, pois a escadaria dessa livraria serviu de inspiração para J. K. Rowling descrever a livraria do livro, a Floreios e Borrões.
Mesmo se você não for fã de Harry Potter, a visita vale muito a pena, porque essa livraria é lindíssima, tendo sido considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo. Seu interior em madeira, estilo Art Nouveau, tem uma escadaria em estilo neo-gótico que leva o apelido de flor exótica.
- AVENIDA DOS ALIADOS
Eixo principal do centro histórico, onde está o edifício da Câmara Municipal e a zona comercial mais tradicional da cidade.
Aqui está localizado o Café Majestic que é de visita obrigatória, inspirado na Belle Époque francesa.
- ESTAÇÃO SÃO BENTO
Esta estação de trem no centro da cidade vale a pena ser visitada, é um lugar lindo, todo decorado com azulejos portugueses que ilustram cenas cotidianas da vida portuguesa.
- PALÁCIO DA BOLSA
Edifício do século XIX, que demorou 70 anos para ser construído. É o símbolo comercial da cidade e abriga o Viniportugal, um lugar onde é possível degustar vinhos de várias regiões do país.
O salão árabe é o mais bonito de todos os salões deste palácio, é o local onde são recebidos os chefes-de-estado que visitam a cidade. É uma verdadeira viagem no tempo, com salas incrivelmente lindas, uma escadaria maravilhosa e o pátio das nações que também vale a visita.
- SÉ DO PORTO
Principal igreja e patrimônio mundial, construída no séc. XII, vale a pena a visita, principalmente para conhecer o claustro que é coberto por azulejos. Do terreiro você tem uma vista incrível do Douro.
- IGREJA DO CARMO
Adornada por azulejos que recontam a história da fundação da Ordem Carmelita.
- PONTE D. LUIZ I
Projetada por um discípulo de Gustav Eiffel e construída em 1881, esta ponte de estrutura metálica, é a ligação entre Porto e Vila Nova de Gaia.
Contemple a vista de labirinto de casinhas entre o Porto e Gaia.
Não deixe de visitar o Mosteiro da Serra do Pilar quando terminar a travessia, de lá você terá a melhor vista para o Douro.
- IGREJA DE SÃO FRANCISCO
Principal construção gótica da cidade, com interior lindo, estilo barroco, que é todo dourado.
- CAVES DE VINHO DO PORTO
Esse passeio você não pode deixar de fazer, vá até a Vila Nova de Gaia (local de maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo) e visite uma cave para entender todo o processo de produção do vinho do Porto e terminar degustando essa delícia.
Os tours mais famosos são as caves Sandeman, Burmester, Além, Croft, Ferreira, Offley, Taylor’s e Graham’s.
- CASA DA MÚSICA
Um ícone do Porto moderno. Aproveite para ver a programação e curtir algum concerto.
- MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA FUNDAÇÃO SERRALVES
A casa típica dos anos 30 de arquitetura Art Déco tem um jardim belíssimo que vale se perder. Veja a programação, pois é um local onde são feitos muitos eventos culturais, como o Serralves em Festa.
Não deixe de conhecer a biblioteca com suas lâmpadas azuis gigantes.
- MERCADO DO BOLHÃO
Mercado tradicional no centro da cidade com suas vendas autênticas e vendedores que anunciam seus produtos sem parar. Além das vendas, existem restaurantes muito bons e simples.
- MERCADO BOM SUCESSO
Tem barquinhas vendendo pratos típicos portugueses. Se você gosta de experimentar um pouquinho de tudo, vale muito a pena.
- ANDAR PELA RUA DE SANTA CATARINA
Gosta de compras? Nesta rua você estará no lugar certo, é a rua mais tradicional de comércio da cidade. Além disso, em uma das esquinas está a Capela das Almas, que é de parada obrigatória por ser coberta de azulejos, uma jóia!
- QUINTA DE VILLAR D’ALLEN
Um lugar lindo no coração da cidade é a única Quinta sobrevivente do séc. XIX na cidade. É uma casa graciosa com um jardim cheio de camélias e lagos.
- IR DE NOITE NA RUA GALERIAS DE PARIS
Se você gosta de vida noturna, é aqui que você deve ir. A rua é cheia de bares e super animada.
- JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL;
O Palácio em si, hoje, serve como pavilhão de esportes, sendo que o original foi inspirado no Crystal Palace de Londres. Seus jardins são lindos e vale a pena a caminhada entre as fontes e esculturas que representam cada estação do ano.
- PASSEIO DE BARCO PELO RIO ATÉ A FOZ DO DOURO E O CAIS DA RIBEIRA
Vale a pena fazer este passeio, que você pode pegar no bairro Ribeira, cartão postal da cidade. Normalmente os passeios são feitos em embarcações chamadas “barcos rabelos”, típicas da região que transportavam o vinho do Porto da região do Douro até a cidade do Porto.
A praça da Ribeira é um ótimo local para se sentar e ver a vida passar, além disso, perca-se pelas ruas e aproveite esse lugar tão pitoresco.