Porto, o que conhecer?

Perco a Nacionalidade Brasileira quando reconheço a minha Cidadania Italiana ou minha Cidadania Portuguesa?
01/11/2019
Porque o cartório não achou a certidão que eu pedi? O que devo fazer?
22/11/2019
Mostrar Tudo

Porto, o que conhecer?

A maioria das pessoas que está em busca da cidadania portuguesa, assim como os descendentes de italianos, querem sempre conhecer o país que lhes deu origem, por isso, hoje vamos falar da segunda maior cidade de Portugal e uma das maiores áreas urbanas da Península Ibérica.

Porto é uma das cidades mais antigas da Europa e patrimônio da Unesco desde 1996. Foi fundada em torno de 330 a.C. e os celtas o primeiro povo a habitar a região.

Durante a ocupação romana na Península Ibérica, a cidade teve um desenvolvimento comercial muito grande e na Era Cristã se desenvolveu mais ainda.

Ficou sobre a dominação moura até meados de 711 d.C e em 868 voltou ao domínio cristão pelo rei Léon da Galícia, nesse período, foi conhecida pelo nome Portus Cale, que mais tarde acabou dando o nome do país Portucale (hoje, modernamente, Portugal).

A cidade do Porto foi o local do casamento de João I e Philippa de Lancaster, que simbolizou uma aliança militar entre Portugal e Inglaterra, sendo essa conhecida como a aliança militar mais antiga do continente europeu.

COMO CHEGAR?
Não faça bate e volta de Lisboa, Porto é uma cidade muito charmosa que merece, pelo menos, 2 dias inteiros de visita.

Há vôos direto do Brasil e de outros locais da Europa, de Lisboa, a melhor opção é o trem, uma viagem de 3 horas, mais ou menos, mas existe a opção de ônibus (mais ou menos 4 horas) e carro, claro.

Se optar pelo aéreo, você pode chegar ao centro de metrô através da linha E, pegando a direção da estação Estádio do Dragão.

ONDE FICAR?
A melhor área para se hospedar é entre a Avenida dos Aliados e a Torre dos Clérigos, nessa região você consegue aproveitar para fazer a maioria dos passeios a pé.

O QUE CONHECER?

  • TORRE DOS CLÉRIGOS
    Um dos monumentos mais emblemáticos (e o mais alto) do Porto, de autoria de Nicolau Nasoni, o mais conceituado arquiteto do período barroco do norte de Portugal. Suba os 240 degraus e perca seu fôlego com a vista incrível.

 

  • LIVRARIA LELLO E IRMÃO
    Se você é Potterhead, a parada aqui é obrigatória, pois a escadaria dessa livraria serviu de inspiração para J. K. Rowling descrever a livraria do livro, a Floreios e Borrões.
    Mesmo se você não for fã de Harry Potter, a visita vale muito a pena, porque essa livraria é lindíssima, tendo sido considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo. Seu interior em madeira, estilo Art Nouveau, tem uma escadaria em estilo neo-gótico que leva o apelido de flor exótica.

 

  • AVENIDA DOS ALIADOS
    Eixo principal do centro histórico, onde está o edifício da Câmara Municipal e a zona comercial mais tradicional da cidade.
    Aqui está localizado o Café Majestic que é de visita obrigatória, inspirado na Belle Époque francesa.

 

  • ESTAÇÃO SÃO BENTO
    Esta estação de trem no centro da cidade vale a pena ser visitada, é um lugar lindo, todo decorado com azulejos portugueses que ilustram cenas cotidianas da vida portuguesa.

 

  • PALÁCIO DA BOLSA
    Edifício do século XIX, que demorou 70 anos para ser construído. É o símbolo comercial da cidade e abriga o Viniportugal, um lugar onde é possível degustar vinhos de várias regiões do país.
    O salão árabe é o mais bonito de todos os salões deste palácio, é o local onde são recebidos os chefes-de-estado que visitam a cidade. É uma verdadeira viagem no tempo, com salas incrivelmente lindas, uma escadaria maravilhosa e o pátio das nações que também vale a visita.

 

  • SÉ DO PORTO
    Principal igreja e patrimônio mundial, construída no séc. XII, vale a pena a visita, principalmente para conhecer o claustro que é coberto por azulejos. Do terreiro você tem uma vista incrível  do Douro.

 

  • IGREJA DO CARMO
    Adornada por azulejos que recontam a história da fundação da Ordem Carmelita.

 

  • PONTE D. LUIZ I
    Projetada por um discípulo de Gustav Eiffel e construída em 1881, esta ponte de estrutura metálica, é a ligação entre Porto e Vila Nova de Gaia.
    Contemple a vista de labirinto de casinhas entre o Porto e Gaia.
    Não deixe de visitar o Mosteiro da Serra do Pilar quando terminar a travessia, de lá você terá a melhor vista para o Douro.

 

  • IGREJA DE SÃO FRANCISCO
    Principal construção gótica da cidade, com interior lindo, estilo barroco, que é todo dourado.

 

  • CAVES DE VINHO DO PORTO
    Esse passeio você não pode deixar de fazer, vá até a Vila Nova de Gaia (local de maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo) e visite uma cave para entender todo o processo de produção do vinho do Porto e terminar degustando essa delícia.
    Os tours mais famosos são as caves Sandeman, Burmester, Além, Croft, Ferreira, Offley, Taylor’s e Graham’s.

 

  • CASA DA MÚSICA
    Um ícone do Porto moderno. Aproveite para ver a programação e curtir algum concerto.

 

  • MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA FUNDAÇÃO SERRALVES
    A casa típica dos anos 30 de arquitetura Art Déco tem um jardim belíssimo que vale se perder. Veja a programação, pois é um local onde são feitos muitos eventos culturais, como o Serralves em Festa.
    Não deixe de conhecer a biblioteca com suas lâmpadas azuis gigantes.

 

  • MERCADO DO BOLHÃO
    Mercado tradicional no centro da cidade com suas vendas autênticas e vendedores que anunciam seus produtos sem parar. Além das vendas, existem restaurantes muito bons e simples.

 

  • MERCADO BOM SUCESSO
    Tem barquinhas vendendo pratos típicos portugueses. Se você gosta de experimentar um pouquinho de tudo, vale muito a pena.

 

  • ANDAR PELA RUA DE SANTA CATARINA
    Gosta de compras? Nesta rua você estará no lugar certo, é a rua mais tradicional de comércio da cidade. Além disso, em uma das esquinas está a Capela das Almas, que é de parada obrigatória por ser coberta de azulejos, uma jóia!

 

  • QUINTA DE VILLAR D’ALLEN
    Um lugar lindo no coração da cidade é a única Quinta sobrevivente do séc. XIX na cidade. É uma casa graciosa com um jardim cheio de camélias e lagos.

 

  • IR DE NOITE NA RUA GALERIAS DE PARIS
    Se você gosta de vida noturna, é aqui que você deve ir. A rua é cheia de bares e super animada.

 

  • JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL;
    O Palácio em si, hoje, serve como pavilhão de esportes, sendo que o original foi inspirado no Crystal Palace de Londres. Seus jardins são lindos e vale a pena a caminhada entre as fontes e esculturas que representam cada estação do ano.

 

  • PASSEIO DE BARCO PELO RIO ATÉ A FOZ DO DOURO E O CAIS DA RIBEIRA
    Vale a pena fazer este passeio, que você pode pegar no bairro Ribeira, cartão postal da cidade. Normalmente os passeios são feitos em embarcações chamadas “barcos rabelos”, típicas da região que transportavam o vinho do Porto da região do Douro até a cidade do Porto.
    A praça da Ribeira é um ótimo local para se sentar e ver a vida passar, além disso, perca-se pelas ruas e aproveite esse lugar tão pitoresco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta