

Quando se fala em reconhecimento da cidadania italiana, você pode pensar que basta juntar documentos e entregá-los para que o direito seja reconhecido. Embora pareça simples, o processo exige o cumprimento de regras legais e cuidados para garantir sua segurança jurídica. Por isso, é importante entender como tudo funciona.
A seguir, apresento um guia passo a passo para que a sua documentação seja preparada de forma correta e completa:
O documento mais importante é a certidão de nascimento italiana do seu ancestral nascido na Itália. Esse documento é a chave para comprovar suas raízes italianas. Sem ele, não é possível prosseguir.
➡️ O que fazer: Encontrar a certidão de nascimento do seu antepassado italiano nato.
➡️ Por quê? Sem esse documento, não é possível começar o processo.
Pense no processo como montar um quebra-cabeça familiar. Você precisará dos seguintes documentos:
➡️ O que fazer: Juntar TODAS as certidões da sua família, em ordem:
Exemplo: Bisavô italiano → 2. Avô brasileiro → 3. Pai brasileiro → 4. Você.

Nesta fase, revisamos cada documento para confirmar que nomes, datas e outras informações estão corretas. Caso seja encontrado algum erro, identificaremos o que precisa ser ajustado antes de continuar o processo.
➡️ O que fazer: Verificar se todos os documentos estão certos (nomes, datas, etc.).
➡️ Como? Nós revisamos tudo e avisamos se precisar corrigir algo.
Se algum documento precisar ser corrigido, elaboraremos um relatório detalhado explicando:
Assim, você saberá exatamente o que deve ser feito, evitando gastos desnecessários. Caso seja necessário pedir a retificação via judicial, essa necessidade será avaliada somente depois de toda a documentação ter sido analisada.
➡️ Se encontrar erros: Te explicamos exatamente o que arrumar, como fazer e quanto custa.
➡️ Por quê? Para garantir que tudo esteja perfeito e seguro antes de seguir para a próxima fase.
Após a verificação e correção, os seus documentos serão preparados para serem usados no exterior:
➡️ O que fazer:

Por fim, o processo judicial na Itália é iniciado para que seu direito à cidadania seja oficialmente reconhecido. Essa etapa é fundamental para que você obtenha a segurança jurídica como cidadão ítalo-brasileiro.
➡️ O que fazer: Entrar com o processo na Justiça italiana para oficializar sua cidadania.
No dia 28/03/2025, um decreto anunciado pelo Ministro Tajani causou surpresa na comunidade, sendo que juristas, constitucionalistas e advogados que atuam no tema atestam ser um decreto inconstitucional*. Até o presente momento (em 02/04/2025), esse decreto ainda não foi convertido em lei, ele está em um período de 60 dias, e nesse tempo ele pode ser cancelado, alterado ou ser convertido em lei; com base nisso e após consultas com especialistas, informamos que, neste momento, o reconhecimento da cidadania italiana só pode ser feito via ação judicial. A jurisprudência italiana já garantiu esse direito a muitos descendentes de italianos, e é por isso que nosso escritório atua na defesa do seu direito.
Esse guia foi preparado para que você entenda cada etapa de forma clara e segura. Se houver dúvidas, nossa equipe está à disposição para esclarecer qualquer ponto.
*“Inconstitucional” significa que algo vai contra as regras mais importantes do país, que estão na Constituição. É como se uma lei estivesse desrespeitando o manual de regras básico que garante os direitos de todos.

Veridiana Petri
OAB/SP 348.682
OA 64073P
Advogada Brasil e Portugal, ítalo-brasileira, Especialista em Direito Internacional, Notarial, Registral e Relações Internacionais, especializada em cidadania italiana há 09 anos. Já ajudei mais de 1.500 clientes rumo ao reconhecimento bem-sucedido da cidadania italiana – cada história, um sonho realizado com segurança.
E-mail: veridianatuttoaposto@gmail.com
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.
