Pense comigo, na maior parte das vezes que temos que resolver alguma burocracia aqui no Brasil, precisamos apresentar um documento de identidade válido e atualizado. Na Itália, o reconhecimento da cidadania é burocrático, ou seja, é a mesma coisa, em outras palavras, os documentos precisam estar atualizados.
Mas meu primo já reconheceu a cidadania e eu quero aproveitar a documentação dele, não posso?
Você pode utilizar a documentação dele para emitir a sua documentação atualizada, ela servirá como guia para você.
As certidões devem estar atualizadas por questões de segurança jurídica, toda documentação para ter validade e segurança jurídica, tem que estar atualizada, ou seja, se você quer ter um procedimento de cidadania italiana seguro e com final positivo, a documentação deve estar atualizada. Se não estiver, será um risco que você está correndo e, sendo toda a jornada da cidadania cara e demorada, claro que você não quer perder tempo e muito menos dinheiro, por isso, tenha em mente que, o ideal é a documentação ter, no máximo, um ano de emissão, sendo o mais seguro e recomendado, ter 6 meses de emissão.
É o mesmo raciocínio quando temos que apresentar um documento aqui no Brasil, ele deve ser atualizado, o mesmo acontece na Itália.
Isso ajuda a afastar fraudes e mantém a sua boa-fé e segurança jurídica de seus documentos, por isso é importante você ter em mente que é importante atualizar as certidões, por mais que outras pessoas da sua família (sejam primos, irmãos, etc.) já tenham reconhecido a cidadania deles.
Aqui no Brasil, quando você vai, por exemplo, comprar um imóvel, você precisa entregar uma série de documentos, entre eles, a certidão de nascimento atualizada (se você for solteiro), ou a certidão de casamento (se você for casado), porque existem muitas consequências jurídicas relacionados ao seu estado civil das pessoas.
Ao entregar a sua documentação para o procedimento de reconhecimento de cidadania não é nada diferente, estamos lidando com cartórios na Itália também (os chamados Stato Civile), porque, por mais que o seu processo de cidadania italiana tenha sido judicial, a documentação apresentada no processo judicial, assim como no procedimento administrativo, vai completa para o Stato Civile italiano transcrever (no processo judicial de reconhecimento de cidadania italiana, ao final do processo judicial, a documentação vai para o Stato Civile para ser transcrita), sendo que, toda a vida civil da linhagem parental deve estar devidamente atualizada.
Além de tudo isso, e o mais importante, esta tem sido a exigência dos oficiais de Stato Civile, principalmente para quem vai reconhecer a cidadania italiana de forma administrativa (sendo residente na Itália), sem a documentação atualizada, o Oficial de Stato Civile não reconhecerá a sua cidadania, ele exigirá que você atualize toda a documentação.
Você não está investindo na sua cidadania italiana para não dar certo, não é mesmo? Por isso é importante que desde o começo você esteja sendo assessorado por profissional especializado, porque, assim, você terá a documentação correta para que você tenha um reconhecimento de cidadania italiana seguro e íntegro.
Não à toa são feitas análises na documentação, as análises são extremamente necessárias para que se verifique se a sua documentação é válida e se preenche todos os requisitos para o reconhecimento da cidadania italiana, que são muitos. Sendo cada documentação única, é necessário que cada jornada seja trabalhada como única pois, apesar de ter que se apresentar uma lista “fixa” de documentos, é indispensável que se verifique além da validade da documentação para protocolo do reconhecimento de cidadania italiana, se a cidadania foi passada de geração para geração, se existem informações que necessitem de retificação, entre outros detalhes que a análise da advogada especialista em cidadania italiana fará, com o objetivo que você tenha um atendimento personalizado, seguro e com êxito.
Entre em contato comigo através do e-mail veridianatuttoaposto@gmail.com, que será um prazer te atender!
Veridiana Petri
Advogada Ordem dos Advogados de São Paulo/Brasil 348.682
Advogada Ordem dos Advogados do Porto/Portugal A64073P
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.