ABASTECENDO O CARRO NA ITÁLIA (E TALVEZ NA EUROPA DE UM MODO GERAL)

LA SCARZUOLA
11/10/2018
COMO DIRIGIR NA ITÁLIA
25/10/2018
Mostrar Tudo

ABASTECENDO O CARRO NA ITÁLIA (E TALVEZ NA EUROPA DE UM MODO GERAL)

Abastecer o carro no Brasil é algo bem diferente do que na Itália, aqui no Brasil, você simplesmente ou entrega a sua chave para o frentista ou abre a tampa do reservatório de dentro do carro, e o moço faz o resto, você só paga e sai com seu tanque cheio. Pois é, na Itália não funciona bem assim, existe o frentista, mas ele trabalha dentro de um certo horário, antes e depois, somente self-service.

COMO FUNCIONA?

A forma mais comum de abastecer é o self service, que como o próprio nome diz, você mesmo abastece o seu carro. A outra forma, é com o auxílio do frentista, é um serviço mais caro, porque você paga para ele abastecer seu carro. Portanto, se você quer economizar alguns euros, use o serviço self service.

A maioria dos postos vai ter uma placa na frente das bombas. Como diferenciar? Simples, na de self service, vai estar escrito exatamente “self service”, “self” ou “fai da te” e na que o frentista atua vai estar escrito “servito”.

Passei pela situação de o frentista querer abastecer pra mim mesmo eu estando na bomba self service, eu agradeci e disse que eu mesma faria, ele não insistiu. Umas 3 vezes isso aconteceu, e nenhum deles insistiu, então, não tenham medo de dizer não caso eles venham querer ajudar e você não queira.

Uma diferença muito importante é entre diesel e a gasolina. A maioria dos carros lá é diesel, mas lembre-se de na hora de alugar perguntar qual é o tipo de combustível para não ter erro.

ATENÇÃO, CUIDADO PARA NÃO SE CONFUNDIR:

DIESEL = GASOLIO

GASOLINA = BENZINA

COMO ABASTECER?

É muito simples. Na primeira vez parece um bicho de sete cabeças, mas logo você percebe como é tranquilo de fazer.

Cada bomba tem um número (1,2,3,4, etc), você vê aquela que tem o tipo de combustível do seu carro, confere o número dela, depois você vai até o bancomat que fica entre as bombas, escolhe o número da bomba que você vai utilizar, escolhe quanto você quer colocar, se 10 euros, 20, encher o tanque (se quiser encher, escolha a palavra “pieno”), paga (com cartão ou dinheiro), e o bancomat, após o pagamento, vai liberar a bomba que você escolheu, aí é abastecer. O pagamento em dinheiro é como em máquina de coca-cola, você enfia o dinheiro e pronto.

Lembre-se de girar a tampa do combustível para o sentindo anti-horário para abri-lo!

IMPORTANTÍSSIMO: O BANCOMAT NÃO DÁ TROCO!!!

Normalmente, o valor médio pra encher o tanque é de 40 euros, mas aí depende do valor do combustível, do tamanho do tanque do carro, mas é o que normalmente se gasta.

Outra forma comum é, ao invés de ter o Bancomat, você ter que pagar o valor dentro da loja de conveniência do posto. Desta forma, você escolhe sua bomba, nela você verá que tem as opções de valores e de “pieno”, você escolhe o que quer, abastece e depois vai até a lojinha fazer o pagamento do valor. Mas atenção, não queira dar uma de esperto, abastecer e ir embora, esse tipo de posto tem câmeras instaladas em cada uma das bombas que miram diretamente na placa do veículo e a sua esperteza pode sair muito mais caro do que um abastecimento, por isso, tenha respeito e aja corretamente.

O RETÂNGULO VERMELHO MOSTRA OS NÚMEROS DAS BOMBAS.

O CÍRCULO VERDE TE MOSTRA O BANCOMAT, ONDE VOCÊ ESCOLHE O NÚMERO DA BOMBA, O VALOR QUE VOCÊ VAI ABASTECER E FAZER O PAGAMENTO.

Benzinaio

O CÍRCULO AZUL MAIS ESCURO TE MOSTRA UMA DAS MANEIRAS COMO ESTÁ ESCRITO O SERVIÇO QUE VOCÊ MESMO VAI FAZER DE ABASTECER, O FAMOSO SELF SERVICE.

O RETÂNGULO AZUL MOSTRA OUTRO TIPO DE BANCOMAT.

ESCOLHI O SELF SERVICE E ENCHER O TANQUE, COMO SEI QUANDO ENCHEU?

Você terá que ficar segurando o gancho para poder liberar o combustível, quando estiver cheio, o gancho automaticamente bloqueia e para de sair o combustível. Ou seja, você está segurando ele pressionado, a hora que encher ele dará um tranco de leve e soltará, não vai mais deixar você pressioná-lo. Pronto, seu tanque está cheio!

FRASES ÚTEIS (SE VOCÊ FOR NO SERVITO)

Para encher o tanque: “Mi fai il pieno, per favore” ou “Il pieno, per favore” 

Para colocar, por exemplo, 10 euros: “Mi metti dieci euro, per favore”.

Pronto, agora que você sabe abastecer, faça uma boa viagem pela Itália, seja a turismo ou aguardando o reconhecimento da sua cidadania italiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + quinze =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta