COMO DIRIGIR NA ITÁLIA

Bolsas de estudo na Itália
04/04/2017
Estudar na Europa
17/05/2017
Mostrar Tudo

COMO DIRIGIR NA ITÁLIA

TOPOLINO

 

Você que está indo para Itália realizar a sua cidadania italiana ou mesmo só viajar e conhecer tudo o que a Itália tem para oferecer, pode alugar um carro e dirigir pelas lindas estradas italianas, desde que siga algumas regras básicas.
 

BRASILEIROS NÃO RESIDENTES NA ITÁLIA

Se você não mora na Itália, ou mora, mas, por exemplo, fará seu processo de cidadania italiana e residirá por período inferior a um ano, são duas as opções:

  1. Sua Carteira Nacional de Habilitação Brasileira deve estar válida e com tradução juramentada, que pode ser feita diretamente na Itália através de um tradutor juramentado italiano.
  1. Ainda no Brasil, solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelo DETRAN do seu Estado.

Nos dois casos, o condutor deve possuir CNH válida. A categoria da habilitação será a mesma que a do território brasileiro e se houver alguma restrição médica na CNH brasileira, ela também constará nos registros italianos (ou no caso da PID, constará nela).

Mas como faço a minha PID (Permissão Internacional para Dirigir)?
A solicitação da PID deve ser feita ao DETRAN da sua região de residência no Brasil. Cada Estado tem suas próprias regras, por isso, é sempre bom conferir no site do DETRAN quais são os documentos necessários, o valor da taxa, os custos, etc.
Importante lembrar que, a validade da PID é igual à validade da sua CNH.

 

BRASILEIROS RESIDENTES NA ITÁLIA

Se você mora, ou está indo para Itália com o intuito de fazer sua cidadania italiana e morar por lá por mais de um ano, você terá que realizar todos os exames teóricos e práticos exigidos pelo governo italiano para a obtenção da “Patente Italiana”.

 

BRASILEIROS JÁ RECONHECIDOS CIDADÃOS ITALIANOS

Se você já é reconhecido cidadão italiano, então você também terá que realizar todos os exames necessários para adquirir a “Patente Italiana”. Isso porque se você é cidadão italiano, você deve respeitar e cumprir todas as regras do seu país.
 

ACORDO BILATERAL AINDA PRECISA SER REGULAMENTADO

Você deve ter lido ou escutado falar sobre o acordo em que a nossa CNH brasileira será válida na Itália, mas isso ainda não é válido.
Em 02 de novembro de 2016 foi firmado um acordo entre Brasil e Itália para que a CNH brasileira seja convertida em italiana, sem a necessidade de se fazer os testes práticos e teóricos, mas, infelizmente, o acordo AINDA NÃO ESTÁ EM VIGOR, ele deve ser ratificado (regulamentado) pelos dois países. Enquanto isso não acontece, todas as regras que falamos acima continuam válidas, precisando, então, ter a PID, ou traduzir a CNH ou fazer todos os exames necessários para a “Patente Italiana”.
Vamos rezar para que o acordo seja ratificado logo, não é mesmo? Facilitará a nossa vida!

Independente do tipo de carteira de habilitação que você terá em mãos, lembre-se, você terá que respeitar as regras de trânsito italianas!

 

IMPORTANTE: Lembre-se de sempre estar com seu passaporte brasileiro junto, pois ele é o seu documento de identificação (mesmo que você esteja fazendo o processo de cidadania italiana). Se você já é reconhecido cidadão italiano, esteja sempre com sua “Carta d’Identità” ou seu passaporte italiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta