Bolzano, uma mistura do mediterrâneo com a Áustria.
É a capital da província de Tirol do Sul e possui dois idiomas oficiais, o italiano e o alemão. Curioso é que todas as agências públicas são bilíngues, inclusive os tribunais. Já as escolas são separadas em alemães e italianas.
Por ser um lugar de passagem entre os Alpes, sempre foi importante dentro do contexto político-europeu, desde Carlos Magno até a Segunda Guerra Mundial. A região permaneceu unida à Áustria por muitos séculos e o nome Tirol tem origem no Castelo Tirol, residência dos condes da Idade Média da região.
Após a Primeira Grande Guerra, essa região foi anexada à Itália, pois antes era de domínio Austríaco. Inclusive, se você é descendente de italiano dessa região (ou de Trento ou Gorizia), e está buscando o reconhecimento da sua cidadania italiana, leia este post aqui que te ajudará.
O QUE CONHECER EM BOLZANO
Se você gosta de trilhas, Bolzano oferece muitas para você, desde trilhas fáceis a algumas com dificuldade maior. Para quem gosta de montanhismo, é um prato cheio, afinal de contas, as Dolomitas reinam a região!
- FUNIVIA DEL RENON
É uma espécie de teleférico que te leva para Soprabolzano. O passeio dura em torno de 10 minutos e durante o percurso você vê a cidade de Bolzano do alto, uma paisagem belíssima.
Chegando lá em cima, você se depara com uma cidade linda, bem germânica, com ótimos restaurantes e vista para os Alpes. Lá você pode pegar um trem que te levará para as Pirâmides de Terra.
Duas dicas aqui: leve um agasalho e compre o Renon Card, que dá direito à Funivia e ao passeio de trem até as Pirâmides.
Daqui também é possível apreciar uma bela vista das Dolomitas, ou mesmo fazer um passeio até o pé de seus picos.
- FUNIVIA DEL COLLE
O mais antigo teleférico de Bolzano, que também vai te dar uma vista incrível da cidade.
- SAN GENESIO
Cidade que você também pode conhecer passeando em um teleférico, de onde se tem uma vista deslumbrante para o Boschi Del Slato e os picos Del Catinaccio. Se tiver tempo, fique por aqui para assistir ao por do sol.
- MUSEU ARQUEOLÓGICO DO TIROL DO SUL
Localizado no centro histórico de Bolzano, a principal atração é o homem encontrado no gelo, chamado Ötzi, o Homem do gelo.
Ötzi é um homem da Idade do Cobre ( aproximadamente 3.300 AC), encontrado nas montanhas próximas, o gelo manteve praticamente intacto o corpo do caçador, bem como suas armas e roupas. O que se vê no museu é uma réplica, a verdadeira não pode ser fotografada, mas mesmo a réplica impressiona.
- MUSEU CÍVICO
Dono de uma das mais belas coleções de arte do sul do Tirol com obras desde a Idade Média até os dias atuais.
- CASTELOS
Dois castelos que merecem a visita são o Castel Roncolo e o Castel Mareccio.
O Castel Roncolo é repleto de afrescos nos quartos, são pinturas medievais lindíssimas que retratam a cultura medieval. Por isso, a dica é fazer a visita guiada, onde os guias vão explicar cada detalhe curioso dessas pinturas, vale a pena.
O Castel Mareccio é lindo, mesmo se vendo apenas de fora. Visitas são permitidas quando existe algum evento no castelo, mas vale a pena conhecer, mesmo só de fora.
- PASSEIO A PÉ PELO CENTRO
Como sempre digo, se perder pelas ruas das cidades é uma experiência incrível, mas não deixe de visitar os pontos principais do centro:
• Piazza Walther, (que abriga a feira de Natal de novembro a;
• Duomo di Bolzano (seu telhado policromado é lindo);
• Chiesa dei Domenicani (ao lado do coro, está a capela de San Giovanni, decorada com afrescos da escola de Giotto);
• Piazza del Grano:
• Via dei Portici;
• Via Argentieri (rua mais medieval de Bolzano);
• Piazza delle Erbe;
• Chiesa dei Francescani (não deixe de conhecer o claustro do século XIV);
• Via Botai:
• Piazza del Municipio;
• Palazzo del Comune:
• Casa Amonn;
• Piazza della Mostra
Se você estiver em Bolzano no inverno, entre metade do mês de novembro e começo de janeiro, não deixe de visitar o mercado de Natal, é meio impossível passar batido por ele, porque fica bem na Piazza Walther. É simplesmente maravilhoso!