DECLARAÇÃO DE PRESENÇA O QUE É? PRA QUE SERVE?

COMO USAR O CELULAR NA ITÁLIA DE FORMA BARATA
28/06/2018
LIVORNO
19/07/2018
Mostrar Tudo

DECLARAÇÃO DE PRESENÇA O QUE É? PRA QUE SERVE?

A declaração de presença nada mais é do que o próprio nome diz, é você declarar a sua presença em território italiano.

Mas por que eu tenho que fazer isso?

Quando estamos nessa verdadeira saga da cidadania italiana, temos que decidir que passagem aérea comprar e, obviamente, queremos economizar o que for possível, então, não nos importamos em entrar na Europa por Lisboa, Madrid, ou qualquer outra cidade européia que esteja mais em conta do que uma italiana.

Pois bem, aí que está o “X” da questão e mais uma coisa pra você decidir.
Se você voa para a Europa e não entra pela Itália, você precisará da declaração de presença, porque não tem como as autoridades italianas saberem a quanto tempo você está em território italiano.

Exemplo: Depois de pesquisas, retificação, tradução, apostilamento, horas pensando pra onde ir, em que Comune fazer, com ou sem assessoria, você decide que chegou a hora de comprar as passagens e tem uma com escala em Lisboa que está com um preço ótimo, mais em conta do que uma direto pra Roma. Você resolve que vai comprar a com escala em Portugal, afinal, dinheiro não dá em árvore.
Passagem comprada, seu vôo é São Paulo – Lisboa / Lisboa – Roma.
Pois bem, você passará na imigração em Lisboa e no seu passaporte, você ganhará um carimbo com a letra “P”(de Portugal) e a data de sua entrada. A partir deste momento, você está dentro do Espaço Schengen e durante 90 dias, você pode circular pelos países que fazem parte deste Espaço, sem necessidade de apresentar passaporte ou passar por outra imigração. Ou seja, quando você chegar em Roma (no nosso exemplo), você não passará por nenhuma imigração, vai sair direto pra pegar a mala e começar seu processo de cidadania italiana. Porém, as autoridades italianas não sabem que você veio de um vôo de Lisboa para Roma, e para que você possa começar seu processo de cidadania italiana, é preciso fornecer às autoridades locais a data exata em que você entrou em solo italiano.
Dessa forma, você deve fazer a sua declaração de presença.

A declaração de presença é uma folha, onde você preencherá seus dados, colocará a data de sua chegada na Itália e o endereço de onde você ficará na Itália. Com isso preenchido, você deve ir ao Ufficio Immigrazione da Questura da cidade em que você residirá, entregar esse papel, juntamente com cópia do seu passaporte e outros documentos que eles possam exigir, tais como a declaração de hospedagem, comprovante de seu seguro saúde.

O procedimento é simples, você entrega essa documentação neste Ufficio Immigrazione e recebe um carimbo na sua declaração de presença. Mas atenção, muitas vezes não é possível agendar horário para ir a Questura fazer a Dichiarazione, por isso, você deve chegar o mais cedo possível. Quando conseguir atendimento, e te perguntarem o que você precisa, diga que precisa de carimbo em sua Dichiarazione di Presenza, se te perguntarem o porquê, você explica que está no país para fazer o processo de cidadania italiana, mas que chegou por um vôo com escala em outro país. O Oficial verificará o seu passaporte e o carimbo de sua entrada (lembra no exemplo? Carimbo com um “P” e a data de entrada), ele verificará os dados da sua Dichiarazione e pode pedir o restante dos documentos que citamos lá em cima. Feito isso, ele carimba o papel e pronto, declaração feita e você deve guardá-la sempre com vc, como um documento pessoal, mesmo.

Agora, caso você queira evitar esse trabalho, faça um vôo direto para a Itália. Por isso sempre alertamos nossos clientes que para o processo de cidadania italiana, é preciso programação, assim você consegue arrumar a sua documentação da melhor maneira possível e consegue pensar no trajeto que você fará de avião para chegar lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta