DIFERENÇAS ENTRE O NORTE E O SUL DA ITÁLIA

O QUE É O IB2 E A DIFERENÇA DO SEGURO VIAGEM
29/11/2018
PISA
13/12/2018
Mostrar Tudo

DIFERENÇAS ENTRE O NORTE E O SUL DA ITÁLIA

A Itália é um país rico em cultura e tradições, cada região tem suas peculiaridades e todas encantam.

Já falamos que a Itália como conhecemos hoje só existe a partir de 1861, devido à Unificação que aconteceu. Este é um dos motivos pelo qual existem muitas diferenças entre o sul e o norte, uma vez que antes da Unificação, muitas regiões italianas ou eram livres ou de influência de outros países, fazendo com que cada um desses lugares cultivassem suas próprias tradições e, até mesmo, seus próprios dialetos (que existem até hoje).

O Norte é mais desenvolvido, possui um maior grau de industrialização do que o Sul, graças à proximidade com outros países europeus, que acabam por influenciar e comercializar mais com esta porção da Itália. Já o Sul, tem seus pés enraizados na agricultura, fazendo com que, até hoje, famílias passem de geração para geração suas fazendas.

Pela proximidade com outros países europeus, o Norte tinha mais facilidade, desde a Idade Média, e até em períodos anteriores, de comercializar com outros países, desenvolvendo sua economia e fazendo, assim, com que o dinheiro circulasse e fossem fundadas universidades, trazendo maior grau de desenvolvimento sócio-cultural.

O Sul sempre foi fechado à sua própria forma de comércio e economia voltado ao latifúndio, onde cada mão de obra era essencial, ou seja, o trabalho na terra era o importante para a garantia do pão na mesa, dessa maneira, o estudo foi deixado de lado, para dar lugar a mãos que cultivam e vendem seus produtos.

Por essas diferenças, os habitantes do Norte, muitas vezes são chamados de frios, chatos e “workaholic”, enquanto os do Sul são mais apegados à família, barulhentos e religiosos.

E realmente você vai sentir essa diferença, mas, claro que não se pode generalizar, não é mesmo? Mas de uma forma geral, você verá que as pessoas do Norte estão sempre correndo para os seus empregos, são mais objetivas e “modernas”. Enquanto no Sul, a vida corre mais devagar, sim, mas no ritmo em que tudo aconteça como deve.

O orgulho da terra no Sul é nítido, você vai sentar em um restaurante, ou na casa de um amigo, e ele vai te perguntar se você gostou da comida, ou da bebida, ou dos dois, e vai contar com todo orgulho que é tudo da produção local (que na maioria das vezes é de família). É bem provável, inclusive, que ele queira te levar para um agriturismo e aqui fica a dica, não deixe de aproveitar essa oportunidade!

Hoje, para trabalhas, o Norte tem maiores possibilidades e áreas variadas, é verdade, mas no Sul, se você quer viver com mais tranquilidade e deixar de lado aquele seu emprego no escritório, as possibilidades são maiores (dependendo do que você quer fazer e do que quer abrir mão, claro). Além disso, o custo de vida no Norte é mais caro do que no Sul e esse é um fator a ser levado em conta por muitas pessoas que estão pensando em viver na Itália.

Seja como for, no Sul ou no Norte, a Itália é um país que encanta e a diversidade é o que dá o charme e a diversão de se conhecer e morar lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 4 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta