Lagos

Tipos de vistos para Portugal
04/11/2022
Tipos de visto para Itália
25/11/2022
Mostrar Tudo

Lagos

Lagos está localizada no Distrito de Faro, região do Algarve em Portugal e está intimamente ligada à história da navegação portuguesa.

Foi fundada cerca de 2000 a.C. pelos cónios (habitantes da região do Algarve) e depois ocupada por Cartagineses, romanos e mulçumanos.

Durante o período das Grandes Navegações foi um ponto importante, devido à sua localização, passando a ser a capital do Reino de Algarve até o terremoto de 1755.

Após a Segunda Guerra Mundial houve um declive na sua produção industrial que deu lugar a um aumento do turismo na região, tornando-se um dos mais belos destinos turísticos até hoje, estando sempre presente na lista de praias mais bonitas da Europa e do mundo.

 

Esta cidade traz uma mistura deliciosa entre a calmaria e a vibração da vida noturna, por isso, o ideal é conhecer Lagos no verão para desfrutar suas belas praias e a vida noturna agitada.

 

Uma volta pela cidade antes de ir para as praias é uma delícia, por isso, caminhe pela Avenida dos Descobrimentos e pela Marina de Lagos, estando por lá, visite o Mercado Municipal e deixe-se levar pelos seus encantos, o seu arco-íris de frutas e verduras. Se estiver com fome (e com dinheiro no bol$$$o), aproveite para almoçar no restaurante, que fica no terraço, que tem uma bela vista para o canal e a Marina da cidade.

 

Viajando com crianças, não deixe de fazer o passeio para ver o golfinhos. Os melhores meses para observá-los é de junho a setembro, os passeios saem da Marina e o recomendável é fazer reserva com antecedência.

 

O que mais conhecer pelo centro:

 

PRAÇA GIL EANES

Palco de várias apresentações artísticas, a área é uma zona de pedestres, cheia de bares, restaurantes e lojas de todo tipo.

 

MUSEU MUNICIPAL DR. JOSÉ FORMOSINHO

Fundado pelo arqueólogo que dá o nome ao museu, possui uma coleção fascinante, variada, considerada única em Portugal, com peças que contam a história do Algarve.

 

IGREJA DE SANTO ANTONIO

Passeando pela Rua 25 de abril, você encontrará esta pérola do Barroco. Para entrar nesta igreja, você terá que entrar pelo Museu José Formosinho, então, aproveite esse combo.

A igreja foi construída em 1707 e reconstruída após o fatídico terremoto de 1755.

Seu interior é decorado por tradicionais azulejos azuis e brancos, que estão em harmonia com as belas madeiras talhadas e banhadas a ouro que completam os adornos desta obra de arte.

Em seu altar, obviamente, está Santo Antonio, mas o que chama atenção é uma rara imagem de São Elói, o santo padroeiro dos ourives.

 

CASTELO DOS GOVERNADORES

Mais conhecido como Muralhas e Torrões de Lagos, construído na Idade Média, foi usado como habitação pelos governadores do Algarve. Embora o castelo em si não tenha chegado até os nossos dias, o conjunto medieval da fortificação é extenso e é um bonito passeio de se fazer, imaginando como essa fortificação defendeu a cidade e sua baía ao longo da História.

 

FORTE PONTA DA BANDEIRA

Datado do século XVII, lá se encontra o Núcleo Museológico dos descobrimentos. No seu interior é possível visitar uma capela seiscentista coberta de azulejos.

 

AS PRAIAS

Dentre tantas praias, a que mais se destaca é a Praia de Dona Ana.

No centro da cidadania, é possível ir à Praia da Batata, de onde saem passeios de caiaque para a Ponta da Piedade.

 

PRAIA DE DONA ANA

A mais famosa e uma das mais bonitas de Portugal, é cercada por falésias e uma água azul cristalina, a paisagem é de tirar o fôlego.

 

PRAIA DO CAMILO

Tão bonita quanto a de Dona Ana, esta praia de águas transparentes que se misturam às belas falésias, com as ondas batendo em uma areia dourada, é um cenário cheio de cores encantador.

 

PRAIA DO BARRANCO

Se você gosta mais de uma praia isolada, este é o lugar ideal. Ela fica escondida entre as falésias. Ela é acessível através de uma trilha de madeira de 400m que segue pela direita a partir do farol da Ponta da Piedade. Para descer até ela, há uma trilha íngreme improvisada na falésia, por isso, tome cuidado!

 

PONTA DA PIEDADE

Não é uma praia, mas é lá que você terá uma das paisagens mais bonitas do Algarve. Ela é um conjunto de falésias esculpidas pelo mar, que formaram grutas e arcos naturais que mais parecem uma pintura que mescla o azul turquesa do mar com os tons de marrom das falésias.

Para seu passeio por Lagos ser completo e maravilhoso, assista ao pôr-do-sol aqui.

 

Dica extra: Localizada a 6km de Lagos, está uma vila de pescadores chamada Luz. A praia (de mesmo nome) que abriga esta vila, é uma praia Bandeira Azul e simplesmente de tirar o fôlego.

Para entender melhor, a Bandeira Azul é um programa que promove o desenvolvimento sustentável da região que abriga áreas de água doce e marinhas. Este programa desafia as autoridades locais a alcançarem um alto padrão de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão e educação ambiental e segurança.

Por isso, aproveite que está pela região e vá até a Praia da Luz nadar e descansar neste pedaço de paraíso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta