O QUE É E PRA QUE SERVE O COGNOMIX?

O QUE É O CODICE FISCALE?
01/02/2018
PROCESSO DE RETIFICAÇÃO NA CIDADANIA ITALIANA
16/02/2018
Mostrar Tudo

O QUE É E PRA QUE SERVE O COGNOMIX?

Você está começando suas pesquisas para montar seu processo de cidadania italiana, mas só ouviu falar, pela sua avó, que o seu bisavô, ou trisavô, eram de uma certa região da Itália, mas nada além disso.
O site Cognomix pode te ajudar, mostrando em que região italiana seu sobrenome é mais comum e isso direcionará as pesquisas do documento dos seus “nonni”.

Além de mostrar as regiões onde seu sobrenome existe, ele mostra também a origem do sobrenome, e isso é muito legal, clicando no link que está escrito: “scopri l’origine di 25.000 cognomi italiani”, vai abrir uma janela e você vai encontrar uma outra janela que está escrito “cerca cognome”, digite o seu sobrenome, e aparecerá o significado.

Um dos sobrenomes italianos da minha família é o Petri, no Cognomix eu descobri que deriva do latim “Petrus” (Pedro); que há uma citação a esse sobrenome no ano de 1153 no Código Diplomático da Lombardia medieval e que existem 1069 famílias com o sobrenome Petri na Itália. Legal, né?
Agora, se você está pesquisando para saber suas origens e buscar o documento do seu antenato, para dar entrada na sua cidadania italiana, você vai entrar na guia “mappe dei cognomi” e digitar seu sobrenome, você pode escolher pesquisar em toda a Itália, por região ou província.

Na minha pesquisa, o sobrenome Petri aparece em quase todas as regiões da Itália (só não tem Petri em Puglia, Basilicata e Molise), a maior concentração é na Toscana, por província, a maior é em Lucca e, realmente, meu bisnonno era não só da província de Lucca, mas da cidade de Lucca também.
Como encontrar isso? Você procura o sobrenome pela Itália, depois clica na região que tem o maior número e depois na província (ou faz a pesquisa direto na província ou região).
Não quer dizer que seu antepassado é daquela região de maior número, mas já te ajuda a ter um norte de onde ele pode ser. Por exemplo, um outro sobrenome de família é Laino, a maior quantidade de Laino é na Calábria, mas meu trisnonno não era calabrês, ele era da região da Basilicata, que é a quarta região com mais Laino na Itália. Portanto, o Cognomix vai te dar um norte para você começar a desvendar suas origens.

Se você, assim como eu, tem praticamente toda a origem na Itália, você pode ficar horas pesquisando sobre seus sobrenomes e, quem sabe, chegar aos seus antepassados.

Se você estiver com dificuldade de encontrar seu sobrenome, lembre-se que sobrenomes foram abrasileirados e por isso, você deve chegar o mais próximo que puder da “versão italiana”, ou ir tentando, chutando, testando várias grafias de um mesmo sobrenome. Alguns receberam acento que não existem na Itália, outros têm acento, mas independente disso, faça sua procura sem o acento. Se mesmo depois de tudo isso você não encontrar, procure pelo radical do sobrenome, coloque as três ou quatro primeiras letras (nunca duas, só de três pra mais, porque o computador só reconhece como “palavra” a partir de 3 letras).

Essa é uma dica bem legal pra quem está começando as pesquisas sem nem saber direito de onde o antenato veio.

E aí? Curtiu? Então vai lá no Cognomix e fique horas viajando pelos seus sobrenomes italianos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 13 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta