Tavira

Photo by Romain Dancre on Unsplash
Vou perder tudo que tenho se retificar meu sobrenome? Não vai
08/07/2021
Photo by Michal Matlon on Unsplash
O comune onde reconheci a cidadania italiana está sendo investigado, tenho que me preocupar?
22/07/2021
Mostrar Tudo

Tavira

Tavira é a capital da Costa do Acantilado, no leste de Algarve, onde o rio Gilão encontra com o Oceano Atlântico.

Ela é conhecida como a representante de Portugal em um Patrimônio Imaterial da Unesco muito importante: a Dieta Mediterrânea. Experimente o jantar de grão, as papas de milho, a salada de polvo, a feijoada de lingueirão ou o figo cheio

A sua origem remonta à era de Bronze, onde foi um dos primeiro assentamentos fenícios, sendo destruída em um conflito, no século 6 AC.

Durante a Roma antiga se tornou uma grande cidade sendo muito próspera nesse período, era uma cidade importane de passagem entre Balsa e a cidade hoje conhecida como Castro Marim (antiga Baesuris).

Os Mouros dominaram a cidade entre os século 8 e 13 DC, deixando seu legado na arquitetura, cultura e agricultura local.

No século 18, o seu porto era muito importante, de lá saiam carregamentos de sal, vinho e peixes. Mas, como a maior parte do Algarve, foi destruída no terremoto de 1755, que alcançou 8.5-9 na escala Richter, sendo reconstruída ao longo de todo o século 18.

O que conhecer em Tavira?

PONTE ROMANA
Cartão postal da cidade, sendo de alta importância na Idade Média na rota comercial sobre o rio Gilão. O aspecto que vemos hoje é do século 17 e conta a história ter sido palco de violentos confrontos entre portugueses e espanhóis no século 14, sendo esses conflitos contados nos azulejos na entrada do tabuleiro da ponte.

CENTRO HISTÓRICO
Se perder por ele é um passeio inesquecível, uma arquitetura que enche os olhos. Destaca-se a arquitetura religiosa, a cidade possui mais de 30 igrejas, esse número espantoso está ligado ao fato de Tavira ter sido uma cidade importante, como falei no começo do texto.

MERCADO DA RIBEIRA
às margens do rio Gilão, é um ótimo lugar para conhecer o comércio tradicional da cidade. A dica é ir ao final da tarde e andar ao longo do rio.

CASTELO DE TAVIRA
Se estima que a região do castelo tenha sido ocupado desde a pré-história, sendo somente em 1240 conquistado pelos mouros. 50 anos depois, por ordem do rei D.Dinis, foi construída também a Torre de Menagem. Ele protegeu a população local de invasões de piratas do norte da África.
É classificado como Monumento Nacional embora pouco reste de sua estrutura, já que o terremoto lhe causou danos quase irreparáveis.
Lá você tem uma bela vista da cidade e do Oceano Atlântico.

JARDIM DO CORETO
Perto do rio e do mar, é o jardim público mais antigo da cidade e ponto de passagem obrigatória para se chegar à Praça da República.
O coreto é um belo exemplo da chamada Arquitetura do ferro oitocentista.

PRAÇA DA REPÚBLICA
Centro da cidade, é aqui que estão os Paços do Concelio e um monumento aos combatentes da I Guerra Mundial. É a prtir dela que se chega à Ponte Romana.

MUSEU MUNICIPAL DE TAVIRA
Parada obrigatória, você encontrará uma escavação arqueológica que se estima ser um santuário para cerimônias religiosas da época Fenícia.
Além disso, você conhecerá um pouco mais sobre a história da cidade e, inclusive, sobre a Dieta Mediterrânea.

IGREJA DE SANTA MARIA DO CASTELO
Diz a lenda que foi construída em cima de uma antiga mesquita após a conquista da cidade pela Ordem de Santiago em 1242.
Foi parcialmente destruída pelo terremoto de 1755 e reconstruída em estilo neoclássico. No interior da igreja, se encontram estátuas pintadas e os túmulos de sete cavaleiros que, segundo (mais) uma lenda, foram atacados por mouros.
No entanto, o mais interessante da Igreja de Santa Maria do Castelo é o gigante relógio na torre sineira, o qual pode se ter uma bela vista da cidade.

IGREJA DE SANTIAGO
Para os que querem fazer o caminho de Santiago de Compostela, esta igreja faz parte do caminho português. Nela, se destaca sua escadaria e a estrutura um pouco incomum, que em sua fachada há um medalhão com trabalhos de massa em que surge representado São Tiago a cavalo, trabalho realizado na segunda metade do século 18 em consequência do terremoto.

FORTE DO RATO
Hoje em ruínas, mas belas ruínas que rendem belas fotos.

CÂMARA OBSCURA – TORRE DE TAVIRA
A antiga caixa d’água da cidade se tornou um ponto turístico diferente e interessante, ela abriga uma Câmara Escura, ou seja, um dispositivo que projeta a vista panorâmica da cidade. É um jeito diferente e muito interessante de ver a cidade.

RIA FORMOSA
Considerada uma das 7 maravilhas naturais de Portugal, estende-se da Praia do Ancão até a Manta Rota.
É uma reserva natural com uma estupenda diversidade de fauna e flora. É um lugar incrível de se conhecer, onde as aves migratórias fazem parada obrigatória nas viagens entre Europa e África.

Tavira é mais um tesouro de Portugal que merece ser visitado, você pode chegar a partir de Lisboa por trem, ônibus (que passa por Setubal) ou carro (uma viagem de 3 horas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − sete =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta