COMO PESQUISAR IMIGRANTES PORTUGUESES

PALERMO
17/01/2019
COMO ABRIR EMPRESA NA ITÁLIA
07/02/2019
Mostrar Tudo

COMO PESQUISAR IMIGRANTES PORTUGUESES

Você quer conhecer a história dos seus antepassados ou fazer a atribuição de nacionalidade portuguesa (cidadania portuguesa), mas não sabe nada sobre seu antepassado português. Alguns sites podem te ajudar nessa missão.

MUSEU DA IMIGRAÇÃO

A fonte mais conhecida, dos paulistas principalmente, é o site do museu da imigração, nele você pode fazer pesquisa em listas de bordo ou procurar pelo nome do antepassado. Caso você encontre, você terá acesso à página de registro dele que pode trazer informações valiosas, como, por exemplo, a cidade que ele nasceu (um pouco mais difícil, mas pode ser que tenha o registro), se veio sozinha, com a família, a idade, a data em que chegou, para onde ele foi, entre outras informações.

 

ARQUIVO NACIONAL

O arquivo nacional tem muitos registros de imigrantes que chegaram ao porto do Rio de Janeiro. Do mesmo modo que no museu da imigração, é possível pesquisar as listas de bordo ou pelo nome do português e encontrar o seu registro de entrada no Brasil.

 

FAMILY SEARCH

Também já velho conhecido de quem está atrás do seu antepassado para reconhecer a cidadania européia (seja a cidadania italiana, seja a cidadania portuguesa).

Este site possui uma grande quantidade de registros e informações de várias pessoas do mundo todo. Aqui você poderá ter acesso à fichas de imigrantes, livros de registros de batismos e, com sorte, alguns livros de registro civil.

 

REMESSAS

Nesse site você consegue pesquisar titulares de passaporte português, entrada de portugueses, fonte bibliográfica, entre outros assuntos. Se você souber o nome do imigrante e o nome dos pais, é provável que você encontre o seu antepassado português neste site.

4 Comments

  1. Luzia Santiago Souto disse:

    Procuro documentos da chegada do meu bisavô português MANOEL JOSE PINTO DE SOUSA e seus irmãos: Luis Jose Pinto de Sousa, Maria Raymunda Pinto e outra irmã.

    Eles devem ter chegado em torno de 1869 a 1873.
    Assim poderei saber onde nasceram em Portugal.

    Minha mãe, única neta viva quer requerer Cidadania Portuguesa. Ela tem 87 anos.

  2. Veridiana disse:

    Olá, Luzia, nos envie e-mail com os dados que você possui de seu bisavô, que auxiliamos na pesquisa.

    O e-mail é atendimentotuttoaposto@gmail.com

  3. Como acho a certidao de nascimento de meu avô José Leite Barbosa, as vezes escrevem barboza com z nasceu em São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Aveiro portugal passaporte 1193, é o número de registro, nascimento estimado em 1873, acho que veio com 20 anos casado com Maria diS barboza, 1893 para São Paulo, depois mudou para rj, nova Iguaçu. País de minha avó era Manoel Dias e Maria Dias, constam no óbito dela, 1960

  4. Veridiana disse:

    Envie a documentação que você possui de seu avô para o nosso e-mail que verificamos a viabilidade da pesquisa.

    E-mail: atendimentotuttoaposto@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + cinco =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta