A surpreendente Napoli

PLANEJANDO O PROCESSO DE CIDADANIA ITALIANA
30/08/2017
TEM MULHER NA MINHA LINHA ASCENDENTE QUE ME PASSA A CIDADANIA ITALIANA. O QUE FAZER?
13/09/2017
Mostrar Tudo

A surpreendente Napoli

Ah Nápoles..! Cidade caótica, mas linda e, os sicilianos que não me escutem (ou leiam), scusa amici, a melhor pasta alla norma que eu já comi na vida! Pois é, não foi a pizza napolitana que me pegou pelo estômago, pasmem, é uma delícia também, óbvio, mas a pasta alla norma…! <3
Passei pouco tempo em Nápoles, porque meu foco era conhecer Pompéia, mas é uma cidade encantadora, uma das quais com certeza eu vou voltar.

Você chega na cidade e a primeira coisa que você vê no horizonte é o Vesúvio, é uma das paisagens mais bonitas que já vi, a cidade baixa, aquela manhã com o sol nascendo e o Vesúvio ali, imponente, lindo.

Nápoles é um daqueles lugares que por onde você anda, pra onde você olha, você se encanta, Pompéia, então, é maravilhosa, imagino toda a dor dos habitantes da época, mas gosto de pensar em como ela não foi linda, como as pessoas viviam naquelas casas cheias de mosaicos…
Não dê ouvidos para o que as pessoas falam sobre Nápoles ser suja, perigosa, e que não vale a pena a visita. Não, vale muito a pena conhecer, não é mais perigosa do que uma grande cidade como São Paulo e suja também.

Nápoles é a terceira maior cidade da Itália, atrás de Roma e Milão, foi conquistada pelos romanos em 327 A.C. passou ao domínio bizantino no século VI D.C., no século VIII passou a ser um ducado independente e depois, em 1139, começou a pertencer ao Reino da Sicília (talvez seja essa a explicação da minha experiência gastronômica ter sido tão boa. rs). Foi nomeada reino de Nápoles em 1282, foi anexada ao Reino da Sardenha e, por fim, em 1861 ao Reino da Itália.

Se você realmente quer conhecer todos os encantos dessa cidade, recomendo não fazer bate e volta, mas ficar por lá uns 3 dias no mínimo, pra andar, comer bem, conhecer cada cantinho.
Roma está a uma hora de trem (freccia) de Roma, e como sou adepta desse meio de transporte, recomendo isso pra vocês, como já disse no meus post sobre como andar de trem pela Itália, essa é uma passagem que você deve comprar com antecedência. Se, por outro lado, você está na Sicília e quer subir pra Nápoles, sugiro que faça esse trecho de avião, você encontra passagens em conta pela easy jet.
Seu centro histórico é patrimônio cultural da UNESCO e é belíssimo. Se você gosta de ficar no meio do burburinho, recomendo que se hospede no centro, mas senão, pode escolher entre Chiaia e Santa Lucia, que são próximas ao Centro, mas um pouco mais calmo e aconchegante, ou Plebiscito, que fica mais próximo ao centro do que Chiaia e Santa Lucia, e é um lugar mais animado (que eu prefiro, nem muita calmaria, nem muita loucura). Mas se você curte uma praia, o melhor lugar é Santa Lucia, que é uma região lungomare (próximo ao mar).

O QUE FAZER EM NÁPOLES

MUSEU ARQUEOLÓGICO NACIONAL

museu arqueológico napoli

Dica importante: ele fecha às terças-feiras.

Um dos museus mais importantes da Europa, contém, entre tantas coisas, muitos mosaicos e relíquias resgatados de Pompéia, então, se você gosta de história, e vai para Pompéia, vá aqui antes. Pompéia ainda possui alguns mosaicos, mas neste museu você vê alguns incríveis e que te fará viajar na imaginação quando estiver em Pompéia.
Além dessas atrações, por ser um dos museus mais antigos da Europa, ele possui um grande acervo de afrescos e obras de arte desde os tempos da Antiguidade.
Pra mim, é um passeio incrível e indescritível, não deixem de ir! Reserve umas 3 ou 4 horinhas pra ver tudo com calma.

DUOMO DE NÁPOLES

duomo napoli

Construído no século XIV e restaurado no século XIX após um terremoto, é muito bonito e impressionante, mas bem mais simples do que muitas igrejas pela Itália. Cheia de obras de arte, seus afrescos chamam atenção. Está bem próxima ao museu arqueológico, e por isso, recomendo passar por lá.

IGREJA DE SAN GIOVANNI A CARBONARA

Chiesa-di-S.-Giovanni-a-Carbonara
Uma das mais ricas de Nápoles, seus afrescos e esculturas pedem para serem visitados, uma obra de arte mais linda que a outra. Diz a história que é uma das mais ricas, porque um amante da rainha dedicou um monumento a ela dentro desta igreja.

CENTRO HISTÓRICO

scappanapoli
Perca-se pelas ruas apertadas do centro histórico, ache um restaurante e coma uma bela pizza por lá! Mais uma vez, quase não indico restaurantes, porque simplesmente ando, ando e ando, e acabo escolhendo na sorte. Mas como você está no centro de Napoli, vai ser muito difícil você escolher um restaurante que não seja bom, praticamente todos são bem tradicionais e com comida fresca. Aqui me arrependo de não ter anotado o nome do restaurante onde comi minha inesquecível pasta alla norma, mas quando voltar, vou procurar essa agulha no palheiro.
Se você quer fazer alguma comprinha, vá até a Via San Gregorio Armeno, várias lojinhas com todo tipo de bugiganga. Outra rua legal de andar é a Via Benedetto Croce, mais conhecida como Spaccanapoli, várias pencas de frutas e pimentas penduradas nas portas das lojas, bem bonito.
E se você gosta de Caravaggio, como eu, não deixe de visitar a Capela de Pio Monte della Misericordia, lá está a obra Sete atos de Misericórdia, lindo! Ainda sobre arte, na Capela Sansevero você encontra uma escultura chamada Cristo Velato, escultura em mármore de Giuseppe Sanmarino que parece ganhar vida, os detalhes e o véu que cobre cristo é uma coisa impressionante.

COMPLEXO DE MUSEUS DE SANTA CLARA

SANTA CHIARA
É um monastério com um pátio lindo, cheio de azulejos coloridos, esse pátio, por causa dos azulejos, me lembrou muito o Palácio de Queluz em Portugal.
É um complexo porque abriga o Museu da Ópera, a área arqueológica, o Claustro, e a famosa sala do Presépio do século XVIII.
Em 1943 a igreja do local sofreu um incêndio e foi quase que totalmente destruída, o que sobrou, hoje é exposto para os visitantes.
Tem um complexo de termas e dizem ser o mais antigo documentado em Nápoles, cerca do final do século I D.C.

NAPOLI SOTTERRANEA

soterranea
Infelizmente, eu não tive tempo de conhecer, mas já li que vale a visita, você conhecerá várias galerias históricas subterrâneas.
O site napolisotterranea diz ser uma experiência incrível, onde você viajará em 2.400 anos de história desde a época grega até a idade moderna, passando por aquedutos greco-romanos até refúgios antiaéreos da Segunda Guerra Mundial.

PIAZZA DEL PLEBISCITO

piazza-plebiscito-
Construída por Napoleão Bonaparte, nesta praça está o Palazzo Reale, de 1600, que hoje abriga um museu e foi a residência dos reis de Nápoles Também nesta praça, está a Basílica di San Francesco di Paola, construída no século XIX e é uma cópia do Pantheon romano. Não entrei em nenhum dos dois pelo pouco tempo que tinha, mas acredito que sejam lugares interessantes.
Por aqui, você pode andar até a via Toledo e conhecer as ruas transversais que são a cara de Nápoles, estreitas, caóticas (tomem cuidado com os motoristas napolitanos!rs) e com sacadas com roupas estendidas.

CASTEL DELL’OVO

castel_ovo_
Localizado na ilha de Megaride, foi construído no século XII, foi utilizado por vários governantes e resistiu a muitos ataques ao longo do tempo.
Esse nome tem tudo a ver com um ovo, sim. Conta a lenda que o poeta Virgílio (que na Idade Média era considerado um grande mago e vidente), colocou um ovo nas fundações deste castelo e que enquanto o ovo estivesse inteiro, Nápoles estaria a salvo de qualquer problema ou desastre. Isso foi levado tão a sério que no século XIV teve que ser feito um pronunciamento público de que o ovo estava bem e inteiro (rs), porque correu um boato pela cidade que o ovo havia se quebrado e a população entrou em pânico.

CASTEL NUOVO

castel-nuovo
Fica nos arredores da Piazza Plebiscito e é lindo. Construído em 1279 e por algum tempo serviu como residência da realeza, mas depois foi transformado em fortaleza e continua desempenhando esta função até hoje, mas também abriga um museu.
Seu maior atrativo é o terraço, de lá você tem uma bela vista do Vesúvio Sorrento e da Ilha de Capri.

Depois de passar um dia andando por Nápoles, no dia seguinte fui visitar Pompéia, que ficará para um outro post.
Não se deixe levar pelos comentários que você lê por aí ou pela opinião dos outros, pode ser que Nápoles te surpreenda positivamente e que você se apaixone, como eu me apaixonei. Sempre penso que você só saberá se um lugar vale a pena, se você for até lá pra conferir, então, vá conferir essa cidade aos pés do Vesúvio, que eu tenho certeza que você vai gostar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 2 =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta