Você quer conhecer a história dos seus antepassados ou fazer a atribuição de nacionalidade portuguesa (cidadania portuguesa), mas não sabe nada sobre seu antepassado português. Alguns sites podem te ajudar nessa missão.
A fonte mais conhecida, dos paulistas principalmente, é o site do museu da imigração, nele você pode fazer pesquisa em listas de bordo ou procurar pelo nome do antepassado. Caso você encontre, você terá acesso à página de registro dele que pode trazer informações valiosas, como, por exemplo, a cidade que ele nasceu (um pouco mais difícil, mas pode ser que tenha o registro), se veio sozinha, com a família, a idade, a data em que chegou, para onde ele foi, entre outras informações.
O arquivo nacional tem muitos registros de imigrantes que chegaram ao porto do Rio de Janeiro. Do mesmo modo que no museu da imigração, é possível pesquisar as listas de bordo ou pelo nome do português e encontrar o seu registro de entrada no Brasil.
Também já velho conhecido de quem está atrás do seu antepassado para reconhecer a cidadania européia (seja a cidadania italiana, seja a cidadania portuguesa).
Este site possui uma grande quantidade de registros e informações de várias pessoas do mundo todo. Aqui você poderá ter acesso à fichas de imigrantes, livros de registros de batismos e, com sorte, alguns livros de registro civil.
Nesse site você consegue pesquisar titulares de passaporte português, entrada de portugueses, fonte bibliográfica, entre outros assuntos. Se você souber o nome do imigrante e o nome dos pais, é provável que você encontre o seu antepassado português neste site.
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.
14 Comments
Procuro documentos da chegada do meu bisavô português MANOEL JOSE PINTO DE SOUSA e seus irmãos: Luis Jose Pinto de Sousa, Maria Raymunda Pinto e outra irmã.
Eles devem ter chegado em torno de 1869 a 1873.
Assim poderei saber onde nasceram em Portugal.
Minha mãe, única neta viva quer requerer Cidadania Portuguesa. Ela tem 87 anos.
Olá, Luzia, nos envie e-mail com os dados que você possui de seu bisavô, que auxiliamos na pesquisa.
O e-mail é atendimentotuttoaposto@gmail.com
Como acho a certidao de nascimento de meu avô José Leite Barbosa, as vezes escrevem barboza com z nasceu em São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Aveiro portugal passaporte 1193, é o número de registro, nascimento estimado em 1873, acho que veio com 20 anos casado com Maria diS barboza, 1893 para São Paulo, depois mudou para rj, nova Iguaçu. País de minha avó era Manoel Dias e Maria Dias, constam no óbito dela, 1960
Envie a documentação que você possui de seu avô para o nosso e-mail que verificamos a viabilidade da pesquisa.
E-mail: atendimentotuttoaposto@gmail.com
Procuro documentos de meu bisavô que se chamava Manoel Cunha Bittencourt, cujos pais eram Chesnio Ignacio Bittencourt e Maria Izabel da Cunha Bittencourt, achamos que nasceu entre 1870 e 1875 pois se casou aqui no Brasil no dia 11/06/1900 com Eufrásia Dias da Silva na cidade de São Gonçalo dos Campos no Interior da Bahia. Na certidãpo de casamento consta que ele era natural da Ilha de Açores em Portugal. Temos apenas essa certidão como documento. Vou encaminhar o documento que temos, na tentativa que vcs nos ajudem. Obrigada
Rubiacy, envie essas informações, junto com os documentos que você possui para o e-mail: atendimentotuttoaposto@gmail.com
Procuro informações sobre a chegada de José Marques dos Reis, a informação que eu tenho é que ele teria vindo da Madeira. Veio para o Brasil na segunda metade do século XIX
Desde já agradeço
Alvaro Reis
Olá, Alvaro, como vai?
Para que possamos te auxiliar na pesquisa e enviar orçamento adequado, precisamos que nos envie por e-mail toda e qualquer documentação que você tenha de, pelo menos o neto e/ou o filho de José Marques dos Reis, seja certidão de nascimento, casamento e óbito (se se aplicar) de filho(s) e neto(s) dele, pois o trabalho de pesquisa se dá com base documental. No mínimo, precisamos de informações que se encontram nos registros civis dos descendente do José Marques dos Reis.
Envie esta documentação através do e-mail atendendimentotuttoaposto@gmail.com que faremos o estudo de viabilidade da pesquisa, encaminhando orçamento personalizado.
Tenho apenas os nomes de meus bisavós paternos, sei que ambos são portugueses e provavelmente se casaram em Portugal, ELE: MANOEL ANTONIO DA LUZ e ELA: MARIA PUREZA DO ESPIRITO SANTO
Olá, Flavio, para você pesquisar mais sobre seus bisavós, busque as certidões dos filhos e netos deles, lá podem existir informações preciosas. Se você não tem tempo para isso, entre em contato conosco que enviamos orçamento ao seu caso.
Eu estava pesquisando sobre o meu trisavô, o imigrante italiano Maximiano Cursino, que era filho de Ricardo Cursino e se casou com Felipa Martins. Acredito que ele tenha desembarcado no Porto de Salvador-BA! Ele teve muitos descendentes no interior da Bahia, que se espalharam em todo o Brasil!
Olá, Harlei!
Puxa, que legal! É muito bom poder fazer toda essa pesquisa, continue assim!
Meu avô Francisco Martins nascido em 29 de Abril de 1887 filhos de Manoel Martins e Antônia Silvério ele faleceu em 195 no Brasil foi casado com Conceição Maria de Jesus brasileira residente Minas gerais é tudo que eu tenho seu atestado de óbito e seu registro de casamento
Olá, Márcio, espero que esteja bem.
Entendo que o serviço que você precisa é o pesquisa e busca de documentos para que se verifique maiores informações sobre seu avô Francisco. Nosso trabalho é personalizado e focado para que cada cliente tenha uma experiência individualizada, assim, para que possamos conversar melhor sobre seu caso, preciso saber um pouco mais sobre a sua linha familiar. Não é preciso saber todas as informações, mas o que souber, o que sua família souber e vocês ouviram falar, já ajuda, assim como todo e qualquer documento que você tenha de Francisco, Manoel e Antônia, como o atestado de óbito e o registro de casamento que você citou.
Sem base documental não é possível desenvolver pesquisa dos antepassados, por isso é preciso, pelo menos, documentação do filho e/ou neto do ancestral que se quer encontrar, para que possamos prosseguir com a pesquisa e seu devido orçamento.
Se você tiver qualquer outro tipo de documento, seja uma carta, carteirinha de algum tipo, carteira de trabalho, enfim, algum documento que possua dados de Francisco e/ou do filho e neto de sua bisavó, também nos envie por e-mail que fazemos o estudo de viabilidade e te passamos o orçamento específico ao seu caso.
Nosso e-mail é atendimentotuttoaposto@gmail.com