O SPID (Sistema Pubblico di Identità Digitale) é um sistema público de identidade digital na Itália, que foi criado para simplificar e tornar mais seguro o acesso dos cidadãos italianos e empresas aos serviços online oferecidos pela administração pública e entidades privadas que aderiram ao sistema.
O SPID é uma identidade digital que permite a autenticação em diversos serviços online com um único nome de usuário e senha, que permite acessar serviços online da Administração Pública italiana. Podemos dizer, de forma geral, que o SPID funciona como um “passaporte digital” que confirma a identidade do usuário de maneira segura, além de ser gratuito.
O SPID serve para acessar uma vasta gama de serviços digitais de forma segura e simplificada, sendo a inscrição e utilização gratuitas. Entre as suas principais utilizações, destacam-se:
O SPID possui três níveis de segurança para autenticação:
Para obter um SPID, o cidadão deve escolher um dos provedores de identidade (Identity Providers) autorizados pelo governo italiano, para saber quais são os provedores autorizados, pesquise aqui.
Como funciona para se cadastrar:
– Simplificação: Um único conjunto de credenciais para múltiplos serviços.
– Segurança: Autenticação segura e proteção dos dados pessoais.
– Acessibilidade: Disponível para todos os cidadãos italianos e residentes legais.
– Eficiência: Reduz a burocracia e facilita o acesso a serviços públicos e privados.
Deixando de forma simples, o SPID é parte dos esforços da Itália para digitalizar a administração pública e tornar os serviços mais acessíveis e eficientes para os cidadãos italianos.
Para mais informações e procedimentos sobre como obter o SPID, visite o site do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.
O Consulado italiano de São Paulo disponibilizou um vídeo para explicar oi que é o SPID, assista aqui:
Veridiana Petri
Advogada Ordem dos Advogados de São Paulo/Brasil 348.682
Advogada Ordem dos Advogados do Porto/Portugal A64073P
O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.