Foto de EKATERINA BOLOVTSOVA no Pexels

Requerente de retificação de registro civil com ações judiciais em aberto, é possível a correção do nome?

12/08/2021
Photo by Rasa Kasparaviciene on Unsplash

Preciso retificar os dados das outras pessoas que não aquelas da linha italiana/portuguesa?

22/10/2021
Foto de EKATERINA BOLOVTSOVA no Pexels

Requerente de retificação de registro civil com ações judiciais em aberto, é possível a correção do nome?

12/08/2021
Photo by Rasa Kasparaviciene on Unsplash

Preciso retificar os dados das outras pessoas que não aquelas da linha italiana/portuguesa?

22/10/2021
Mostrar Tudo

Neto de português pode passar a cidadania para os filhos?

Avô com seu neto.

Sim, netos de portugueses podem transmitir a nacionalidade portuguesa aos filhos, desde que eles próprios obtenham a nacionalidade primeiro.

A lei portuguesa segue o princípio do ius sanguinis, ou seja, a nacionalidade é transmitida pelo vínculo de sangue. Assim, quando o neto reconhece a sua nacionalidade, ele passa a ser considerado cidadão português de origem, e seus filhos passam a ter direito automaticamente como filhos de português.

Como funciona na prática?

  1. O neto precisa reconhecer a nacionalidade primeiro. Depois disso, seus filhos podem solicitar a nacionalidade como filhos de português, um processo mais simples e direto.
  2. Bisnetos e trinetos também podem ter direito. Não existe um “limite de gerações”. O que existe é a necessidade de seguir a chamada escadinha:
    • primeiro reconhece o filho ou neto do português;
    • depois os descendentes diretos podem solicitar.

idoso em Portugal.

E se o neto do português já tiver falecido?

Nesse caso, o filho do português (o avô ou avó do requerente) precisa estar vivo e reconhecer a nacionalidade. Somente depois disso o bisneto poderá solicitar, pois voltará a ser enquadrado como neto de português.

Resumo atualizado

  • Netos podem obter a nacionalidade portuguesa.
  • Depois de reconhecidos, podem transmitir aos filhos.
  • Bisnetos e trinetos também podem ter direito, desde que a geração anterior reconheça primeiro.
  • Se o neto faleceu, o filho do português precisa estar vivo para reconhecer antes.

 

Veri 11.19-6144

Veridiana Petri
OAB/SP 348.682
OA 64073P
Advogada Brasil e Portugal, ítalo-brasileira, Especialista em Direito Internacional, Notarial, Registral e Relações Internacionais, especializada em cidadania portuguesa e italiana há 09 anos. Já ajudei mais de 1.500 clientes rumo ao reconhecimento bem-sucedido da cidadania portuguesa e italiana – cada história, um sonho realizado com segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

error: Content is protected !!