Existe alguma maneira do processo de registro tardio andar mais rápido?

Foto de Trung Nguyen no Pexels
O cônjuge de português ou italiano pode ter a cidadania reconhecida?
11/06/2021
Photo by Romain Dancre on Unsplash
Vou perder tudo que tenho se retificar meu sobrenome? Não vai
08/07/2021
Mostrar Tudo

Existe alguma maneira do processo de registro tardio andar mais rápido?

Photo by Hello I'm Nik on Unsplash

Photo by Hello I'm Nik on Unsplash

Para tentar fazer com que o processo ande mais rápido é preciso que se tenha a documentação correta e necessária ao caso.

Cada caso é um caso, não existe uma fórmula mágica, não existe uma receita pronta que dará certo para todas as pessoas, isso porque cada documentação é única e precisa ser analisada por advogado especialista na área de Direito Notarial e Registral, para que, assim, sejam observados os detalhes, princípios e regramentos adequados à demanda.

Nesta análise minuciosa é que o advogado estudará a estratégia jurídica adequada a cada caso, qual é o documento a ser registrado tardiamente, qual o tipo, se suprimento ou restauração, verificando a documentação necessária, sempre fazendo uma gestão de risco, dentro do seu conhecimento, para que se apresente o maior número de documentos possíveis, objetivando que o juízo defira o registro tardio.

Por exemplo, para o suprimento de um nascimento (realizar um registro tardio de nascimento), existe uma documentação básica, qual seja, certidões negativas do cartórios de onde deveria ter sido feito o registro e cidades dos arredores e certidão de batismo. Porém, pode ser que você não tenha a certidão de batismo, mas tenha outros documentos que evidenciam e provam o nascimento daquela pessoa. Por isso a importância da análise dos documentos por profissional qualificado.

Ou seja, o exame da documentação e o estudo da teoria jurídica adequada a cada caso, farão com que o seu advogado te assessore na emissão da documentação pertinente que auxiliará no convencimento do juízo, sendo que a partir do momento em que o cliente é bem direcionado e junta toda prova documental oportuna, será uma ótima contribuição para que se tente fazer com que estejam englobados todos os elementos necessários a convencer o promotor e o juiz pela veracidade das provas expostas no processo, demonstrando a real necessidade de ser feito o registro tardio que está se pedindo.

Veridiana Petri
OAB/SP 348.682
OA 64073P
Advogada Brasil e Portugal, ítalo-brasileira, Especialista em Relações Internacionais e Direito Notarial e Registral, pós-graduação em Direito Internacional e Direitos Humanos/2022.
E-mail: veridianatuttoaposto@gmail.com
.
.
Imagem destacada: Photo by Hello I’m Nik on Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =

O conteúdo de texto, foto e vídeo do site CIDADANIA TUTTO A POSTO não pode ser copiado ou reproduzido sem autorização prévia.

Quer saber se tem direito a Cidadania Italiana ou Nacionalidade Portuguesa? Clique no botão abaixo e faça uma pré-consulta.
FAÇA UMA PRÉ-CONSULTA GRATUITA!
Fazer pré-consulta